Dicas de organização no canteiro de obras

A organização no canteiro de obras é fundamental para garantir que não haja desperdícios de mão de obra ou de materiais, falhas na execução e que o trabalho ocorra da melhor maneira, conforme o planejado. Dessa forma, é possível evitar futuras dores de cabeça e assegurar que a qualidade final do projeto não seja prejudicada.

Veja abaixo algumas dicas para melhorar a gestão e organização no canteiro de obras e otimizar trabalhos!

Faça um planejamento do canteiro

Ninguém inicia uma obra antes de fazer um planejamento cuidadoso dela. Mas e o planejamento do canteiro? Também é feito com o mesmo cuidado?

Locais necessários

Antes de tudo, é preciso avaliar quais instalações serão necessárias na obra: tapumes, escritório, banheiros, almoxarifado, depósitos e carpintaria são alguns dos locais que facilitam a organização no canteiro, sendo necessários dependendo do tamanho do projeto.

Otimizando a distribuição dos espaços

Cada local tem sua funcionalidade específica e é preciso atentar-se a isso na hora de determinar a localização de cada um dentro do espaço do canteiro.

O almoxarifado, por exemplo, precisa ter uma localização privilegiada, estando próximo do local de entrada dos materiais e, ao mesmo tempo, de fácil acesso do local de utilização deles.

Depósitos de materiais como areia, brita e ferro precisam ter acesso à entrada de caminhões, e os corredores de passagem desses locais para a obra devem ser bem estabelecidos pois, quanto mais deslocamentos do material, maior a quantidade desperdiçada.

Gestão dos recursos

Materiais

Durante o planejamento é essencial que se faça uma lista com a previsão dos materiais necessários para cada etapa da construção. Compre a quantidade certa para cada fase, evitando desperdícios. Na hora de armazená-los, pense na especificidade de cada item: sacos de cimento e argamassas, por exemplo, devem ser guardados longe de umidade e calor excessivos, enquanto telhas e tijolos precisam estar em pilhas, evitando quebras.

Mão de obra

A gestão da mão de obra é um dos maiores desafios enfrentados na organização de um canteiro. Para garantir eficiência, é preciso controlar as atividades e processos produtivos, o desempenho dos serviços, e gerenciar a mão de obra de forma a assegurar que está se obtendo a melhor produtividade possível.

EPI

Outra questão importante é a gestão dos equipamentos de proteção individual. Uma obra pode gerar muito desperdício nessa área se não fizer o controle da entrega, troca, devolução dos EPIs e forma de utilização. Esse controle deve ser feito diariamente para que o planejamento inicial de compra desse material seja respeitado e não gere custos extras para a obra, por perda ou extravio dos itens.

Tudo isso pode ser facilitado com a ajuda do software da Mobuss Construção. Ele oferece diversas funcionalidades que colaboram com a organização no canteiro de obras. Desenvolvido especialmente para gerenciamento de processos da construção civil, o programa pode ser instalado em dispositivos móveis, como tablets, dando mais mobilidade à gestão do projeto.

Quer saber mais sobre dicas para melhorar a gestão em sua obra? Assine nossa newsletter e veja como o Mobuss pode ajudá-lo a garantir eficiência nos seus processos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *