A importância do backup para empresas de Construção

A atual época da informatização é uma realidade tão presente nas construtoras quanto os antigos escaninhos e os enormes arquivos físicos utilizados no passado. O mundo está informatizado, e as empresas do segmento da construção civil e pesada que se destacam no mercado são aquelas que sempre acompanham as novas tecnologias para melhorarem seus processos e facilitarem a transmissão de informações e a comunicação nos ambientes internos e externos da empresa.

No entanto, a preocupação das organizações em relação à virtualização de dados corporativos está em protegê-los. A EMC, em parceria com a Vanson Boruno, realizou um levantamento conhecido como Global Data Protection Index, que consultou 125 organizações no Brasil.

A pesquisa mediu os prejuízos financeiros causados por perdas de dados virtuais das organizações pesquisadas. Os prejuízos se referem à contratação de equipes especializadas da área, perdas de serviços e contratos, dentre outros dados relacionados às empresas entrevistadas. Esses valores, devido a esses transtornos, chegaram a R$ 66 bilhões no ano de 2014. Esse rombo financeiro poderia ter sido evitado se houvesse um investimento maior na recuperação de dados virtuais.

A solução para evitar esses transtornos é investir em softwares que garantam a segurança de dados em cloud computing para as empresas. Trata-se de um recurso extremamente importante para sua construtora. Quer saber como? Então, entenda no post que fizemos especialmente para você, a importância do backup para empresas de construção civil. Acompanhe!

Qual a importância do backup para as construtoras?

Devido à complexidade das obras, as construtoras acumulam um volume significativo de informações relacionadas a cada etapa do empreendimento, da concepção do projeto até a assistência técnica.

O backup atua como um mecanismo que evita que dados como plantas, fichas de verificação de serviço e de materiais, informações sobre fornecedores, sejam perdidos completamente.  Para isso, ele guarda uma cópia de tudo que foi registrado pela empresa, podendo ser usado caso haja alguma falha que corrompa a leitura dos dados produzidos.

Caso alguns dados sejam corrompidos dentro do computador, pode-se utilizar a cópia dos dados gerados e assim evitar transtornos que podem prejudicar o desenvolvimento de toda a obra construída pela empresa.

O que causa a perda de dados nas empresas?

Há uma série de fatores que causam a perda de informações armazenadas nos computadores e faz recorrer aos serviços de backup. Os motivos que causam essas panes podem ser:

  • Problemas técnicos nos servidores, placas, cabos e em toda a rede;
  • Quedas e picos de energia;
  • Invasão de vírus e outros malwares que podem corromper e-mails corporativos, páginas virtuais e dados durante trocas de arquivos online;
  • Causas físicas, isso é, incêndios, chuvas fortes, corrosão e outros fatores naturais que causam o comprometimento da estrutura do sistema de informação da empresa;
  • Falhas humanas, tais como não salvar adequadamente as informações geradas e recebidas, bem como ações de má fé do próprio colaborador.

Em caso dos incidentes acima citados, a solução para eles é aplicar corretamente as técnicas de backup para recuperar seu sistema de dados. Entenda a seguir como essa recuperação é feita:

Como é feito o backup?

A restauração do banco de dados para as construtoras não pode ser feita como se faz com computadores pessoais. Em outras palavras, não se pode copiar superficialmente os arquivos, relatórios e informações corporativas — processo esse conhecido como dump. Essa ação não resolve por completo caso haja algum imprevisto que faça as organizações perderem dados valiosos.

Veja abaixo algumas ações que as empresas de construção civil devem fazer:

Emissão de relatórios periódicos

O backup deve ser periódico. Muitas vezes, essa atividade é feita manualmente, demandando muitas horas para ser realizada. Logo, torna-se uma tarefa custosa e não feita de forma constante. Por isso, é necessário enviar relatórios diariamente aos responsáveis por copiar de forma segura os dados recebidos e enviados pela empresa.

Conexão direta ao banco de dados

Muitas vezes, o recurso de backup usado não consegue interpretar os bancos de dados quando transferidos para outros lugares de armazenamento. Por isso, deve-se ter uma solução de nível corporativo que conecta dos dados originais com os espaços onde serão guardadas as cópias destas informações. Com essa atitude, a interpretação de dados corrompidos fica bem mais fácil.

Criptografia dos dados

As transferências de dados de um espaço para o outro devem ser feitas de forma segura. No meio desse processo, pode ocorrer invasão de vírus e malwares, causando a interceptação das informações que estavam sendo copiadas. A criptografia proporciona a segurança necessária aos dados, pois ela insere códigos nos arquivos que não permitem a interpretação desses por pessoas não confiáveis.

Plano de restore

O plano de restore é uma ferramenta imprescindível para o plano de segurança e backup do banco de dados. Ele realiza testes no ambiente virtual corporativo e registra as melhores maneiras de agir no caso de acontecer algum imprevisto que corrompa os dados da empresa.

Com os procedimentos aqui citados, você deve estar se perguntando: «Por que é importante realizar todas as ações de blackout em cloud?».

A importância do backup em cloud computing

O cloud computing é um serviço de armazenamento de dados baseado no conceito de computação em nuvem (cloud computing, em inglês). Os arquivos são salvos em servidores potentes e confiáveis.

A importância desse recurso, além de garantir a segurança das informações, é facilitar o acesso aos espaços onde são armazenados arquivos, relatórios, tabelas etc. Isso acontece porque todos os dados podem ser sincronizados entre dois ou mais computadores. Logo, é possível acessar o banco de dados a partir de qualquer ambiente que tenha conexão com a internet.

Também o motivo pelo qual o backup em nuvem é importante para as empresas é tornar mais rápido e eficiente os procedimentos aqui citados de armazenamento das cópias de segurança.

Como podemos ver, o backup em nuvem é fundamental para atualizar e manter sempre seguras suas informações. Os dados da sua construtora são preciosos demais para serem perdidos! Não espere o problema acontecer para tomar novas medidas!

Aproveite o espaço nos comentários e deixe suas ideias, sugestões e dúvidas sobre os procedimentos de cópia de segurança! Fique por dentro das novidades tecnológicas para sua empresa acompanhando nosso blog!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *