A importância do licenciamento ambiental para as obras

É responsabilidade do empreendedor dar entrada no licenciamento ambiental junto aos órgãos competentes, assim como prever eventuais compensações e trabalhos específicos necessários desde a etapa de planejamento da obra até sua entrega final.

Entenda, a seguir, sobre o licenciamento ambiental e sua importância para as obras.

Estudo de Impacto Ambiental em obras de infraestrutura

No caso das obras de construção civil e infraestrutura (como pontes, estradas e outras), o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) muitas vezes se faz necessário para conseguir o licenciamento ambiental. Essa análise deve prever os potenciais impactos da edificação quanto aos seguintes aspectos:

  • Erosão;
  • Assoreamento;
  • Espécies nativas (fauna e flora);
  • Preservação de nascentes e recursos hídricos;
  • Ambientes frágeis (rios, lagoas, dunas, restingas, serras e outros).

Para minimizar possíveis custos extra, é essencial realizar uma boa avaliação na hora de escolher o terreno onde a obra será executada. Assim, você pode garantir que a área não seja ambientalmente delicada.

Em lugares assim, pequenas intervenções podem causar alterações significativas e irreversíveis no ecossistema. Alguns exemplos comuns são mangues, lagunas, mata nativa (em extinção ou não), encostas de morros e regiões de nascentes.

O licenciamento ambiental como aliado

Para o sucesso do empreendimento (e para evitar multas), o planejamento e o gerenciamento da obra devem assegurar que todas as licenças necessárias serão obtidas, tais como:

  • Licença Prévia (LP), na etapa de planejamento;
  • Licença de Instalação (LI), na fase de execução;
  • Licença de Operação (LO), no momento da entrega.

Um empreendimento planejado para ser sustentável também pode se beneficiar de certificações ambientais como Leed, Aqua, Casa Azul e outras, pois esse é um ponto a favor para a participação em licitações – afinal de contas, para obter esses reconhecimentos, o planejamento detalhado precisa fazer parte da cultura da empresa.

O cuidado ambiental, desde que previsto já no início das atividades, pode ser um grande aliado da imagem e da publicidade da construção, agregando valor ao preço final de venda. Uma edificação sustentável viabiliza conteúdos e argumentos riquíssimos comercialmente.

O investimento em materiais, tecnologias, práticas e certificações sustentáveis pode reverter facilmente em lucro ao fim da obra. Por isso, é preciso estar atento, durante todo o processo, ao plano de gerenciamento de resíduos, à origem da matéria-prima (pode-se usar madeira certificada, por exemplo) e às demais tecnologias sustentáveis aplicáveis à construção.

Outras práticas sustentáveis, como a reciclagem de materiais de construção e a venda de excedentes, podem gerar economia já na etapa de execução. Diz-se popularmente que, a cada três prédios edificados, o desperdício gerado poderia erguer mais um, mas essa não precisa ser a realidade. Com procedimentos inteligentes e sustentáveis, esse desperdício fica minimizado e o orçamento não foge do controle.

Como obter o licenciamento ambiental

Para preparar-se para o licenciamento ambiental, em primeiro lugar, é interessante contar com um profissional que possua conhecimento do Código Florestal Brasileiro, do Plano Diretor Municipal e das leis estaduais e federais relativas ao meio ambiente.

Alguns dos documentos que podem ser solicitados pelos órgãos públicos durante o processo de certificação são:

  • Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA);
  • Relatório de Controle Ambiental (RCA);
  • Plano de Controle Ambiental (PCA).

Vale a pena verificar se, no caso do empreendimento em questão, pode ser utilizado o Licenciamento Ambiental Simplificado (LAS), que agiliza os trâmites nos órgãos públicos.

Se a obra planejada precisar desmatar grandes áreas do terreno, é interessante informar-se sobre como realizar um plano de compensação ambiental que evite a aplicação de multas – a conta costuma ser salgada para infrações de não reflorestamento.

Outro ponto que costuma gerar sanções é a falta de tratamento de efluentes ou a poluição de nascentes. Os órgãos ambientais têm se atentado muito para a preservação dos recursos hídricos, pois são parte essencial da manutenção de condições salubres de vida no local.

Conclusão

As consequências de não realizar o licenciamento ambiental corretamente são, em geral, bastante pesadas para as construtoras. O ônus pode acarretar em embargo, multa, suspensão das atividades e, até mesmo, processos – ou seja, prejuízo na certa.

O melhor caminho é tomar como exemplo as construtoras que têm utilizado as obrigações legais para o licenciamento ambiental a seu favor. Além das certificações, práticas de gerenciamento de resíduos, reciclagem de materiais e tratamento de efluentes oferecem vantagens inclusive aos futuros usuários do empreendimento.

As empresas têm proposto em seus projetos áreas verdes, com jardins e bosques, e iniciativas como a captação e reutilização de água da chuva. São formas inteligentes de transformar a exigência da lei em soluções benéficas e interessantes para os usuários, que enxergarão aí a possibilidade de levar uma vida mais sustentável, com mais qualidade e, até mesmo, com menos gastos de água e energia elétrica.

Apesar dos desafios, a obtenção do licenciamento ambiental pode ser facilitada com um bom planejamento e as decisões corretas, garantindo, assim, uma obra sustentável econômica e ambientalmente.

Portanto, para verificar a viabilidade de uma obra, é preciso que o empreendimento passe por três etapas de licenciamento técnico. Porém, existe um projeto que prevê alterações nesse processo, a PEC 65 (abordaremos essa proposta em um outro momento em nosso blog).

Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter e continue navegando pelo nosso blog para mais informações e novidades importantes sobre o setor de construção!

2 Comentários


  1. Muito bom gostaria de saber mais sobre edificações de represas rurais

    Responder

    1. Olá Valdeci, agradecemos pelo comentário. Infelizmente não nenhum outro conteúdo nesse sentido para te indicar no momento. Abraço

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção