Saiba qual a importância da TI para a Construção Civil

No atual cenário mercadológico da construção, o uso de novas tecnologias é fundamental. O que antes era considerado um passo para a modernidade, hoje é uma necessidade, artigo indispensável para que as companhias se destaquem ou continuem atuando no mercado.

As empresas dos dias de hoje estão bem mais competitivas, dinâmicas e globais. O volume de concorrentes, a instabilidade econômica do país e a baixa do setor, exigem a cada dia das empresa mais preparo e jogo de cintura dos gestores unido a uma visão geral do negocio, que somente a TI pode oferecer de forma rápida, inteligente e confiável.

Quer saber como a TI e a inserção de novas tecnologias móveis podem se tornar um diferencial para sua empresa? Então, acompanhe o post de hoje e descubra alguns benefícios dessa prática e como ela é capaz de ajudar na redução de custos. Continue lendo!

Qual a importância da TI nas obras?

As novas tecnologias para a construção civil vão além de colocar computadores, programas de CAD e internet. Trata-se de inserir sistemas específicos para o setor, ou seja, soluções que controlam e auxiliam na gestão dos processos da empresa, e a tecnologia está indo cada dia mais além disto, controlando não somente as atividades internas com os já conhecidos ERPs, nas também as atividades dos canteiros de obras, ou seja, todo o processo construtivo de um empreendimento.

As novas tecnologias, com atributos como a mobilidade corporativa através de dispositivos móveis, geram uma série de vantagens para as construtoras que auxiliam a apontar condições para melhorar os setores deficientes das empresas, confira abaixo:

  • Facilita a gestão de projetos e obras

A TI possibilita a troca de dados e informações dos sistemas gerenciais, administrativos e operacionais. Dessa forma, a gestão de projetos e obras torna-se mais eficiente, uma vez que as etapas e atividades relacionadas à construção dos empreendimentos podem ser executadas, vistas, acompanhadas e avaliadas simultaneamente por toda a equipe que está na obra, bem como pelos gestores e em tempo real.

  • Acelera a produção da obra

As tecnologias inovadoras permitem colher uma série de dados sobre fornecedores, materiais, mão de obra, produtividade, etc. Com isso, sabe-se o tempo de execução de cada etapa, podendo aplicar várias estratégias que permitem acelerar cada ciclo produtivo do empreendimento pela companhia.

  • Melhora a qualidade da obra

Além de acelerar as etapas do empreendimento, a inovação tecnológica permite melhorar ainda os processos de produção das empresas. Pois com controles mais efetivos e possivel acompanhar a qualidade das obras e seguir a risca os critérios estabelecidos pelos seguintes programas: BQP-h, ISO 9001, 14001 e 18001. Pois todas os detalhes são evidenciados, possíveis falhas durante a execução são apontados em tempo para uma ação imediata.

Com essas medidas, muitas empresas conseguiram melhorar consideravelmente a produtividade do empreendimento, devido a velocidade do processamento de dados e a integração dinâmica entre os diversos setores atuantes em uma construção.

  • Redução de custos de produção do empreendimento

Além de melhorar o gerenciamento da obra, a produtividade e agregar qualidade aos serviços de construção, o investimento em tecnologias de informação auxilia na redução do custo total da obra. A economia pode ser vista na mão de obra, horas de serviços, retrabalhos, execução rápida das etapas da obra entre muitos outros.

O mundo da TI e dos dispositivos móveis para a construção

Com tudo o que foi apresentado aqui, as empresas de engenharia e construção têm se preocupado constantemente em estratégias que tornem seus serviços mais rápidos, eficientes a um custo menor. Elas têm conseguido excelentes resultados, investindo em Tecnologia de Informação e softwares que façam o acompanhamento das obras utilizando tablets, smartphones, dentre outros dispositivos móveis. A TI aliada aos recursos móveis já é uma realidade: elas são uma necessidade para o gerenciamento eficiente de qualquer construtora.

Modelos de softwares de mobilidade para a construção

Existem no mercado aplicativos para dispositivos móveis voltados para as indústrias do setor de construção civil capazes de fazer o gerenciamento, a análise e o controle dos processos construtivos, dos equipamentos, segurança, qualidade, mão de obra, assistência técnica, vistoria e entrega e a gestão eficiente dos documentos da empresa, de forma totalmente integrada.

Viu a importância da TI na construção civil e como ela auxilia na redução dos custos? Já conhecia sobre esses recursos? Aproveite o espaço nos comentários para compartilhar suas ideias. Descubra mais sobre as novidades tecnológicas para sua empresa acompanhando nosso blog!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *