Software de gestão: 5 dicas para extrair o máximo dessa ferramenta

Em meio a um mercado competitivo, que demanda cada vez mais inovação, qualidade e agilidade nos processos de produção, investir no software de gestão integrada tem sido a solução encontrada por muitas empresas de destaque.

Isso porque a implementação de um software de gestão está diretamente ligada com o aumento da qualidade de gestão dos processos internos, aumento de produtividade e melhoria da qualidade dos serviços ou produtos oferecidos.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post trouxemos 5 dicas para te ajudar a extrair o máximo dos softwares de gestão na sua empresa. Veja a seguir:

5 dicas para utilizar um software de gestão

Defina os processos pelo software de gestão

Antes de implementar qualquer solução na sua empresa, entenda quais são as suas necessidades. Quais são seus objetivos estratégicos? Processos que precisam melhorar? Quais são os maiores desafios que impedem o avanço de sua organização?

Ao analisar claramente os processos internos de sua empresa, fica mais fácil traçar um planejamento preciso a médio e longo prazo, estabelecendo abordagens viáveis. Componha uma lista com os requisitos indispensáveis, como flexibilidade, elaboração de relatórios e integração de sistemas, e opte pela ferramenta que melhor se enquadre nas suas necessidades.

Documentação é fundamental

É claro que é possível tomar decisões baseadas apenas no feeling, mas essa já deixou de ser uma prática realizada pelos CIOs. Para uma gestão ser mais assertiva e precisa, é fundamental documentar e analisar de perto o fluxo de trabalho.

Uma acertada alternativa é confiar em um software de mobilidade corporativa, que se caracteriza como extensão do ERP. Ou seja, enquanto o ERP engloba processos e rotinas de escritório, o software de gestão, a exemplo do Mobuss Construção, agrega dados sobre o canteiro de obras.

Esse tipo de tecnologia tem facilitado a rotina de engenheiros e gestores, pois as informações ficam organizadas, você consegue acessá-las remotamente, indicadores e relatórios podem ser gerados para tomadas de decisão. Em linhas gerais, a empresa consegue ter maior controle sobre as etapas da obra.

Com essa visão geral do negócio, é possível direcionar os esforços para a redução de custos, domínio sobre a produtividade dos colaboradores e equipamentos, manter a qualidade dos processos, entre outros aspectos.

MOBUSS software de gestão de obras

Capacite seus colaboradores

Pouco adianta adotar uma ferramenta eficiente se seus colaboradores encontram dificuldades em utilizá-la! Por isso, é fundamental que o processo de implementação do software de gestão seja transparente, ou seja, que cada gestor e colaborador entenda seu papel no fluxo de trabalho da empresa.

Além da capacitação de funcionários e do fomento de uma cultura de colaboração interna, é indicado estabelecer uma equipe multidisciplinar, composta por representantes de diversos setores da empresa, que tomem a frente na implementação e definição do software de gestão — em outras palavras, a implementação de um software passa a ser uma iniciativa coletiva!

Aposte na integração e na mobilidade

Em tempos de facilidade de acesso à internet e popularização dos dispositivos móveis, ficam para trás as empresas que não se adaptam à integração mobile de plataformas de trabalho.

Por meio da tecnologia, é possível acessar o sistema 24 horas por dia, a partir de qualquer lugar, o que torna o fluxo de trabalho mais ágil, flexível e de fácil gestão. Um dos grandes diferenciais do Mobuss Construção, por exemplo, é sua independência sobre a internet.

Você pode coletar informações  e armazená-las de modo off-line. Assim que encontrar a conexão, os dados serão mantidos e enviados ao Portal web. Para a construção civil essa praticidade torna-se primordial, uma vez que grande parte dos canteiros de obras estão localizados em regiões remotas e distantes do alcance da internet.

Não sabe como isso pode beneficiar a sua empresa? Confira nosso post sobre as vantagens da aplicação de softwares móveis no canteiro de obras.

Avalie os resultados

Se você almeja uma gestão de qualidade, é essencial acompanhar os resultados e impactos nos processos internos da sua empresa, tanto durante quanto após a implementação do software de gestão.

Estabeleça métricas para avaliar se a ferramenta atende aos seus requisitos iniciais, e se houve algum progresso nos objetivos estabelecidos. Outra opção é realizar auditorias internas para confirmar se o software está em conformidade com o planejamento e com as normas estipuladas — dessa forma, qualquer desvio no processo pode ser analisado e imediatamente eliminado.

E não se esqueça: os softwares de gestão também são uma ótima oportunidade para avaliar o desempenho profissional de seus funcionários, ajudando a identificar o que pode ser feito para melhorar sua performance e capacitação pessoal.

Ao final de cada avaliação, gestor e colaborador podem estabelecer metas individuais de produtividade, controlar o avanço físico da obra, prazos de vistoria e entrega, gerir documentos, monitorar a qualidade do que foi executado e muito mais, proporcionando uma cultura de evolução constante dentro da empresa. Quer conhecer todos os benefícios da aplicação da tecnologia nos seus negócios? Então conheça as funcionalidades que não podem faltar em um software de gestão de obras!

Você costuma utilizar software de gestão na obra? Conhece as funcionalidades do Mobuss? Compartilhe seus comentários conosco.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *