4 características importantes ao escolher um software para o setor da construção

A inserção de tecnologias inovadoras na indústria da construção, em forma de SaaS (Software como Serviço) ou de aplicativos, tem se mostrado como a grande tendência do setor: afinal, essa possibilidade ajuda a promover maior integração das equipes, agilizar trabalhos e diminuir o tempo de resposta entre todas as camadas envolvidas, inclusive, as de atendimento direto ao cliente, que dependem, muitas vezes, de sincronia entre as informações tratadas na obra.

Porém, na hora de escolher um software de construção, alguns gestores ainda ficam na dúvida sobre qual opção, bem como quais as características mais importantes a serem observadas em cada um, a fim de que atendam exatamente às necessidades de seus negócios. Por isso, neste post detalharemos o que deve ser levado em consideração para a escolha do software ideal e como estes fatores podem afetar a experiência do usuário. Acompanhe.

Diferenciais perante o mercado

Dentre todas as funcionalidades que um software voltado ao setor da construção pode oferecer, algumas características ganham destaque, como:

  • Controle da mão de obra e dos equipamentos;
  • Gestão da segurança, com o planejamento das reuniões de segurança, documentação trabalhista e entrega de Epis,
  • Gestão eficiente da qualidade com foco no “Produto e Processo” com aderência total aos programas de qualidade;
  • Avaliação e atendimento rápido e eficaz das ocorrências de assistência técnica,
  • Controle e acompanhamento visual da fase de entrega das unidades e áreas comuns do empreendimento,
  • Gestão das informações e documentos que circulam na obra.

Mobilidade

Acessar informações e documentos a partir de dispositivos móveis, em qualquer ponto da obra em que se esteja e precise consultá-los ou aplicá-los, até mesmo acessando remotamente de outro local ou de um escritório, é uma grande vantagem. Permitir ao gestor essa interação via dispositivos móveis, por exemplo, é um grande diferencial.

Da mesma forma, poder alimentar seu sistema com novas informações e fazer a captura móvel de dados é algo que agiliza bastante o andamento dos projetos e otimiza o gasto com outros recursos, evitando retrabalho por desencontro de informações possivelmente coletadas em outro ponto ou repassadas para as equipes. Tais informações também podem ser atualizadas a tempo de otimizar o fluxo de trabalho, mantendo o gestor a par e sob controle de tudo constantemente.

Integração e facilidade de comunicação entre as equipes

A possibilidade de compartilhar informações em tempo real com toda a equipe é outro item a ser observado. Se houver comunicação ágil, fácil e em simultaneidade com processos cruciais das obras, os índices de falhas diminuirão e a construção ganhará força.

Sem contar que um aplicativo que permita controlar em tempo real tudo o que acontece na construção e ter um canteiro de obras online contribui grandemente para o controle da produtividade e para o acompanhamento mais completo da utilização dos recursos, evitando desperdícios, podendo interferir a tempo em imprevistos, bem como prever a entrega das etapas das obras mediante o que já vem sendo concluído.

Características do modelo SaaS

É importante verificar todas as características de seu software antes da contratação a fim de eleger aquele que reúne os atributos necessários para atender aos objetivos de sua empresa.

Por exemplo, antes de escolher, verifique se a solução funciona realmente no modelo Software como Serviço. Esta opção possibilita redução e otimização de custos, já que permite contratar uma solução que não precisa necessariamente de um investimento alto em estrutura própria para funcionar e que também atenda às demandas de sua obra. Outro aspecto importante é escolher um software que trabalhe online e offline, assim a solução pode operar em qualquer lugar da obra e nenhuma informação é perdida. Apostando em uma solução por módulos, sua empresa consegue contratar apenas o que ela precisa através do software, podendo tornar essa estratégia escalável de acordo com as necessidades das obras e sem gastos desnecessários em nenhuma etapa.

E agora, você já sabe o que precisa encontrar em seu software para a construção? Ainda tem dúvidas? Então fale com a gente. Deixe seu comentário e participe da conversa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *