Atrasos na entrega da obra? O Mobuss Construção elimina esse problema

Os atrasos na entrega da obra são um problema recorrente no setor da construção. A ausência de pessoal qualificado nos canteiros, problemas com prazos, materiais e insumos, além do desperdício e da falta de planejamento são apenas alguns dos fatores que prejudicam o cumprimento do cronograma e, consequentemente, a entrega do projeto.

A falta de eficiência operacional gera consequências danosas, especialmente às construtoras. Além da insatisfação dos clientes, essas empresas deixam de faturar no início do projeto, pois muitos compradores evitam adquirir o imóvel na planta devido à incerteza da entrega, gerada pelo atraso na entrega da obra.

Para ganhar mais espaço no mercado, muitas construtoras vêm buscando alternativas para combater atrasos na entrega da obra e, assim, se destacar pela eficiência.

No post de hoje, vamos tratar não apenas dos principais fatores que levam ao atraso de uma obra, mas como utilizar a tecnologia do Mobuss Construção para gerenciar de forma eficiente e segura todo o projeto. Quer saber mais? Então, continue acompanhando esse artigo.

Razões que levam aos atrasos na entrega de uma obra

Um dos principais motivos que geram os atrasos na entrega da obra é a falta de planejamento e estratégia para lidar com algumas adversidades típicas e comuns a diversos projetos. Muitos gestores e mestres de obra costumam se basear unicamente em sua experiência para determinar as fases do projeto sem, contudo, se aprofundar e avaliar com precisão todos os fatores envolvidos que podem impedir a sua continuidade.

Apenas para citar um exemplo, basta ver quantos projetos já na fase de sondagem e fundação apresentam problemas que demandam ajustes durante o processo  e, consequentemente, acabam atrasando a obra. Às vezes, pela falta de um simples estudo e sondagens prévias uma obra pode atrasar diversos meses.

Outro problema que costuma gerar atrasos na entrega da obra diz respeito ao controle da logística. Quando o canteiro não favorece o fluxo de materiais, pessoas e equipamentos, somente a entrada de uma escavadeira no terreno pode levar mais tempo e demandar gastos que não estavam previstos.

Como combater os atrasos na entrega da obra

Para evitar atrasos, o primeiro passo é realizar uma gestão eficiente da obra, com procedimentos de organização e controle de cada atividade que envolve o projeto. Soluções tecnológicas, como o software de gestão do Mobuss Construção, vêm se apresentando como uma boa alternativa na medida em que essa tecnologia cria padrões para o controle e processos que facilitam o andamento do projeto.

Por meio do software, o gestor pode acompanhar todo o histórico das atividades realizadas, medir o andamento e gerar relatórios que possibilitam mensurar a produtividade e os custos da obra. Com essa ferramenta, é possível reunir todos os dados e informações relevantes sobre um determinado projeto, facilitando o processo de tomada de decisões e, também, agilizando a comunicação de toda a equipe envolvida na obra. Esse tipo de tecnologia facilita uma visão global das tarefas e, consequentemente, a realização de um planejamento muito mais conectado com a realidade do canteiro e seus desafios.

A exemplo do software do Mobuss Construção, existem módulos distintos, desenvolvidos para atender as diferentes etapas da construção: o Módulo de Apontamento, por exemplo, faz a atualização do orçamento executivo, análise de custo da mão de obra, avalia o desempenho dos serviços e eficiência dos equipamentos.

Por sua vez, o Módulo de Qualidade traz como opções realizar inspeções de qualidade por meio de formulários dinâmicos, a fim de atender às normas de qualidade e necessidades diversas, evitando o retrabalho que você teria com documentos em papel. Por meio desse módulo, você consegue fazer assinaturas eletrônicas com aceite digital.

Para descartar de vez atrasos na entrega da obra, o Módulo de Documentos faz a integração com todos os módulos do Mobuss Construção, provocando agilidade significativa ao seu trabalho, de tal modo que o software identifica para você documentos faltantes, otimiza o planejamento das revisões da obra e faz o controle de prazos. Somado a essas características, o módulo aceita documentos de várias extensões e permite a consulta de forma online e offline. Isso significa que você não precisa ter acesso à internet para utilizar o software, tornado-se uma excelente alternativa para canteiros de obras localizados em áreas remotas.

Agora, se o seu gargalo está atrelado à segurança, esse módulo faz por você o controle dos colaboradores dentro da obra para uma gestão organizada e proativa da segurança. O módulo também ajuda você a organizar:

  • reuniões de segurança
  • documentos trabalhistas
  • treinamentos com colaboradores
  • controle de entrega, troca e devolução de EPIs

Se você passou por todas as etapas sem comprometer o calendário da obra, não pode descuidar da vistoria e da entrega do empreendimento. Já tratamos esse assunto em outra oportunidade, quando discorremos sobre a importância em adotar um módulo voltado, exclusivamente, para o processo de Vistoria e Entrega.  A solução do Mobuss Construção pode se mostrar como um verdadeiro diferencial e um importante aliado na hora de avaliar os empreendimentos.

Outra vantagem oferecida pelo Mobuss Construção é seu módulo de Assistência Técnica, que abrange todo o fluxo de atendimento de chamados de clientes de forma moderna e ágil, facilitando a otimização de recursos, desde a solicitação até o desenvolvimento das soluções para os problemas destacados.

Aproveite e conheça as características do nosso software aqui, e compartilhe nos comentários como você está solucionando as questões de planejamento da sua obra.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *