O que é a tecnologia BIM e como aplicá-la em projetos de construção

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre BIM em áudio!

A utilização da tecnologia BIM (sigla em inglês para Building Information Modeling) é cada vez mais presente no setor da construção civil. Principalmente por sua capacidade de solucionar problemas enfrentados há muitos anos na indústria, como a gestão de projetos e a compatibilização entre eles.

A área construtiva com uma maior demanda por parte do mercado, os profissionais vêm adotando técnicas cada vez mais modernas e eficientes em suas obras. 

Neste post, você vai aprender mais sobre o uso das tecnologias, com foco no BIM, e sua aplicação em projetos de construção. Confira!

O que é o sistema BIM?

Traduzida para o português, a Modelagem de Informação da Construção pretende especificar e unir as informações e os atributos dos projetos de uma edificação de forma integrada e organizada. 

Com isso, é possível criar, através de softwares baseados no BIM, um modelo 3D detalhado da obra. Ele é muito mais minucioso e próximo do resultado final do que os protótipos 2D ou mesmo produtos que só possuem meros dados visuais em 3D.

As inovações provindas da era digital auxiliam em diversos setores desse negócio. Com o uso de tecnologias, a etapa do planejamento e do projeto se torna mais eficiente.

Um canteiro de obras totalmente conectado é um dos maiores benefícios da adoção de ferramentas para o canteiro. Assim todos os processos de uma construção ocorrem de maneira integrada, possibilitando a resolução de problemas de maneira ágil, otimizando o tempo de trabalho e acarretando em maior assertividade nas etapas.

O avanço do uso de tecnologias na construção civil

É visível que, com a implementação de novas ferramentas e softwares, todas as etapas da obra são beneficiadas, desde a gestão de projetos até o seu resultado final. O uso do BIM, por exemplo, já é rotina em diversos lugares do mundo. Agora, vem se tornando realidade em muitas empresas de construção no Brasil. 

Com tanta atenção voltada ao BIM, outras tecnologias também têm entrado em foco, abrindo espaço para mais novidades no setor. Desse modo, a construção civil consegue acompanhar um mercado cada vez mais exigente por soluções modernas.  

Um dos grandes desafios da área, a compatibilização de projetos, fica muito mais fácil de ser solucionado com o BIM. Problemas que aparecem quando unimos o plano elétrico e o hidráulico, por exemplo, podem ser resolvidos.. 

Esses e outros desafios podem ser identificados e resolvidos rapidamente ainda na fase da elaboração. Quando há uma plena conectividade entre os envolvidos, é pouco provável que algum gargalo passe despercebido.

No entanto, quando isso acontece, é possível tomar decisões rapidamente, o que evita retrabalhos, diminuindo os custos e o tempo da construção. No entanto, é preciso ficar atento: o BIM não é um software, mas um conceito de elaboração de projetos de construção. 

Muitos ainda pensam que se trata de uma ferramenta de modelagem em 3D. Porém, o BIM é uma forma de gestão da informação que aplica diferentes sistemas. É, portanto, a união da tecnologia dos softwares com uma administração da informação eficiente e uma cultura de comunicação atuante no dia a dia.

Quais os benefícios da tecnologia BIM?

São vários benefícios que a adoção da tecnologia BIM consegue trazer para as empresas da construção civil. Independente da fase da edificação ou até mesmo da tecnologia escolhida, é possível otimizar o tempo e os recursos com a aplicação do BIM.

Com projetos mais detalhados e completos, conseguimos reduzir erros até mesmo antes  do início da execução. Assim, há menos retrabalhos e desperdícios, diminuindo os gastos e reduzindo os prazos. Além disso, adotar essa ideia permite uma melhor estimativa de custos, tornando o orçamento mais realista.

Outra vantagem, é que há maior integração e assertividade na comunicação da equipe. As tomadas de decisões podem ser mais rápidas e há menos chances de erros de interpretação. Tudo isso aumenta a produtividade e a eficiência dos serviços, diminuindo prazos e melhorando a qualidade da entrega.

Por último, vale citar que o seu uso permite que sejam realizados testes e simulações do empreendimento. Dessa forma, os profissionais conseguem entender como a estrutura irá se comportar depois de construída.

Como utilizar o BIM na construção civil?

Sabendo o que é e as vantagens de utilizá-lo, resta apenas entender como aplicar no setor. Por isso, listamos abaixo algumas etapas onde a sua construtora pode adotar o BIM para melhorar os resultados:

Levantamento de materiais e na orçamentação da construção

Um dos usos mais interessantes é a possibilidade de trabalhar com outros parâmetros além dos usuais. Como espessura, comprimento e altura, especificados em projetos 2D em plantas baixas e cortes. No BIM, você pode incluir dados no projeto como materiais, custos, fabricantes e outras propriedades que serão úteis para o processo de construção.

Dessa maneira, a quantificação de materiais passa a ser muito mais fácil. Ao invés de ter que lidar com gigantes planilhas manuais, a utilização do conceito permite que as informações sejam extraídas de modo simples e possam ser atualizadas sem grandes dificuldades. 

