Desafios de um líder: aprenda a lidar com cada perfil de colaborador

Um líder de excelência busca sempre aprimorar sua gestão de pessoas, uma vez que entende a importância de motivar e inspirar sua equipe eficientemente. Dentre os maiores desafios de um líder, está a tarefa de administrar os tipos de colaboradores com comportamentos que são prejudiciais ao trabalho.

Em vista disso, aprenda os tipos de colaboradores que podem representar obstáculos e como lidar com eles de forma assertiva:

O competitivo

A competição saudável pode ser uma grande aliada para a produtividade da equipe. No entanto, o exagero pode se tornar um grande complicador. Esse tipo de colaborador é obcecado com o objetivo de atingir suas metas e muitas vezes não se importa em interferir e, consequentemente, prejudicar colegas ou processos paralelos para tal.

Uma maneira eficiente de lidar com o competitivo extremo é atribuir metas e reconhecimentos ao grupo. Enaltecer o valor do trabalho em equipe é decisivo para contornar o comportamento excessivamente competitivo.

O indeciso

Existe um tipo de colaborador que pode atrasar todo um processo por falta de proatividade e agilidade — trata-se do indeciso. Uma pessoa que apresenta esse comportamento demora mais que o esperado para tomar decisões simples e duvida constantemente da maneira como está realizando um trabalho.

A melhor maneira de superar um comportamento indeciso é estabelecer prazos concretos para a tomada de decisões. Além disso, é indicado sempre ter uma resolução alternativa predefinida, caso o colaborador não consiga apresentar uma solução no tempo determinado.

MOBUSS_desafios de um líder

O questionador

Normalmente, esse perfil tem necessidade de saber o motivo de tudo,  e muitas vezes tende a ter problemas com regras e com autoridade. É sempre o primeiro a se posicionar diante  de mudanças e prazos rígidos e busca ter razão em seu comportamento autocentrado. 

Canalizar essa autonomia da maneira ideal é a chave para lidar com o  colaborador questionador. Não se deve ignorar ou negligenciar rebeldias em relação às regras do ambiente de trabalho, podendo trazer riscos até mesmo para a segurança de si e de seus colegas de equipe. É fundamental estabelecer uma boa comunicação e, se possível, entender a origem dos questionamentos.

O detalhista

Assim como o indeciso, o colaborador detalhista pode acarretar em atrasos desnecessários e impedir o bom andamento de um trabalho. O maior erro desse exemplo é dar muita atenção e preciosismo ao que não precisa.

Um dos maiores desafios de um líder para superar o detalhismo desnecessário é estabelecer uma ótima comunicação. Dessa forma, é possível engajar o colaborador e fazê-lo entender a necessidade de agilidade no trabalho.

O irritado

Aquela pessoa que grita, perde a calma facilmente e explode ao menor indício de obstáculos em seu trabalho. O tipo irritado desestrutura facilmente a coesão da equipe e influencia  o rendimento dos outros colaboradores.

Não ser conivente com esse comportamento e exercer uma forte autoridade é uma forma eficiente de lidar com o raivoso da equipe. Não ceder à hostilidade é fundamental.

Liderar pessoas de forma humana e eficiente, além de cuidar do bom andamento da produtividade são desafios de um líder. Por isso, a pessoa encarregada dessa gestão deve ter capacidade de entender e analisar as individualidades e limitações de cada colaborador. Mais do que prezar pela gestão é extrair o que há de melhor em cada funcionário. Sabe fazer isso? A gente pode te ajudar aqui.

E você, já identificou os diferentes perfis com quem trabalha? Compartilhe conosco sua experiência.

1 comentário


  1. Gostei, é muito importante para a construção civil, pena que nem todos tem essa visão.
    estou querendo cursar técnico em edificação, o que acham.
    Att Caio

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção