Como garantir uma comunicação unificada entre todos os integrantes do processo construtivo?

Em todas as áreas do mercado, a comunicação interna é importante para o sucesso das empresas. Mas, na construção civil, ela é essencial, principalmente para evitar erros e retrabalhos durante o processo construtivo

Ao longo da execução de uma obra, muitas informações precisam ser repassadas, dúvidas são geradas e decisões devem ser tomadas. Dessa forma, os gestores têm que focar em garantir que a comunicação entre os colaboradores seja eficiente e unificada, avaliando se está sendo respeitado o planejamento de obras, a fim de minimizar atrasos e problemas.

A comunicação durante o processo construtivo interfere diretamente na produtividade, segurança, qualidade e nos custos dos projetos. Por isso, as empresas devem entender a sua importância e saber como melhorar.

Qual a importância de uma comunicação integrada?

Investir na melhoria da comunicação interna é uma maneira de garantir melhores resultados nas obras. O diálogo rápido e eficiente faz com que o processo construtivo seja mais assertivo. Assim, as falhas são relatadas com mais velocidade e logo sãop resolvidas, facilitando o acompanhamento de obras.

Na maioria das vezes, quando acontece algum erro, é necessário refazer o serviço. Esse retrabalho consome tempo da equipe, gera atrasos e, consequentemente, altera o cronograma da obra. Para refazer o serviço vão ser necessárias mais horas de trabalho e mais material, aumentando os custos previstos no orçamento.

Quais os principais tipos de comunicação existentes na empresa?

Antes de saber como melhorar a comunicação interna na construção civil, os profissionais devem conhecer quais os tipos. Confira abaixo as diferenças entre os principais modelos que existem nas empresas:

Comunicação escrita e oral

A comunicação escrita é aquela utilizada principalmente para trocar informações e formalizar sobre os acontecimentos na organização. Ela pode ser realizada por avisos, placas, e-mails e canais internos, como blogs e intranet. 

Já a comunicação oral geralmente ocorre para discussão de ideais e para a realização de feedbacks, através de reuniões e palestras.

Comunicação vertical, horizontal e diagonal

Esses tipos de comunicação tem a ver com os níveis hierárquicos de cada profissional na empresa. A comunicação vertical é aquela que ocorre entre os líderes da organização, geralmente para tomada de decisões e assuntos restritos.

Já a horizontal é aquela feita entre os profissionais do mesmo nível hierárquico. Ela geralmente funciona para desenvolver os relacionamentos dentro da empresa. Enquanto a comunicação diagonal ocorre entre profissionais de diferentes níveis hierárquicos da empresa, normalmente quando há novidades que precisam ser repassadas

4 instrumentos de comunicação interna

Existe uma vasta gama de meios de comunicação que podem ser utilizados para melhorar o diálogo interno no processo construtivo. Abaixo, separamos 4 instrumentos que são mais comuns e podem ser implementados nas construtoras:

1. Intranet

A intranet é uma rede corporativa com acesso restrito aos colaboradores da empresa. Ela permite integrar os funcionários de vários departamentos em um único sistema. Além disso, na intranet é possível centralizar todos os dados em um único servidor. Assim, se tem fácil acesso às informações.

2. TV Corporativa

Outro meio de comunicação é a TV corporativa, uma tecnologia onde é fornecido um canal para acesso exclusivo dos colaboradores. Através dela, é possível veicular campanhas internas, treinamentos, novidades e outras ações. Um dos principais benefícios é que o canal funciona conforme a programação de horários e possui conteúdos dinâmicos e interativos.

3. Newsletter

Um newsletter é uma ferramenta informativa que pode ser digital ou impressa. Seu formato é parecido com o de um jornal. Geralmente são passados comunicados da empresa ou algum conteúdo que seja relevante para os funcionários. 

4. Aplicativos de comunicação

Esses meios de comunicação consistem em plataformas de mobilidade que rodam em dispositivos móveis e permitem um contato rápido entre os colaboradores. Neles, é possível repassar informações, enviar arquivos e manter uma conversa, estando em lugares diferentes.

Como garantir uma comunicação unificada entre todos os integrantes do processo construtivo?

Para obter melhores resultados, com maior produtividade e qualidade, é crucial investir na comunicação da obra. Por isso, confira abaixo algumas dicas de como garantir a redução de gargalos e a comunicação unificada no processo construtivo:

Oriente os colaboradores

O primeiro passo para ter sucesso é demonstrar a importância da comunicação para os profissionais. Assim, eles devem estar cientes dos diversos benefícios que serão alcançados, não só para a empresa e para a obra, mas para eles próprios.

Garanta que todos os funcionários saibam utilizar as ferramentas

Não importa quais sejam os meios de comunicação escolhidos pela organização, os colaboradores precisam saber utilizar. Dessa forma, é necessário fornecer treinamentos para que os funcionários saibam aproveitar ao máximo as funcionalidades das ferramentas.

Utilize um software

Os softwares, em especial os de mobilidade, permitem um diálogo interno muito mais eficiente. Através dos seus diversos módulos, garantem uma melhor integração dos profissionais durante o processo construtivo. O módulo de projetos do Mobuss Construção, por exemplo, permite um processo transparente e o desenvolvimento colaborativo.

Monitore a efetividade da comunicação interna

Para saber se os investimentos estão dando retorno e a comunicação interna é eficiente, é preciso acompanhar os resultados. Para isso, os profissionais devem criar métricas e indicadores que possam ser monitorados ao longo do tempo.

Promover um diálogo interno eficiente e unificado é uma das melhores maneiras de evitar erros no processo construtivo. Com isso, é possível melhorar a produtividade, a qualidade dos serviços e garantir que o cronograma e orçamento sejam respeitados. Assim, a empresa consegue também maior satisfação dos clientes.

Agora que você já sabe como garantir uma comunicação interna unificada, saiba como o Mobuss Construção ajudou a Porto5 Empreendimentos a melhorar a produtividade em suas obras.

Leave a Reply

Your email address will not be published.