Tendo em mãos dados mais precisos dos quantitativos, o processo de construção é menos suscetível ao desperdício de materiais. Assim, os profissionais envolvidos (engenheiros, arquitetos, orçamentistas, entre outros) podem acessar e editar as informações simultaneamente.

Tudo isso economiza tempo e evita problemas de comunicação que acarretam em erros e atrasos. Em um exemplo prático, uma mudança do material do piso ou do acabamento de uma alvenaria demandaria mais tempo nos sistemas antigos do que com o BIM. 

Isso dá mais liberdade para que diferentes materiais sejam testados. Além disso, as especificações durante a orçamentação passam a ser mais detalhadas, gerando maior confiabilidade e diminuindo os erros.

BIM e Clash Detection: análise de interferências

Outra grande possibilidade é o estudo de interferências entre os projetos de uma construção. Com a modelagem paramétrica do BIM, você pode ver em que lugares dois projetos sofrem interposição, algo que corriqueiramente seria descoberto e resolvido só durante a execução. 

Muitas vezes chamada pelo nome em inglês (Clash Detection), essa avaliação é fundamental ainda na fase de projetos. É muito comum que, sem esse meio, os erros sejam transmitidos de uma etapa para a outra. 

São vários os exemplos de situações em que o Clash Detection tem utilidade:

  • Em portas de banheiro que não abrem direito devido ao espaço mal projetado para a pia e o vaso sanitário;
  • No caso de eletrodutos, em projetos elétricos, ocupando o mesmo lugar onde deveria passar a tubulação hidráulica;
  • Em projetos estruturais com pilares que não aparecem no projeto arquitetônico.

Quando o projeto arquitetônico não é feito compatibilizando o seu uso estrutural e, posteriormente, o plano hidráulico é realizado com base no arquitetônico, pilares ou vigas podem atrapalhar a execução do processo hidráulico, criando um grande problema para o andamento da construção.

Infelizmente, mesmo com a tecnologia BIM, uma dificuldade ainda encontrada é dispor de todos os projetos de construção em tempo hábil para sua modelagem em 3D e análise. Já que muitas vezes a proposta é realizada por diferentes profissionais ou empresas.

Planejamento eficiente

Além de um orçamento mais detalhado, graças a inovações como essa ferramenta, o planejamento também apresenta melhorias. São geradas mais informações e detalhes minuciosos desde o princípio. Assim, é possível fazer um planejamento mais completo e próximo da realidade, prevendo inclusive como será o desempenho termoacústico e estrutural da edificação. 

Através da programação gráfica, já se pode alinhar o tempo de construção com o projeto. Isso viabiliza a visualização de como estará a edificação em determinado tempo. Esses novos dados, juntos com a programação linear, fazem com que os recursos sejam melhor utilizados.

Além disso, o uso de BIM em conjunto com softwares que monitoram a qualidade da construção torna as etapas da obra muito mais eficientes. Já que muitos desses sistemas possibilitam em tempo real as informações contidas nos projetos. 

O armazenamento em nuvem permite que a visualização, edição e integração de todos os dados da obra seja mais ágil. Já que podem ser acessados de qualquer lugar e por todos os profissionais envolvidos.

Integração entre setores

O BIM só funciona corretamente a partir da integração entre setores e seus profissionais. As empresas que resolverem adotar essa tecnologia precisam buscar a união entre as diferentes fases do projeto. 

As construtoras que terceirizam projetos precisam se comunicar com as contratadas. Já que, muitas vezes, projetos hidráulicos, elétricos e estruturais são terceirizados. O BIM permite essa integração das áreas ou setores de uma empresa facilmente. 

Criação de projetos sustentáveis

A adoção da Modelagem de Informação da Construção permite a elaboração de projetos sustentáveis com auxílio dos testes no modelo da construção. Alguns softwares permitem, por exemplo, a definição de diferentes materiais construtivos. Dessa forma, é possível avaliar como eles se comportam em questões energéticas e de conforto térmico e acústico.

Assim, os profissionais conseguem ter mais certeza na hora de escolher um material que ajude a diminuir a necessidade de iluminação e ventilação artificial. Além disso, o BIM consegue rastrear os caminhos e a influência que o sol e vento vão ter na edificação. Dessa forma, é possível escolher melhor o posicionamento de fachadas e esquadrias.

Essas funcionalidades fazem com que as construções voltadas para o meio ambiente sejam mais eficientes e assertivas. Minimizando os impactos ao ecossistema e ainda ajudando a economizar com gastos de energia elétrica.

Como preparar a sua construtora para o uso da tecnologia?

Para que a adoção da tecnologia BIM na construtora seja aproveitada ao máximo, é preciso primeiro treinar os colaboradores. Assim, eles entenderão como funciona e como utilizar os softwares baseados nesse conceito. Além disso, os profissionais conseguem compreender os impactos e benefícios dessa implementação.

Com tantas novidades e tecnologias surgindo, os profissionais e empresas precisam se manter sempre atualizados. Dessa forma, é possível beneficiar-se com as oportunidades que surgem, adotando soluções que otimizam os processos e melhoram a competitividade.

Agora você já sabe o que é a tecnologia BIM, seus benefícios e como utilizá-la em diferentes processos da construção civil. Acompanhe o blog e fique por dentro das tendências e tecnologias para os canteiros de obras.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *