Norma de desempenho: o impacto da NBR 15575 na sustentabilidade de obras

Em vigor desde 2013, a NBR 15575 (ou norma de desempenho) é voltada para o controle dos indicadores de desempenho de edificações habitacionais. Ela é inovadora pois inaugurou uma nova perspectiva no campo da construção: foi a primeira vez que uma norma técnica relacionou a qualidade da obra aos seus impactos diretos na vida do consumidor.

Sob essa nova visão, o edifício habitacional passa a ser encarado como um todo, de maneira sistêmica.

Quer saber mais? Entenda, no conteúdo de hoje, tudo sobre a NBR 15575, seus critérios e o que mudou na sustentabilidade de obras com a publicação da norma de desempenho.

Aplicabilidade da norma de desempenho

No âmbito da NBR 15575, compreende-se que o bom desempenho de uma edificação habitacional possa ser medido de acordo com sua capacidade de atender às necessidades humanas. Assim, engloba áreas como estabilidade estrutural, desempenho térmico, luminoso e acústico, resistência contra fogo e, ainda, os sistemas hidrossanitários.

Dentro desse conceito de necessidades humanas da norma de desempenho NBR 15575, está incluído, também, o olhar sobre questões de sustentabilidade e controle do impacto ambiental das obras. Isso reforça a importância do licenciamento ambiental das edificações e mostra que, hoje, não há mais margens para negligenciar o meio ambiente na construção.

Assim, um ponto positivo desta normativa é que ela divide a responsabilidade igualmente entre os diferentes profissionais envolvidos no processo de construção (projetista, arquiteto, construtor, etc).


Assista: Norma de Desempenho: Os impactos na sua construtora


Critérios para avaliar o desempenho de edifícios conforme a NBR 15575

A avaliação de desempenho de edifícios, conforme a NBR 15575, é um tema complexo, pois envolve toda a cadeia produtiva da construção — desde os fornecedores e projetistas até o usuário final da edificação habitacional.

Desse modo, ela é dividida de acordo com cada um dos elementos que devem ser considerados para obter um bom desempenho do projeto construído.

Por exemplo, para a implantação da obra, a norma de desempenho estabelece que os projetos sejam desenvolvidos respeitando:

  • As características geomorfológicas do local, levando em consideração riscos de deslizamentos, enchentes e outros desastres naturais;
  • As chances de explosões em decorrência de gases liberados por aterros sanitários, da proximidade com pedreiras, entre outros;
  • As condições de agressividade ao meio ambiente, tais como o rebaixamento de lençóis freáticos, danos ao solo pelo efeito de estacas, etc;
  • A necessidade de interações com construções nos arredores para minimizar os impactos citados acima.

Como podemos observar, é muito importante que os profissionais envolvidos na obra tenham conhecimento profundo da área de implantação. Isso significa conhecer seus antecedentes relativos à presença de aterros sanitários, outras edificações habitacionais, indústrias e quaisquer outras construções que possam impactar os critérios de desempenho.

Por isso, é fundamental estar em contato com a prefeitura local, entidades voltadas para questões ambientais, Defesa Civil, dentre outros. Afinal, estes órgãos podem fornecer informações relevantes para evitar que a viabilidade do projeto seja comprometida.

Existem, ainda, outros direcionamentos ligados à sustentabilidade do projeto previstos na NBR 15575. De acordo com a própria norma de desempenho, “os empreendimentos e sua infraestrutura (arruamento, drenagem, rede de água, gás, esgoto, telefonia, energia) devem ser projetados, construídos e mantidos de forma a minimizar as alterações no ambiente”.

Controle de resíduos

A NBR 15575 exige ainda um controle adequado de resíduos, de modo que o solo e os lençóis freáticos não sejam danificados. É essencial que o sistema de esgoto da edificação esteja ligado à rede pública ou a algum outro sistema de tratamento e disposição de efluentes. O mesmo vale para resíduos sólidos, que devem ser devidamente previstos e tratados desde a concepção do projeto.

Lembre-se: é responsabilidade do projeto prever possíveis anomalias (como o recalque de aterros) para que seja possível tomar as providências cabíveis na prevenção de danos.


Leia mais: Sustentabilidade, tecnologia e separação de resíduos no canteiro de obras


Uso de recursos

A preocupação com os resíduos está presente, também, na orientação de uso consciente de materiais, certificando-se de que a precedência dos recursos utilizados esteja de acordo com as normas ambientais.

Além disso, recomenda-se a adoção de sistemas de reutilização de água, de modo a economizar os descartes das instalações hidrossanitárias para reaproveitá-los em funções onde seja possível o uso de água não potável.

Dessa forma, reduz-se o volume de resíduos encaminhado para unidades de tratamento e, consequentemente, seu impacto ambiental. Tratar da durabilidade dos materiais utilizados e minimizar o gasto de recursos é uma das maneiras de minimizar os efeitos da obra perante a natureza.

Além destas, há uma série de outras indicações e critérios que devem ser analisados com calma e atenção. Vale compreendê-los isoladamente, pois aplicá-los de modo correto é fundamental para o sucesso do projeto.

Mudanças no setor de construção a partir da NBR 15575

Apesar de ainda não ser obrigatória, a norma de desempenho ganha cada vez mais relevância com impactos importantes no setor de construção. Entre elas, podemos destacar o incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico, levando empresas a buscarem soluções inovadoras e sustentáveis.

Por não haver especificação dos materiais a serem utilizados, a empresa pode definir as características necessárias a cada um. Além disso, há um aumento significativo na importância do projeto, que deve prever todas as demandas do usuário — bem como prever a vida útil de cada sistema.

As empresas que se empenharem em evoluir tecnicamente para atendê-la com certeza colherão bons frutos. Além disso, os consumidores também ficarão mais satisfeitos com a garantia de qualidade dos imóveis. Com uma exigência cada vez mais alta por parte dos usuários, também será preciso um trabalho mais especializado para manter-se competitivo no mercado.

Assim, é evidenciada a relevância da NBR 15575. Através dos itens citados anteriormente, destaca-se a importância de uma cultura voltada para a norma de desempenho da edificação e os anseios do cliente final. Com isso, é gerado maior foco na pesquisa, na utilização de novas tecnologias e, por consequência, na melhoria da qualidade em projetos elaborados.

Gostou deste artigo? Então deixe um comentário abaixo e continue sua leitura para descobrir as principais certificações ambientais que as construtoras precisam conhecer!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *