Como fidelizar clientes e manter a credibilidade da sua construtora

Saber como fidelizar clientes é um grande desafio para as construtoras. Contar com uma equipe de primeira, usar materiais de qualidade e aplicar as tecnologias mais avançadas é essencial .Caso contrário, todo o trabalho dedicado à sua construtora pode ser em vão!

Na era da Transformação Digital, é imprescindível estar atento(a) à desejos, necessidades e expectativas dos consumidores. Isso não apenas no momento de entrega da obra, mas durante todo o processo de construção.

Este post funcionará como um guia para aqueles que buscam mais sobre como fidelizar clientes, aumentar a credibilidade da construtora e agregar valor à empresa.

Como fidelizar clientes: práticas essenciais

É verdade que, com a Internet, pesquisas e comparações online tornaram-se ações quase obrigatórias antes de fechar uma negociação. Porém, no ramo da construção, a própria reputação da construtora perante o mercado desempenha um papel importante sobre o peso da credibilidade do nome. E isso envolve uma série de fatores.

A apresentação do ponto de venda, a qualidade de um atendimento pessoal antes e depois da venda, a capacitação da equipe, os conhecimentos operacionais e o nível de acabamento e material são grandes diferenciais na retenção de clientes do ramo.

No que se refere à entrega de um bom serviço, nem sempre o custo de operação é o principal aspecto a se considerar mediante uma decisão de consumo.

Saber como fidelizar clientes é essencial para manter-se à frente da concorrência. Descubra como dedicar-se mais e melhor à fidelização do público-alvo de sua construtora, de acordo com cada fase do projeto: concepção, execução, entrega e ocupação.

Concepção do projeto

Seu projeto está de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes? Essa é uma das primeiras perguntas a serem feitas ao se pensar na fase de concepção.

Os clientes são as partes interessadas mais importantes em todas as etapas da construção. Essa compreensão deve estar presente desde a concepção do projeto. Para montar esse quebra-cabeças, o qual dará forma a todo o calendário de execução, deve-se realmente conhecer o público que irá usufruir do empreendimento.

Afinal, quais são as suas demandas? Que tipo de produto é necessário para atender estes requisitos e, idealmente, superar todas as expectativas dos consumidores?

Assim, o grande desafio do projetista é concretizar o que foi planejado. Quando isso acontece, fica mais simples estreitar laços com clientes e, consequentemente, aumentar a credibilidade da construtora.

Um bom relacionamento com a equipe também é importante para manter o clima favorável. Uma gestão inteligente diminui imprevistos, economiza investimentos e otimiza a produção e as entregas de qualidade.

Lembre-se que agir em conformidade com requisitos técnicos da obra são maneiras eficazes de como fidelizar clientes. Observe as especificidades de normas como ABNT NBR 15575 e NBR 9050, assim como exigências sustentáveis.

Execução da obra

Esta é a fase de materialização das ideias aprovadas. Portanto, segundo a CBIC, “é de fundamental importância que as diretrizes adotadas para o empreendimento e expressas no projeto na fase de concepção sejam seguidas.”

Estabeleça um relacionamento proativo e centralize os canais de comunicação. Incorporadora e construtora assumem responsabilidades distintas e, por isso, deve haver integração entre os times. Especialmente, no que se refere à gerenciamento da construção, processos de legalização e excelência do atendimento ao cliente durante todas as etapas.

Lembra o que falamos sobre uma comunicação transparente? Compartilhe o andamento da obra e registre o histórico de interação com o cliente. Essa ponte é importante para ser transparente!

Preste sempre atenção aos prazos e requisitos técnicos. Siga o cronograma de execução e orçamentos. Outra consideração da CBIC é certificar-se de que a entrega da documentação seja fiel ao construído. Essa é uma prática eficiente para evitar potenciais conflitos e ter ao seu lado um cliente seguro, satisfeito e, consequentemente, fiel.

Entrega do empreendimento

Primeiramente, esclareça a diferença entre a entrega da obra e do empreendimento. Este é o momento da liberação das chaves e da instalação do condomínio.

Os Manuais de Entrega, Uso e Operação devem estar prontos e revisados pelo construtor. Sua elaboração é de responsabilidade da incorporadora/construtora e precisa atender aos requisitos da norma ABNT NBR 14037.

Caso, lá no início, você consiga estruturar um planejamento detalhado e, durante a fase de execução, seguir o cronograma de acordo com o que foi preestabelecido, a entrega do empreendimento certamente será realizada dentro do prazo. Uma das práticas que ajudam em como fidelizar clientes é aderir o uso da tecnologia. Ela possibilita analisar dados, antecipar problemas e entregar as chaves antes mesmo do prazo final.

Quem investe em ferramentas para o acompanhamento de obras digitalmente mantém uma operação mais lucrativa. Além disso, soluções online geram decisões acertadas, de forma ágil e com a possibilidade de visualizar indicadores em tempo real.

O “Habite-se” é outro documento extremamente importante para manter a credibilidade da construtora, uma vez que oferece uma série de garantias a todos os envolvidos. Como você sabe, o documento é uma maneira de comprovar que o imóvel foi construído de acordo com as normas estabelecidas pela prefeitura.

Serve, ainda, como segurança para o proprietário. Revela a preocupação da construtora com relação à qualidade da entrega e ao bem estar dos futuros moradores. Podendo contribuir, dessa forma, na valorização da marca e também na fidelização dos clientes.

Este também é o momento de esclarecer dúvidas e questionamentos do consumidor, ainda que o mesmo já tenha recebido os respectivos manuais. Um diferencial que certamente ajudará a estreitar o relacionamento com o cliente é o uso de cartilhas, roteiros e vídeos explicativos. A ideia é facilitar a comunicação e os processos.

Prepare a sua equipe para prestar orientações e receber possíveis reclamações ou críticas. Inspire confiança, faça promessas que possa cumprir e agende vistorias com antecedência. Reúna todo o material destinado ao síndico, incluindo manuais setoriais e explicativos sobre normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), trabalhistas e tributárias.

Por fim, antes da entrega, faça uma verificação geral. Essa prática previne e ainda identifica falhas que podem comprometer a conclusão do projeto, especialmente de áreas comuns e unidades privativas.

Pós-entrega e assistência técnica

Chegamos à etapa final do projeto de construção e fidelização de clientes. Neste momento, atente-se ao programa de manutenção. Uma vez que, não sendo implantado de acordo com as exigências da norma ABNT NBR 5674 e conforme as orientações descritas nos manuais, é capaz de perder garantias dos sistemas.

A tecnologia já oferece funções específicas para a fase de pós-entrega das chaves. Ela fornece total controle sobre o atendimento técnico prestado aos clientes, desde a solicitação até sua resolução.

Históricos integrados apontam os prazos, as resoluções e os fluxos de mensagens. Além disso, contempla o agendamento de vistorias e o controle do atendimento através de um painel de operações online, em tempo real.
Hoje, empresas têm enxergado no pós-venda uma forma de aprimorar o relacionamento com os clientes, além de garantir a confiança e a credibilidade no mercado.

É fundamental, ainda, que as empresas busquem a melhoria contínua de seus processos, mantenham o cliente como foco das operações. Que também sejam transparentes nas negociações e organizem uma equipe bem informada e treinada.
Dessa maneira, é possível reter e/ou atrair novos clientes. Já que a satisfação é um dos fatores que levam os clientes a realizarem indicações de novas vendas.

Ainda tem dúvidas sobre como fidelizar clientes? Deixe sua questão nos comentários!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *