FG Empreendimentos adota tablets para controle de EPI’s nos canteiros de obra e reduz desperdício de insumos

Setor de segurança da construtora catarinense passou a utilizar o Mobuss Construção, software de mobilidade desenvolvido pela Teclógica, para otimizar atuação dentro das obras. Evidências de entrega de equipamentos de proteção e registros confiáveis garantem ainda proteção legal à empresa

Empresa pioneira no mercado catarinense de imóveis de alto padrão, a FG Empreendimentos busca trazer para a sua realidade soluções que otimizem os processos internos. Foi assim que optou pela contratação do Mobuss Construção, software de mobilidade voltado a indústria da construção desenvolvido pela Teclógica.

Com o módulo de Segurança a construtora passou a realizar através de tablets e em tempo real, todas as entregas, devoluções e gerenciamento de equipamentos de proteção individual (EPI’s) dos profissionais que atuam diretamente nos canteiros. “Houve toda uma mudança de cultura na empresa, pois antes fazíamos este trabalho apenas em papel, o que dificultava o histórico confiável destes registros. Atualmente, assim que é contratado o trabalhador já é cadastrado dentro do Mobuss Construção e a partir daí ocorrem as anotações de tudo o que ele recebe de equipamentos para a sua segurança”, explica o coordenador de segurança do trabalho da FG, Ricardo Pippi Reis.

O gestor explica ainda que além do registro de entrega e da assinatura do funcionário, a equipe registra também evidências ricas na solução, como fotos dos itens de segurança e das entregas. “Isso tem nos ajudado inclusive na garantia jurídica da empresa, com a comprovação de que seguimos as regulamentações no que diz respeito ao fornecimento de EPIs aos trabalhadores”, reforça.

Solução sustentável para o canteiro

Ricardo explica que a partir da adoção do Mobuss Construção a FG Empreendimentos conseguiu reduzir drasticamente o uso de papel dentro das obras. “Controlar EPI’s apenas dessa forma era um problema, porque a papelada do profissional não ficava consolidada, acaba espalhada pela obra, desatualizada e dificultava também a transferência do trabalhador para outra obra. Hoje, tudo está no sistema, de forma online, com hospedagem na nuvem. O técnico em segurança sabe o que cada um recebeu, quem entregou e a data”, destaca.

As informações estatísticas consolidadas são outra vantagem apontada pelo gestor. “Contamos hoje com uma base de dados consolidada e atualizada. Isso nos permite verificar pontos de melhoria, analisar o trabalho da área de segurança em relação ao controle de EPI’s, facilitando a tomada de decisão”, conclui.

Sobre o Mobuss Construção

A solução de mobilidade para a indústria da construção foi desenvolvida para dar mais eficiência no controle das obras, aumentando a rentabilidade das empresas no segmento. O sistema é utilizado via web e em dispositivos móveis por profissionais que estão nos canteiros e também pela equipe alocada na base da operação e permite através de diversos indicadores e evidências, o controle da produtividade, redução de custos com desperdícios e horas retrabalhadas. Além disso, o gestor recebe rapidamente os dados na central da companhia, realizando a tomada de decisões de forma segura e baseada em informações atualizadas.

O Mobuss Construção também auxilia no gerenciamento dos projetos, no controle de equipamentos, mão de obra, gestão da segurança, inspeções da qualidade, serviços de assistência técnica, processos de vistoria e entrega e controla os documentos e registros que circulam dentro e fora da obra. Entre as construtoras que utilizam a solução estão Rôgga Empreendimentos, FG, Embraed e Toniolo, Busnello.

Sobre a Teclógica

Fundada há 25 anos, a Teclógica é uma empresa especializada na gestão de TI e Negócios que oferece soluções sob medida para diversos segmentos. Possui expertise em projetos de Outsourcing, Infraestrutura, Comunicação Corporativa e Mobilidade Corporativa. Com sede em Blumenau (SC), a empresa conta com atuação em todo o território nacional e na América Latina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção