Por que investir em um software para construção?

Atualmente, usa-se a tecnologia em praticamente todas as áreas de uma empresa. Mas ainda há soluções tecnológicas que podem ser mais conhecidas e aproveitadas, como um software para construção, em substituição aos já antigos e pouco eficientes métodos de controle.

As empresas dedicadas à construção podem se valer de um software a fim de melhorar seus processos e conseguir melhores resultados aliando uma solução de tecnologia eficiente com a mobilidade. Hoje, já é possível controlar indicadores da obra sem precisar se deslocar do escritório.

Neste post, veremos por que você deve investir em um software para a construção em sua empresa. Então, continue lendo e confira tudo sobre o assunto!

Como funciona um software para construção?

Softwares de gestão reúnem e automatizam processos e informações úteis para a execução de diferentes tarefas em um canteiro de obras, permitindo o acompanhamento do começo ao fim do projeto, melhorando a gestão da obra e até mesmo possibilitando a mobilidade.

O uso dessas soluções permite multiplicar a eficiência e a produtividade, aumentando também o potencial competitivo da sua empresa.

Software para construção possibilita a organização nas etapas do planejamento e execução

As fases de um projeto de construção podem ser complexas e precisam de monitoramento adequado. Assim, o software de gerenciamento de obras será um grande diferencial, permitindo o acompanhamento de cada etapa conforme a realidade da obra.

Por meio da ferramenta, é possível realizar o acompanhamento dos processos em tempo real, facilitando a comunicação entre os membros das equipes e a retificação rápida de eventuais falhas, possibilitando projeções e o gerenciamento de forma proativa. Ele também permite gerenciar documentos reunindo vários dados em um só local.

Integração e segurança com um software para construção

O software permite a integração das informações em todas as etapas de uma obra, conectando todos os setores e colaboradores. Assim, é possível fazer a devida ligação entre projeto e execução, tornando a última plenamente compatível com a primeira e, por outro lado, ajustando o projeto à realidade e às necessidades da execução.

O software ainda permite o controle de segurança de todos os profissionais dentro da obra. Assim, é possível ter uma gestão organizada e proativa de segurança, com um acompanhamento efetivo de aspectos importantes — como reuniões, uso de EPIs e EPCs, documentos trabalhistas, treinamentos e exames.

Vale lembrar que a preocupação com a segurança é obrigação de toda empresa, visto que a própria legislação define regras para o uso de determinados equipamentos de trabalho (EPIs e EPCs) e para a necessidade de treinamentos e da realização de exames nos funcionários, conforme as normas reguladoras.

Aliás, um case de sucesso que exemplifica o quanto a integração e a segurança contribuem para o melhor desempenho de uma empresa é o da Odebrecht, que adotou uma solução tecnológica para gerir o canteiro. A ferramenta ainda foi integrada em catracas colocadas nas portarias e passou a funcionar identificando os profissionais da obra, permitindo um controle mais rigoroso de todas as pessoas com acesso à empresa e suas documentações

A redução de custos e economia de tempo com um software para construção

Outro ponto importante a ser ressaltado é que, sem o uso de um sistema automatizado, o fluxo de informações não alcança a mesma fluidez, podendo demorar um tempo muito grande para que elas cheguem ao escritório, por exemplo.

Quando as informações são processadas manualmente, o gerenciamento pode gerar um dispêndio maior de tempo, com dados vulneráveis a falhas e enganos, comprometendo a confiabilidade das informações.

Redução de custos envolve todos os recursos que serão empregados na construção, e os resultados serão medidos por meio de indicadores que permitem a análise do desempenho da mão de obra e equipamentos.

Usando um software, a empresa faz uma análise minuciosa do custo de mão de obra e reduz custos com retrabalhos, perda e desperdícios de materiais, equipamentos e máquinas — e assim por diante.

Um software para construção tem possibilidade de acesso em qualquer lugar

As dificuldades no acompanhamento das obras é um dos problemas mais graves para o gestor, principalmente quando há mais de uma obra para ser gerenciada, espalhadas por lugares diferentes e, não raro, muito distantes uns dos outros.

É importante escolher um software de gerenciamento de obras que utilize a tecnologia Cloud Computing, ou seja, que ofereça alta disponibilidade, sem ter a necessidade de servidores próprios.

Se o sistema estiver disponível on-line e off-line, permitindo acesso no tablet sem conexão à internet, pode-se trabalhar tranquilamente de onde estiver. O gestor será capaz de gerenciar suas obras remotamente de qualquer lugar, valendo-se de grande diferencial competitivo no mercado.

E você? Já utiliza um software de gerenciamento de obras na execução de seus projetos? Deixe-nos o seu comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *