Usando a mobilidade no programa de qualidade PBQP-H

O Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) foi criado em 1991 e tem como objetivo avaliar a conformidade de Sistemas de Gestão da Qualidade em níveis adequados as características específicas das empresas do setor de serviços e obras atuantes na Construção Civil, visando a contribuir para a evolução da qualidade no setor.

Sendo constituído de métodos de avaliação, controladores de qualidade e sistema evolutivo, é necessário que a empresa cumpra com todos os requisitos a fim de estar apta a obter benefícios que o programa oferece, tais como: linhas de crédito diferenciadas e assessoria técnica que visa tornar a obra mais eficiente.

Projetos sociais altamente visados como o Minha Casa, Minha Vida só permitem a participação de empresas cadastradas no PBQP-H. Há também bancos que fornecem linhas de crédito apenas para empresas certificadas no Programa.

O PBQP-H atua em etapas, então é necessário ser aprovado em cada uma delas para prosseguir. Assim que aprovada, a empresa solicitante deve alcançar outros níveis de certificação em um prazo de até 3 anos. A não obtenção desses certificados exclui automaticamente a empresa da lista de contempladas pelo PBQP-H.

É importante lembrar que para se manter dentro do programa, é preciso conquistar certificações que vencem anualmente. Estima-se que aproximadamente três mil empresas ativas façam parte do programa atualmente. Muitas delas ressaltam que o PBQP-H é um fator de diferenciação no mercado.

Para que isso seja alcançado, uma das tendências de mercado que têm se mostrado grande aliada do setor, em prol de uma maior qualidade e controle em todos os aspectos, é a da utilização de tecnologias móveis.

Aplicativos para dispositivos móveis (como tablets e smartphones) especializados no gerenciamento de obras oferecem funcionalidades que podem otimizar o controle dos processos dos Sistemas de Gestão da Qualidade e por conseqüência facilitam a manutenção das exigências de programas como o PBQP-H.

Esse tipo de solução permite realizar as inspeções ou auditorias da qualidade por meio de formulários dinâmicos, permitindo uma rápida tabulação de dados para serem disponibilizados para análises. Isso causa uma diminuição significativa no retrabalho de digitação de respostas coletadas em papel, por exemplo, além de possibilitar assinaturas eletrônicas com aceite digital.

Possibilita também registrar e acompanhar não conformidades; anexar evidências como fotos e arquivos; visualizar documentos como PDF, DWG, DOC e XLS; criar um dashboard de acompanhamento da qualidade; gerenciar documentos e lista-mestra de cada obra; gerenciar treinamentos e agendar o controle de inspeções.

Com essas e outras funcionalidades disponíveis no módulo de Qualidade é possível reduzir o tempo necessário para realizar as análises e tomadas de decisão, o que resulta em mais qualidade para o produto final, impulsionando a rentabilidade do projeto e também reduzindo custos futuros com a assistência técnica ao produto entregue.

Descubra mais possibilidades e benefícios que a mobilidade pode trazer ao PBQP-H e outras aplicações na construção civil:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *