ImobCon otimiza o gerenciamento da obra com tecnologia

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Com o intuito de otimizar os processos construtivos e melhorar o controle de registros, a Imobcon aderiu ao uso da tecnologia no canteiro de obras. A construtora paranaense, que atua desde 2016, utiliza em seus processos a alvenaria estrutural, técnica que reduz o desperdício de resíduos e na qual o Brasil é referência.

Para digitalizar seus processos e obter maior controle estratégico do canteiro de obras, a empresa implantou o software Mobuss Construção. Prossiga a leitura e descubra como a Imobcon conseguiu trazer mais controle e tecnologia aos seus processos!

Redução de desperdícios na construção civil

Reduzir o desperdício de materiais é um dos desafios da construção civil, pois estima-se que o setor é responsável por mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pela atividade humana. 

Diante disso, soluções de mobilidade que digitalizem os processos e substituam a papelada dos projetos por documentação online, são grandes aliadas.

Segundo Sílvio Etges, gerente de produto do Mobuss Construção, a tecnologia não auxilia somente os profissionais envolvidos diretamente no processos construtivos, mas todos os processos da construtora

“Com sistemas e módulos integrados, é possível administrar e acompanhar as diversas etapas de uma obra, como o planejamento, controle de qualidade, recursos humanos e segurança do trabalho”.

Controle de qualidade assertivo

Além disso, a implementação de programas de qualidade para o setor da construção, como o PBQP-h, podem ser facilitados através de soluções especializadas. Isso traz resultados positivos na execução de processos obrigatórios, como o controle da documentação e a inspeção dos serviços.

A empresa optou pelo Mobuss Construção, pois necessitava ter maior controle da qualidade dos serviços realizados no canteiro de obras, gerenciamento dos registros e treinamentos dos colaboradores. Além de necessitar da integração das informações das Fichas de Verificação de Serviço com as medições de serviços realizados.

Outro ponto destacado  como uma das principais prioridades da construtora foi otimizar o gerenciamento de serviços realizados no canteiro de obras utilizando as informações preenchidas nos formulários da qualidade.

Os indicadores de qualidade flexíveis contribuem para uma tomada de decisão assertiva da construtora. Por meio de formulários dinâmicos fica mais fácil monitorar processos que são requisitos das normas.

A equipe da Imobcon também desejava monitorar o acesso dos colaboradores às obras, o que foi possível com o recurso de Catraca Virtual. O API faz a leitura do crachá de colaboradores e terceiros e envia alertas caso houver pendências como treinamentos atrasados ou EPIs vencidos.

Assistência técnica

Recentemente, a Imobcon adicionou ao seu escopo o módulo de Assistência Técnica do Mobuss Construção. Apesar de ainda não utilizarem um tablet para automatizar as atividades de assistência, já observaram melhoria na organização e visualização dos chamados.

Segundo Renata Picoloto, Assistente de Engenharia da construtora, houve uma otimização de 70% na logística de atendimento. “Conseguimos identificar mais facilmente os chamados, além de ter campos para detalhar as informações. Os dados ficam mais claros de serem observados em comparação com uma planilha no Excel.”

No módulo de Assistência Técnica, é possível agendar avaliações de procedência conforme o manual do usuário. Além de anexar evidências detalhadas, como fotos e vídeos para confirmar a informação.

Ao todo, a construtora possui os módulos de Apontamento, Segurança, Registros, Qualidade, Gestão de Documentos e Assistência Técnica do Mobuss Construção. Para conhecer mais sobre a solução acesse nosso site ou peça um contato de nossos especialistas!

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