Saiba qual a importância da TI para a Construção Civil

No atual cenário mercadológico da construção, o uso de novas tecnologias é fundamental. O que antes era considerado um passo para a modernidade, hoje é uma necessidade, artigo indispensável para que as companhias se destaquem ou continuem atuando no mercado.

As empresas dos dias de hoje estão bem mais competitivas, dinâmicas e globais. O volume de concorrentes, a instabilidade econômica do país e a baixa do setor, exigem a cada dia das empresa mais preparo e jogo de cintura dos gestores unido a uma visão geral do negocio, que somente a TI pode oferecer de forma rápida, inteligente e confiável.

Quer saber como a TI e a inserção de novas tecnologias móveis podem se tornar um diferencial para sua empresa? Então, acompanhe o post de hoje e descubra alguns benefícios dessa prática e como ela é capaz de ajudar na redução de custos. Continue lendo!

Qual a importância da TI nas obras?

As novas tecnologias para a construção civil vão além de colocar computadores, programas de CAD e internet. Trata-se de inserir sistemas específicos para o setor, ou seja, soluções que controlam e auxiliam na gestão dos processos da empresa, e a tecnologia está indo cada dia mais além disto, controlando não somente as atividades internas com os já conhecidos ERPs, nas também as atividades dos canteiros de obras, ou seja, todo o processo construtivo de um empreendimento.

As novas tecnologias, com atributos como a mobilidade corporativa através de dispositivos móveis, geram uma série de vantagens para as construtoras que auxiliam a apontar condições para melhorar os setores deficientes das empresas, confira abaixo:

  • Facilita a gestão de projetos e obras

A TI possibilita a troca de dados e informações dos sistemas gerenciais, administrativos e operacionais. Dessa forma, a gestão de projetos e obras torna-se mais eficiente, uma vez que as etapas e atividades relacionadas à construção dos empreendimentos podem ser executadas, vistas, acompanhadas e avaliadas simultaneamente por toda a equipe que está na obra, bem como pelos gestores e em tempo real.

  • Acelera a produção da obra

As tecnologias inovadoras permitem colher uma série de dados sobre fornecedores, materiais, mão de obra, produtividade, etc. Com isso, sabe-se o tempo de execução de cada etapa, podendo aplicar várias estratégias que permitem acelerar cada ciclo produtivo do empreendimento pela companhia.

  • Melhora a qualidade da obra

Além de acelerar as etapas do empreendimento, a inovação tecnológica permite melhorar ainda os processos de produção das empresas. Pois com controles mais efetivos e possivel acompanhar a qualidade das obras e seguir a risca os critérios estabelecidos pelos seguintes programas: BQP-h, ISO 9001, 14001 e 18001. Pois todas os detalhes são evidenciados, possíveis falhas durante a execução são apontados em tempo para uma ação imediata.

Com essas medidas, muitas empresas conseguiram melhorar consideravelmente a produtividade do empreendimento, devido a velocidade do processamento de dados e a integração dinâmica entre os diversos setores atuantes em uma construção.

  • Redução de custos de produção do empreendimento

Além de melhorar o gerenciamento da obra, a produtividade e agregar qualidade aos serviços de construção, o investimento em tecnologias de informação auxilia na redução do custo total da obra. A economia pode ser vista na mão de obra, horas de serviços, retrabalhos, execução rápida das etapas da obra entre muitos outros.

O mundo da TI e dos dispositivos móveis para a construção

Com tudo o que foi apresentado aqui, as empresas de engenharia e construção têm se preocupado constantemente em estratégias que tornem seus serviços mais rápidos, eficientes a um custo menor. Elas têm conseguido excelentes resultados, investindo em Tecnologia de Informação e softwares que façam o acompanhamento das obras utilizando tablets, smartphones, dentre outros dispositivos móveis. A TI aliada aos recursos móveis já é uma realidade: elas são uma necessidade para o gerenciamento eficiente de qualquer construtora.

Modelos de softwares de mobilidade para a construção

Existem no mercado aplicativos para dispositivos móveis voltados para as indústrias do setor de construção civil capazes de fazer o gerenciamento, a análise e o controle dos processos construtivos, dos equipamentos, segurança, qualidade, mão de obra, assistência técnica, vistoria e entrega e a gestão eficiente dos documentos da empresa, de forma totalmente integrada.

Viu a importância da TI na construção civil e como ela auxilia na redução dos custos? Já conhecia sobre esses recursos? Aproveite o espaço nos comentários para compartilhar suas ideias. Descubra mais sobre as novidades tecnológicas para sua empresa acompanhando nosso blog!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *