Problema de comunicação afeta o trabalho. Entenda!

A importância da comunicação para o meio corporativo já é bem conhecida pelas empresas e vem ganhando a devida importância nos mais diversos tipo de negócios. Quando a comunicação é bem alinhada e os líderes ou gestores da obras conseguem transmitir as informações com coerência, um projeto não corre o risco de perder materiais ou expor os operários a riscos diversos por um pequeno problema de comunicação.

Cabe ao gestor definir e expor — com absoluta clareza — as metas e atividades de cada profissional envolvido. Esse exemplo retrata apenas um dos aspectos da necessidade de trabalhar a comunicação de forma correta e abrangente. No decorrer deste post, você compreenderá melhor como um problema de comunicação pode afetar (e muito) o seu trabalho!

Líder despreparado: diálogo sem efeito

Uma boa comunicação em um canteiro de obras, por exemplo, não se resume a ter reuniões, quadros de avisos ou instruções transmitidas de forma clara. É preciso ter um profissional chave a quem os demais possam recorrer. Esse profissional, o líder, se não valorizar uma boa comunicação com seus pares e liderados, causará desentendimento de informações e ordens incompletas ou incompreendidas..

Isso tudo gera perca de tempo com a correção de erros e desencontro de demandas com outros setores. Naturalmente, há um desestímulo por parte dos colaboradores da base por não terem, no líder, um parceiro, mas um chefe — que muitas das vezes é visto como um inimigo que apenas impõe ordens e nunca incentiva ou elogia.

Problemas de comunicação corpo

Ambiente mal sinalizado: reverta o cenário

Trabalhar em uma obra é passar o dia em um ambiente que pode proporcionar riscos sérios aos profissionais. Por isso, quando não há uma sinalização adequada, de fácil entendimento e que chama a atenção, o índice de acidentes pode aumentar consideravelmente.

Ao não valorizar uma boa sinalização no espaço da obra, os gestores põem em risco a vida de seus liderados e o bom andamento  do projeto.

Tecnologia facilitadora da comunicação

Imagine a situação: no alto de uma torre de 20 andares em construção, o colaborador responsável pela instalação de uma viga metálica se vê sem material de solda suficiente. Ele precisa pedir mais material no térreo, onde fica o escritório da obra, mas não pode sair de onde está. Então, ele pede para seu auxiliar descer e fazer o pedido. O único elevador da obra, no entanto, está sendo carregado com outros itens para o décimo terceiro andar.

Esse problema de comunicação custa muito para a construtora, pois retarda todo o processo. Por isso, uma construção não precisa de tecnologia apenas em seus maquinários, ela deve estar presente em todas as etapas operacionais, repercutindo em maior produtividade.

Cuidado: problema de comunicação atrasa a obra

Um canteiro de obras sem meios de comunicação oficiais e automatizados pode ser um verdadeiro problema. Pedidos de material não feitos por esquecimento de algum colaborador, e informações desencontradas são apenas duas das falhas em empresas que não investem em comunicação no seu canteiro.

Quando eficaz, a comunicação influencia diretamente na produtividade de suas obras, pois permite que os gestores transmitam informações e demandas de maneira organizada. Quando o problema de comunicação é evidente, informações críticas, como tomadas de decisão necessárias diante de imprevistos são propagadas de modo desordenado e não geram o efeito esperado.

Um Problema de comunicação pode afetar dramaticamente o processo e o resultado da construção. Que meios você usa para facilitar a comunicação na sua obra? Confira como otimizar a comunicação no canteiro de obras garante o sucesso de seus projetos!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *