Entenda como a mobilidade pode ser uma extensão do seu ERP

As empresas de construção civil estão buscando cada vez mais soluções tecnológicas que podem ajudar a melhorar seus resultados. Nesse aspecto, os ERPs que existem no mercado são boas ferramentas de gestão que contribuem para a melhoria e maior controle dos processos internos das empresas.

No entanto, o canteiro de obras — que é um dos pontos principais e chega a ser responsável por mais de 50% dos custos totais de uma obra — muitas vezes não é beneficiado por essas tecnologias, tendo em vista que o canteiro e o escritório geralmente ficam localizados em pontos distintos. 

No texto de hoje vamos falar como a mobilidade de sistemas de gerenciamento pode ser uma extensão do seu ERP e atender a aspectos que hoje ele não atende e, ainda, como pode ajudar a melhorar os processos que ocorrem nas obras. Acompanhe!

Sistemas de gestão de obras e ERP são a mesma coisa?

O ERP, sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, é um software robusto que busca fazer a gestão integrada dos processos de uma empresa em uma única plataforma. O objetivo principal é melhorar e facilitar o fluxo de informações internas, agilizando e automatizando os processos. Os ERPs podem ser aplicados em diversos setores, inclusive na construção civil, já que são mais genéricos e abrangentes.

Os sistemas de gestão de obras, por outro lado, surgiram especialmente para o setor da construção civil, em resposta aos problemas e necessidades específicas das obras. Eles foram criados e pensados para solucionar e otimizar processos de uma construção. Os softwares de gestão de obras, apresentam soluções como mobilidade, maior controle do canteiro e módulos para diferentes etapas de uma construção.

Portanto, a principal diferença entre um ERP e um sistema de gestão de obra é que o ERP é abrangente e foca no backoffice, como a área contábil e fiscal, de empresas de vários setores. 

Já o sistema de gestão de obras é voltado para as empresas da construção civil e é desenvolvido pensando nas peculiaridades e necessidades específicas de cada uma. 

Afinal, o que é mobilidade na construção civil?

No que diz respeito à tecnologia, a mobilidade é a possibilidade de qualquer usuário que utilize a internet e/ou outros aplicativos, possa realizar suas atividades em qualquer lugar, a qualquer momento, através de dispositivos móveis — smartphones ou tablets — a fim de obter ou transmitir informações com rapidez, eficiência e precisão. 

Assim, contar com uma solução de mobilidade significa ter mais liberdade na hora de se comunicar, fazer registros e acessar informações.

Em uma obra, a mobilidade permite que os profissionais do canteiro e do escritório se comuniquem com mais eficiência e rapidez. A mobilidade permite ainda que o gestor tenha maior controle sobre todas as frentes de trabalho, melhorando a precisão e produtividade. Além disso, a mobilidade otimiza a tomada de decisões, que pode ser feita com mais rapidez através da comunicação remota e de registros como fotos e vídeos.

Porque utilizar a mobilidade como a extensão do ERP?

Como dissemos inicialmente, o ERP contempla algumas rotinas importantes da empresa, como contabilidade, financeiro, comercial, entre outras. No entanto, muitas empresas da construção civil ainda acreditam que investir apenas em um ERP pode ser a solução para problemas gerenciais.

Contudo, o ERP engloba apenas processos e rotinas relacionados ao escritório e muitas vezes não se estende às necessidades do canteiro de obras. E é aí que a solução de mobilidade corporativa entra. 

Nesses casos, ela funciona como uma extensão do ERP, possibilitando maior controle das informações do canteiro e também de outros processos externos, como por exemplo, a entrega dos empreendimentos.

Isso porque, dessa forma, é possível acessar informações importantes a qualquer momento e gerar relatórios que podem ajudar os gestores na tomada de decisão sem haver a necessidade de realizar deslocamentos ou envolvimento de outros colaboradores, fator que, muitas vezes, acaba atrasando todo o processo.

Quais vantagens a mobilidade oferece na construção civil?

Agilidade nos processos

Poder se comunicar de qualquer lugar, seja no escritório ou no canteiro e, ainda, acessar e registrar informações remotamente, faz com que a execução dos serviços seja muito mais ágil. Inclusive podendo registrar as informações em lugares remotos, sem internet. Com isso, os profissionais perdem menos tempo realizando trabalhos manuais ou tendo que ir até o escritório para registrar, comunicar ou acessar alguma informação.

Rápido acesso aos dados

Com auxílio da mobilidade, os profissionais podem acessar os dados, que ficam seguros no sistema, a partir de um dispositivo móvel. Além disso, nos softwares de gestão de obras, é possível organizar as informações separadas, de acordo com o nome do empreendimento, pavimento, bloco ou etapa da construção, por exemplo..

Facilidade na tomada de decisão

Com uma comunicação mais eficiente graças à mobilidade, os profissionais podem tomar as decisões de forma mais ágil. Isso porque, existe a possibilidade de transmitir e registrar imagens e vídeos em tempo real, tornando a tomada de decisões muito mais precisa e assertiva  já que se baseia em dados concretos.

Redução de custos

Todos os benefícios que citamos acima, como tomadas de decisões mais rápidas, comunicação mais eficiente e fácil acesso de dados, consequentemente também geram uma redução nos custos. 

Isso resulta em um maior controle das frentes de trabalho e, ainda, é possível evitar problemas e retrabalhos, diminuindo os custos com gastos desnecessários. Como foi o caso da construtora Vectra que economizou R$53 mil com o Mobuss Construção.

Como iniciar a implementação de um sistema móvel?

Há a possibilidade de ter a mobilidade como uma extensão do ERP da empresa, pois softwares de mobilidade corporativos como o Mobuss Construção, possuem integração com ERPs existentes no mercado. 

Todas as ações que são tomadas externamente, como a solicitação de materiais, por exemplo, são integradas ao sistema. Assim como qualquer alteração que seja realizada em escritório, se estende também ao trabalho externo. 

Em adição, é possível ter maior controle sobre as perdas, os materiais utilizados, as ferramentas e a produtividade da equipe externa, o andamento da obra e das rotinas dos canteiros de obras.

A mobilidade é um recurso tecnológico cada vez mais presente na vida das pessoas e na rotina das empresas, e tem se mostrado cada vez mais necessária para que as empresas possam se organizar e controlar melhor seus processos

Nesse aspecto, a mobilidade como extensão do ERP é fundamental para que as empresas consigam maior controle, eficiência e redução de custos nos canteiros de obras e atividades posteriores ao canteiro, como a entrega de chaves e a assistência técnica.

O que achou deste artigo? Como é feito o controle de obras em sua empresa? Compartilhe suas experiências e opiniões conosco aqui nos comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *