Vantagens da tecnologia mobile para a gestão do canteiro de obras

A tecnologia mobile é uma evolução que já fincou raízes em quase todos os segmentos econômicos. De acordo com a consultoria IDC, o ano de 2014 baterá recordes de vendas de tablets e smartphones, chegando a impressionantes 84 milhões de unidades.

A boa notícia é que a mobilidade tem se mostrado excelente para todas as fases da construção civil. Softwares que podem ser acessados de dispositivos móveis ajudam a tornar o fluxo de trabalho contínuo, com total controle sobre custos.

Há ferramentas que ajudam a eliminar gargalos nas três fases da construção e que podem dar flexibilidade de movimentação aos profissionais, por meio de tablets, smartphones e outros. Como o número de profissionais envolvidos varia de obra para obra, a gestão automatizada em mobile agiliza os processos, gerando ganho de tempo e minimizando custos.

Veja as principais vantagens de investir na tecnologia mobile para a gestão do canteiro de obras, tanto no início da obra quanto durante a construção:

No início da obra
Até pouco tempo atrás, era impossível imaginar um canteiro de obras conectado à internet. Nesse sentido, a tecnologia mobile tem sido excelente para agilizar a comunicação, permitindo encurtar distâncias.

Estabelecer comunicação entre os dispositivos ficou muito mais fácil. Além das tecnologias 3G e 4G, há equipamentos que possibilitam a criação de pontos de acesso que fornecem conexão à internet para múltiplos dispositivos simultaneamente, além de permitir uma qualidade de conexão maior do que a obtida caso cada dispositivo móvel opere individualmente.

Há ainda produtos que oferecem um conjunto completo de voz integrada e comunicações de dados (Wi-Fi, voz, dados e PABX) e podem ser implantados de forma rápida e prática.

No fluxo de trabalho
No que diz respeito ao andamento do trabalho a automatização também pode ser muito eficiente. Tablets, por exemplo, são muito relevantes para o gerenciamento móvel de projetos, pois têm tamanho ideal e podem ser levados para diversos locais sem complicações.

Além disso, aplicativos que auxiliam os profissionais podem ser baixados com facilidade nesses aparelhos e os serviços de “nuvem” trazem a segurança da informação.

De construtores a supervisores, passando por arquitetos e engenheiros, os softwares operados em dispositivos móveis beneficiam a todos os profissionais envolvidos, pois são excelentes para criar e compartilhar projetos, contratos, esquemas e outros documentos importantes para o andamento da obra.

Controle de ativos e vigilância do canteiro de obras também podem ser feitos com tablets, notebooks ou webcams dos mais variados formatos. As soluções também auxiliam no recolhimento das informações em tempo real, dando subsídios para controle de equipamentos, assistência técnica e vistorias, permitindo uma gestão mais estratégica.

Há inúmeras combinações tecnológicas para tornar a gestão da construção civil mais eficiente e inteligente. A tecnologia móvel é o que permite que estas ferramentas cheguem aos profissionais no dia a dia do canteiro de obras. Afinal, quanto mais profissionais estiverem envolvidos com a gestão estratégica dos negócios, melhor será o resultado.

Você já está preparado para a tecnologia mobile na gestão do canteiro de obras?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *