Construtora Caprem: maior controle de insumos com Mobuss Construção

Módulo de Insumos controla, rastreia e movimenta o estoque de máquinas, equipamentos e ferramentas, entre outros materiais.

Com mais de 1.700 unidades habitacionais construídas e entregues nos últimos anos, a Construtora Caprem ansiava por ter maior controle sobre a entrada e saída dos materiais nas obras, além de uma visão ampla do estoque e da localização de equipamentos alocados em obras. 

A necessidade desta companhia fomentou a criação do módulo de Insumos, que foi adicionado ao sistema junto a outros 9 módulos já existentes do Mobuss Construção, software de mobilidade para o mercado da Construção Civil.

O que mudou na Caprem Construtora

“Sempre vimos muitas construtoras registrando manualmente o controle de empréstimo de máquinas e ferramentas. Esse modelo de processo é passível de erro, que reflete em prejuízos financeiros para os envolvidos”, explica Silvio José Etges, gerente de produtos da Teclógica empresa desenvolvedora do Mobuss Construção. 

“Após a abordagem da Caprem, seguindo a metodologia dos demais módulos do Mobuss Construção, decidimos por desenvolver o módulo de Insumos focando em implantações rápidas e simplificadas para o cliente, produzindo resultados efetivos desde a primeira semana de uso”, ressalta Etges.

Antes de adotar o módulo de Insumos do Mobuss Construção, a Construtora Caprem controlava os materiais utilizados em obras por meio de um Sistema ERP e de planilhas de Excel.

“Apesar de existir um controle, ele não era efetivo, já que não tínhamos uma visualização do que estava sendo movimentado entre obras e dentro delas. Precisávamos de algo maior para, por exemplo, evitar perdas de equipamentos de alto custo em desmobilização de obras”, conta Vinicius Massini, gestor de TI da Construtora Caprem. 

Com a nova solução, que vai atender as áreas de almoxarifado e suprimentos, a expectativa da empresa é erradicar a perda de materiais e equipamentos, além de saber, com precisão, o que está sendo utilizado diariamente em cada empreendimento.

Módulo de Insumos na prática

As funcionalidades do módulo de Insumos do Mobuss Construção estão divididas da seguinte forma: 

  • Cadastro de insumos: onde é permitido que o usuário insira novos insumos, inclusive com associação a um QR Code, com seus respectivos locais de estoque e quantidades cadastradas. 
  • Função movimentação: onde registra-se ações de entrada e saída, caracterizando uma transferência desses insumos. 
  • Função Baixa: serve para retirar os itens do controle, seja por extravio, descarte, furto ou outro motivo qualquer. 

Todas as funções permitem gerar relatórios que podem ser exportados para Excel. Além disso, a ferramenta está habilitada para imprimir as etiquetas de QR Code.

“A visão de estoque permite saber onde e com quem estão as máquinas ou ferramentas, tanto em obras quanto em almoxarifados, além de permitir uma análise detalhada das movimentações, caso seja necessário. 

Com o novo módulo de Insumos, a desmobilização de uma obra gerará um inventário de equipamentos devolvidos que poderão ser distribuídos novamente para outras obras, proporcionando um reaproveitamento consciente e eliminando o desperdício com aquisições desnecessárias», destaca Etges.

O Mobuss Construção foi desenvolvido para garantir às construtoras o gerenciamento das obras com agilidade e menos custo. 

Além do módulo de Insumos, o software possui outras funcionalidades relacionadas:

  • Gestão de projetos;
  • Apontamento da produção;
  • Apropriação;
  • Gestão de documentos e registros;
  • Segurança do trabalho;
  • Gestão da qualidade;
  • Vistoria e entrega;
  • Assistência técnica.

Quer ver uma demonstração do módulo de Insumos? Então entre em contato.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *