Solução de mobilidade na construção: confira o exemplo da Embraed

Referência no setor construtivo do litoral catarinense, a Embraed optou pelo Mobuss Construção, solução de mobilidade da Teclógica, conseguiu otimizar a sua gestão. Atualmente, os processos do canteiro de obras são controlados em dispositivos móveis, o que garante dados confiáveis e agilidade para a tomada de decisão.

O resultado? Redução de inconformidades e de assistência técnica após a entrega dos imóveis, além de menos custos na rotina das construções. Veja neste post como a construtora Embraed melhorou sua gestão e resultados ao apostar em uma solução de mobilidade para a construção:

A escolha da melhor solução de mobilidade para o canteiro de obras

Além de gerir as ações durante o processo construtivo, a Embraed buscava um sistema que garantisse o controle de ponta a ponta, até a entrega e vistorias dos imóveis. Garantir a integração dos processos e uma globalização da gestão para a melhoria dos resultados, além de facilitar o contato com o cliente, era uma das preocupações da companhia.

Foi assim que o Mobuss Construção se tornou a solução de mobilidade escolhida pela Embraed, que já entregou mais de 50 apartamentos com apoio do sistema. As áreas de Qualidade, Vistoria & Entrega e Assistência Técnica são geridas através do software, garantindo dados em tempo real e uma visão estratégica das ações.

Atualmente, os apartamentos da construtora são entregues 100% revisados. Este trabalho é realizado dentro do Mobuss Construção e com uma série de detalhes que garantem mais assertividade no processo.

Gestão na área de Qualidade

Na Embraed, o Mobuss Construção foi escolhido após a realização de um projeto piloto iniciado na área de Qualidade. Foi neste setor que a solução de mobilidade foi adotada para o gerenciamento das atividades, com foco em controlar, mensurar e avaliar os processos. Com as rotinas devidamente controladas para a realização de processos assertivos, com menos refação e maior controle, o cliente da Embraed tem a certeza de que está recebendo um imóvel de alto padrão, com cuidado do começo ao fim do projeto.

Segundo a Embraed, por ser uma solução já consolidada no mercado, o Mobuss Construção trouxe mais segurança ao processo de implantação da tecnologia no canteiro de obras.

Vistoria & Entrega

Outro processo fundamental para a garantia do desenvolvimento de imóveis de alto padrão é a Vistoria & Entrega. Com o Mobuss Construção, este processo passou a ser digitalizado. Os clientes da Embraed, junto com a equipe da construtora, analisam o imóvel em uma checklist personalizada e destacam cada detalhe do espaço.

Fotos e pins destacados no sistema podem apontar qualquer eventual irregularidade ou necessidade de ajuste. Tudo em um formato dinâmico, interativo e ágil. Com isso, a Embraed eliminou o uso de papel e passou a utilizar dispositivos móveis no processo.

Para o cliente fica evidente a preocupação da construtora em evoluir sua atuação dentro do conceito da transformação digital. Cuidado e qualidade no relacionamento também são destaques.

Para a construtora, o uso de uma solução de mobilidade neste processo significa redução de trabalho com redigitação e eliminação de erros de dados. Também ganha em agilidade no envio das informações, evidências confiáveis durante a vistoria. Outro detalhe é a assinatura do cliente no relatório no momento da entrega, sem necessidade de posterior digitalização do documento.

Assistência Técnica

Com a otimização da entrega dos imóveis, a Embraed conquistou uma redução significativa da assistência técnica.  Atualmente, eventuais inconformidades são resolvidas antes da entrega do imóvel. Além disso, este módulo do Mobuss Construção garante um histórico completo da obra, de pontos revisados na vistoria e de tudo o que já foi feito em determinada unidade.

Neste contexto, a construtora tem mais visibilidade das demandas que chegam para a equipe técnica e pode classificá-las por data, garantindo o cumprimento de prazos.

O que diz a Embraed

Leonardo Weber, gerente de Qualidade e Assistência Técnica da Embraed, destaca os benefícios que o Mobuss Construção trouxe para o negócio. Segundo o executivo, o dinamismo da solução de mobilidade foi essencial para a transformação digital dos processos:

“Tivemos ganhos com relação à precisão e confiabilidade das informações registradas, visto que demanda a presença e assinatura do cliente no ato da entrega, e torna a recuperação do histórico da informação mais fácil. Agora contamos com mais rigor nos processos de vistoria, com dados consolidados, registros completos, com fotos e marcações, além de envios das informações rapidamente para a central, os pedidos de assistência também reduziram.”

O executivo da Embraed também avalia a importância deste investimento para a construção de um relacionamento de confiança com os clientes da construtora:

“Optamos em trabalhar no sistema de gestão da qualidade, principalmente no que diz respeito ao controle do produto final, na vistoria de entrega dos apartamentos e na gestão da assistência técnica. Queremos construir uma relação mais próxima com os clientes, e esperamos que ele perceba essa preocupação através da adoção de uma ferramenta tecnológica que nos dê mais controle e agilidade.”

Os ganhos, segundo Leonardo, são evidentes. “Além de extinguir a necessidade de redigitação e perda de tempo com a compilação dos dados, a tecnologia nos permite gerar relatórios customizados. Ganhamos com o controle da informação, o acompanhamento de estatísticas, relatórios, metas e desempenho, além da retroalimentação para melhoria contínua dos processos”, salienta.

Solução de mobilidade para a sua obra com baixo investimento

Todos os benefícios registrados pela Embraed não demandaram altos investimentos. Segundo a construtora, a mensalidade do sistema Mobuss Construção representa 0,02% do investimento total de uma obra. “E traz como ganhos redução significativa de intercorrências, mais satisfação do cliente, que vê os processos muito mais claros e ágeis e mais facilidade no acesso das informações para a tomada de decisão”, destaca Leonardo.

O Mobuss Construção foi desenvolvido para dar mais eficiência no controle das obras, aumentando a rentabilidade das empresas no segmento. É utilizado em dispositivos móveis por profissionais que estão nos canteiros e também pela equipe alocada na base da construtora. Através de indicadores e evidências, garante o controle da produtividade, perdas e materiais utilizados. A tomada de decisão é muito mais ágil e baseada em dados atualizados e confiáveis. Ou seja: a construtora passa a ter controle total dos projetos, do início da construção até a entrega do projeto ao cliente, tudo com mais rapidez, otimização de custos e eficiência operacional.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *