Conheça as 3 etapas da limpeza pós-obra e seus benefícios

Depois de pronta, uma construção precisa passar por alguns processos antes de efetivamente ocorrer a entrega das chaves do imóvel para o cliente. É vital que seja feita a vistoria do imóvel, pois só com ela será possível averiguar se a construção atingiu seus objetivos construtivos planejados no projeto. Mas, antes da vistoria final é preciso realizar a limpeza pós-obra.

A limpeza é o primeiro passo a ser seguido depois que a construção termina. Não é apenas uma questão estética, visto que só depois dela será possível averiguar de forma completa a qualidade dos serviços realizados

É comum que, no momento da limpeza pós-obra, se descubra defeitos e vícios construtivos, seja um azulejo trincado ou com argamassa colada nele, ou mesmo uma parede com problemas na pintura e acabamento. 

Portanto, é de suma importância realizar a limpeza. É preciso levar em conta que a limpeza pós-obra não é uma simples faxina, pois os materiais de construção, como por exemplo o cimento, o gesso e as tintas, usualmente geram entulhos e sujeiras de difícil remoção, sendo preciso utilizar equipamentos, técnicas e produtos específicos. Além de assegurar o correto descarte.

Para que não haja avaria durante a realização dos serviços, a limpeza pós-obra deve ser realizada com cuidado por profissionais experientes e treinados. Além disso, entregar uma obra limpa é um grande pré-requisito para obter a melhor satisfação dos clientes, assim é provável que recomendem para outras pessoas. 

A limpeza pós-obra é importante porque permite que os profissionais consigam visualizar e analisar toda a construção corretamente em uma etapa crucial: a vistoria de obras

Se forem encontrados problemas na vistoria, serão necessários reparos que geram sujeira. Portanto, algumas vezes a limpeza pós-obra pode ter que acontecer mais do que uma vez, até que tudo esteja em conformidade e pronto para ser entregue ao cliente final.

Confira abaixo as três etapas para uma limpeza pós-obra eficiente:

Como ter uma limpeza no pós-obra eficiente?

1ª etapa: Tenha um planejamento definido

As etapas da limpeza começam no momento em que a obra está sendo projetada. Os profissionais responsáveis pelo planejamento devem pensar e especificar como será feita a gestão dos resíduos gerados pela construção. Assim, no momento do pós-obra a equipe responsável pela limpeza poderá descartar a sujeira e os entulhos apropriadamente.

Já na etapa da execução da construção é preciso que os profissionais que realizam a obra façam limpezas periódicas, tirando a sujeira mais pesada e descartando os maiores entulhos no momento em que são gerados. 

Alguns materiais de construção se tornam muito mais difíceis de limpar com o passar do tempo, como é o caso das argamassas e do concreto, logo, retirar esse tipo de sujeira durante a construção é muito mais eficiente. Assim, evita-se o acúmulo excessivo de sujeira no final da construção, agilizando a limpeza pós-obra. 

2ª etapa: Escolha os produtos, os equipamentos e as técnicas corretas

Como a limpeza pós-construção envolve uma sujeira de difícil remoção, é preciso escolher produtos que possibilitem a limpeza de maneira eficiente e ágil. Saber quais tipos de materiais foram utilizados na obra é essencial, já que alguns só saem com determinados solventes. 

Ainda, alguns materiais podem ser danificados se forem limpos com o produto errado, como o alumínio, por exemplo, que não deve ser limpo com cloro. Assim, evita-se também o risco de prejudicar os acabamentos da edificação.

Além da escolha dos materiais, os métodos e equipamentos de limpeza devem ser adequados para cada situação. Algumas manchas só serão totalmente retiradas utilizando uma lavadora de alta pressão, por exemplo. 

Já em outros casos a sujeira pode se encontrar em lugares altos, o que acarretará na necessidade de utilizar escadas. Portanto, é necessário planejar e escolher os equipamentos e as técnicas de limpeza corretas antes de iniciar a limpeza pós-obra.

3ª etapa: Opte por uma mão de obra especializada

De nada adianta escolher os melhores materiais e equipamentos se não houver uma mão de obra qualificada para realizar a limpeza. Os profissionais responsáveis devem conhecer os produtos, os métodos que serão utilizados e devem saber operar os equipamentos de limpeza. Assim o serviço será feito com qualidade e de forma produtiva. 

As empresas podem optar por qualificar seus profissionais para o serviço de limpeza pós-construção, no entanto esse investimento pode ser alto. Sendo assim, uma opção é contratar empresas especializadas em limpeza de materiais de construção civil. Seja qual for a alternativa, a escolha dos profissionais responsáveis pela limpeza acarretará diretamente na qualidade, na produtividade e nos custos dessa etapa e da obra em geral.

A limpeza pós-obra e a inspeção de qualidade estão diretamente ligadas, já que a fim de se avaliar de maneira mais eficiente a condição da edificação é preciso que esteja completamente limpa. 

A norma de desempenho NBR 15575:2013 da ABNT aborda que os profissionais responsáveis pela limpeza devem ser estimulados para detectar problemas, principalmente aqueles ligados ao desempenho térmico e acústico. Logo, o serviço vai além da limpeza e contempla também uma pré avaliação das condições da construção.

A vistoria de obras

Como já falamos, umas das principais funções da limpeza pós-obra é deixar tudo o mais visível e limpo possível para a etapa posterior de vistoria de obras. Todos os elementos construtivos, incluindo os acabamentos, serão minuciosamente analisados na vistoria para atestar a conformidade com as normas e com o que foi firmado em contrato.

A etapa em si é uma avaliação visual, já que não conta com nenhum outro método mais aprofundado, que segue um conjunto de importantes normas de padronização e segurança da construção civil, como as ABNT 5674, 13752, 14037 e 15575, além de normas periciais de engenharia e procedimentos técnicos para entrega e recebimento de obras.

A vistoria deve ser realizada por um profissional qualificado e habilitado pelo CREA e precisa ser acompanhada de registros detalhados, tanto visuais, como fotos, quanto escritos. Por isso, contar com o auxílio de soluções tecnológicas e dispositivos móveis é imprescindível, dando mais agilidade nos registros e segurança no armazenamento. 

Algumas partes da construção precisam ser examinadas mais cautelosamente, já que são elas que normalmente apresentam problemas e riscos. O sistema estrutural, o hidráulico e o elétrico são os que mais merecem atenção, já que garantem não só a conformidade com o contrato mas também a segurança e estabilidade da construção.

Não é incomum que sejam encontrados problemas na vistoria, e é de responsabilidade da empresa construtora atuar na resolução deles. Mas isso acaba gerando mais sujeira e resíduo que precisam ser limpos antes da entrega para o cliente. Por isso, algumas vezes se faz necessário realizar uma nova limpeza pós-obra ao fim do reparo dos problemas na construção.

A importância do pós-obra

Vale ressaltar que uma obra não acaba quando os processos construtivos terminam, mas sim quando ela é entregue ao cliente final sem nenhum problema que gere futuros reparos. Por isso, a etapa do pós-obra é crucial, sendo o momento ideal para que tudo seja limpo, organizado e vistoriado, garantindo que o projeto foi seguido e as normas foram respeitadas.

Um pós-obra eficiente deve contar com uma limpeza e uma vistoria de qualidade, pois isso evita que vícios ou defeitos construtivos passem despercebidos e resultem em um posterior serviço de assistência técnica pós-obra. É preciso lembrar que nem sempre os problemas são só estéticos ou funcionais, podendo também acarretar em riscos de vida para os usuários e vizinhos da construção. 

Por exemplo, se em algum ponto da edificação houver peças estruturais, como pilares, com a armadura exposta, isso pode levar ao desabamento da construção. Detalhes menores também precisam ficar visualmente expostos para os profissionais da inspeção, como pisos descolando, que com o tempo podem levar à infiltrações e problemas na estrutura.

Por isso, é vital que a limpeza pós-obra seja completa, possibilitando que o profissional responsável pela vistoria consiga visualizar fácil e claramente qualquer sinal de problema e possa acessar todos os locais da construção

Dessa forma, a empresa garante que construiu de maneira correta e com qualidade, se resguardando, inclusive legalmente, de futuros problemas que a construção possa apresentar.

O recomendado é que todas as falhas construtivas sejam identificados na vistoria e estejam resolvidos antes da entrega das chaves do imóvel para o consumidor. Isso faz com que a excelência da empresa responsável pela construção seja elevada e evita retrabalhos e custos desnecessários.

Portanto, as empresas responsáveis pela construção de edificações precisam planejar e executar com atenção a etapa da limpeza pós-obra. Com a escolha correta dos materiais, equipamentos, técnicas e da mão de obra especializada, a limpeza terá o melhor rendimento e qualidade. 

Ficou alguma dúvida sobre como realizar uma limpeza pós-obra? Tem alguma sugestão de como melhorar ainda mais essa etapa? Fique de olho nas nossas postagens ou comente aqui embaixo.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *