Por que um software de mobilidade para construção civil é tão importante?

Em um mercado cada vez mais competitivo, se manter atualizado e investir em soluções tecnológicas passou a ser praticamente um pré-requisito para alcançar o sucesso nos empreendimentos. Por isso, as empresas do ramo precisam conhecer e escolher um bom software de mobilidade para construção.

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre software de mobilidade em áudio!

 

Com essa ferramenta, é possível otimizar os processos construtivos, aumentando a produtividade enquanto diminui-se os prazos e gastos desnecessários.

Os softwares de mobilidade são o perfeito exemplo de uma solução que une a modernidade e o uso de dispositivos móveis, com funcionalidades que permitem otimizar as etapas de uma obra, dentro e fora do canteiro.

Esse tipo de solução é capaz de otimizar o processo de controle de fornecedores, colaboradores, equipes terceirizadas, registros, maquinários e serviços, apresentando indicadores que ajudam na tomada de decisões mais assertivas na gestão das obras.

Quer saber mais sobre esses softwares? Preparamos um conteúdo especial focado nesse tema. Continue a leitura!

O que é um software de mobilidade?

De maneira geral, podemos dizer que um software de mobilidade de construção é aquele que permite que os profissionais o utilizem através de dispositivos móveis, como celulares, tablets e notebooks.

Ele é uma solução tecnológica que permite realizar e otimizar tarefas através de um programa configurado para funcionar em vários dispositivos, de qualquer lugar, seja no canteiro de obras ou no escritório e a qualquer momento.  

Por isso, eles são a escolha ideal para quem busca otimizar a produtividade, qualidade e o controle nas obras.

Destacamos as 4 grandes vantagens de adotar um software de mobilidade para construção. Acompanhe! 

Melhora na comunicação

Com o uso de um software de mobilidade, a comunicação entre os profissionais pode ser feita de maneira remota. Assim, as conversas e reuniões podem ser realizadas com cada profissional em um local diferente.

Com isso, a comunicação entre o pessoal do canteiro de obras e o do escritório fica muito mais fácil .

Além disso, o software permite maior riqueza no detalhamento e compartilhamento das informações, disponibilizando recursos como áudios, fotos e vídeos.

Assim, é possível evitar interpretações incorretas que podem gerar a necessidade de retrabalhos. Isso também facilita o entendimento das tarefas e direcionamentos, economizando tempo e consequentemente aumentando a produtividade.

Maior controle da construção

Para os gestores, manter o controle de todas as frentes da obra é uma tarefa muito difícil. Por isso, investir na adoção de um software de mobilidade para construção é uma solução inteligente para garantir que os processos construtivos sejam controlados com eficiência, inclusive de maneira remota.

Com funcionalidades como formulários dinâmicos, os profissionais da gestão podem tomar decisões com mais agilidade e de forma mais assertiva.

Dessa forma, as chances de retrabalhos são minimizadas e a produtividade na obra aumenta. Além de também evitar que os profissionais fiquem ociosos, aguardando uma solução para os problemas.

Mais agilidade nos processos

Um software de mobilidade garante maior agilidade na coleta, registro e acesso de informações, com ou sem acesso à internet.

Com a possibilidade de utilizar formulários pré-configurados e preenchimento por comando de voz, fotos e outros recursos, fica mais fácil, intuitivo e rápido registrar as informações no canteiro de obras. Assim, os profissionais economizam tempo e podem focar na otimização de outros processos.

Além disso, a mobilidade permite que as informações sejam acessadas de maneira ágil em qualquer lugar e a qualquer hora. Isso permite a gestão de diversas obras, além de aumentar a produtividade, já que permite tomadas de decisões mais rápidas.

Os softwares de mobilidade para construção também armazenam tudo de maneira integrada e organizada, tornando ainda mais rápido e intuitivo o processo de pesquisar e acessar os dados.

Segurança otimizada

Garantir e acompanhar o uso de EPIs por todos os colaboradores no canteiro de obras é um processo ineficiente e improdutivo se realizado de maneira manual. Já com o uso de um software de mobilidade para construção os profissionais podem registrar, através de celular ou tablets, a retirada ou entrega dos EPIs em tempo real. Dessa forma, o gestor consegue controlar, inclusive remotamente, o uso dos equipamentos de proteção na obra.

Os softwares possibilitam também a inclusão de informações como as datas de inspeção e validade dos EPIs, enviando alertas automáticos quando esses prazos vencem. Além disso, os profissionais podem informar sempre que um equipamento estiver estragado ou com defeitos.

É possível integrar a tecnologia também com uma catraca na portaria das obras, bloqueando funcionários com treinamentos ou documentos de segurança pendentes, por exemplo, evitando multas para a empresa. 

Garantindo que eles estejam sempre em conformidade e melhorando a segurança na obra.

A solução Mobuss Construção

Uma das opções de software de mobilidade para construção é o Mobuss Construção, focado na gestão e gerenciamento de obras. 

A solução conta com dez módulos que se integram e abrangem uma grande parte dos processos construtivos. Desde a etapa inicial, com o módulo de projetos, passam pelos apontamentos,  segurança, gestão de documentos, controle de insumos, qualidade,  e vão até a etapa de vistoria e entrega e assistência técnica pós-obra.

Por isso, o software é uma solução completa para as empresas que precisam de um melhor e maior controle dos processos construtivos. Ele é ideal para as empresas que precisam gerenciar suas obras, contando apenas com um dispositivo móvel.

Tudo isso graças ao auxílio da mobilidade, que garante mais agilidade na coleta, registro e análise dos dados obtidos no canteiro. Assim, é possível melhorar a qualidade dos serviços prestados, reduzir os prazos de entrega e aumentar a rentabilidade dos empreendimentos.

Com todas essas informações, fica claro que adotar um software de mobilidade para construção é investir na modernidade. Aplicar essas soluções tecnológicas nos seus projetos garantirá mais agilidade, produtividade e qualidade a suas obras.

Por isso, é preciso escolher o software mais adequado para a sua empresa e aproveitar ao máximo suas funcionalidades. Assim, os empreendimentos têm mais chances de sucesso e uma maior rentabilidade.

Agora você já sabe o que é um software de mobilidade para construção e algumas das suas vantagens para o gerenciamento completo de obras.Se ficou com alguma dúvida, é só comentar aqui embaixo e não esquecer de continuar acompanhando os posts no blog.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *