Quais as principais ferramentas utilizadas no canteiro de obras?

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre ferramentas de obras em áudio!

 

Para garantir a execução em conformidade, dentro do prazo e do orçamento, os profissionais precisam ter as ferramentas de obras adequadas. Mas vale ressaltar que    os equipamentos manuais não são os únicos acessórios disponíveis.

Hoje já existem ferramentas disponíveis para o canteiro de obras que permitem modernizar e automatizar os serviços manuais. Assim, é possível evitar os erros e a baixa produtividade na utilização de equipamentos.

Ferramentas como softwares de gestão de obras, combinam o uso da tecnologia e da mobilidade para otimizar várias tarefas do canteiro de obras. Desse jeito, é possível melhorar a qualidade dos serviços ao mesmo tempo em que se aumenta o rendimento. Os profissionais precisam acompanhar as inovações que facilitam a sua rotina. Com isso, a empresa consegue melhorar seus resultados, se destacando no mercado e ganhando vantagem competitiva

Por isso, o primeiro passo é conhecer as principais tecnologias e ferramentas de obras. Fora isso, os engenheiros também precisam entender sua importância e também as vantagens que a adoção de cada uma traz.

Quais as vantagens de utilizar ferramentas tecnológicas de obras no canteiro?

Utilizar os materiais de obras corretos, principalmente os tecnológicos, traz muitos benefícios. Em razão disso, confira abaixo 5 vantagens que os profissionais e empresas podem obter ao adotar tecnologia nas obras:

Diminuição de retrabalhos

Com ferramentas manuais, a chance de erros humanos é grande, o que aumenta a probabilidade de retrabalhos. Mas, com soluções que utilizam a tecnologia para automatizar processos, esses riscos diminuem. 

Os softwares conseguem apoiar nas tarefas repetitivas com precisão e agilidade. Assim, tarefas como vistorias, por exemplo, tornam-se automatizadas e podem ser realizadas em tempo real, via um dispositivo móvel.

Redução de custos

As ferramentas de obras que utilizam tecnologia conseguem gerar mais assertividade na execução das tarefas, melhorando a qualidade e a conformidade dos serviços. 

Com os processos automatizados, a produtividade aumenta e os prazos de entrega tendem a ser menores. Assim, com a automatização e otimização das tarefas, as soluções tecnológicas geram redução de custos

Otimização de tempo

Com as tarefas manuais e repetitivas sendo automatizadas, os softwares permitem que os profissionais foquem em tarefas mais estratégicas. Dessa forma, é possível otimizar o tempo, aumentando a rentabilidade de todas as etapas.

Além disso, o planejamento de obras e o cronograma conseguem ser respeitados e muitas vezes até adiantados. Isso tudo permite entregar a construção com melhor controle do tempo e produtividade.

Assertividade na tomada de decisões

As ferramentas tecnológicas de obras permitem uma melhor comunicação entre os profissionais e também um registro e análise de dados mais eficiente. Dessa forma, o gestor consegue fazer a tomada de decisão muito mais assertiva, rápida e melhor embasada, já que as informações se encontram muito mais acessíveis.

A comunicação e acesso remoto, por exemplo, permitem que os profissionais vejam e troquem informações a qualquer hora e de qualquer lugar. Com o uso de recursos como fotos e vídeos, o registro de dados fica mais completo, permitindo melhores análises.

Maior segurança

Por último, a adoção de ferramentas de tecnologia nas obras gera mais segurança no canteiro e na hora de salvar os dados. Com armazenamento na nuvem, todos os registros, documentos e informações ficam seguros.

Os softwares trazem funcionalidades que melhoram o controle no canteiro de obras. Isso permite que os responsáveis acompanhem a utilização e estado de EPIs, além de informações como treinamentos dos colaboradores.

5 ferramentas de obras essenciais no canteiro 

Existe uma grande variedade de soluções tecnológicas para construção civil, mas algumas delas são cruciais para o sucesso de uma construção. Por isso, listamos abaixo 5 ferramentas de obras essenciais:

Sistema de projetos

O sistema de projetos permite a integração e acesso facilitado ao projeto da obra. Além disso, a ferramenta traz a funcionalidade de criação e compartilhamento desse documento de forma colaborativa

É possível controlar alterações, permissões de acesso, fluxos de trabalho e prazos de entrega. Dessa forma, a comunicação entre a equipe é otimizada e a gestão de projetos fica mais eficiente. 

Sistema de apontamento

Com um sistema de apontamento, é possível otimizar a coleta de dados em campo. Os profissionais também conseguem mensurar questões como a produtividade através de indicadores configuráveis. Sendo assim, o controle da obra se torna mais intuitivo e eficiente.

Sistema de segurança

Utilizando um sistema de segurança, é possível utilizar funcionalidades que permitem gerenciar os EPIs no canteiro de obras, e também fazer a gestão das reuniões e treinamentos dos colaboradores. 

Com um recurso como a Catraca Virtual, torna-se mais fácil controlar os acessos de funcionários, fornecedores e terceiros às obras.

Sistema de registros

O sistema de registros permite o acesso e controle de documentações e obrigações fiscais. Com o recurso de scanner móvel, é possível digitalizar documentos utilizando um smartphone ou tablet. 

Há ainda o portal do fornecedor, que permite que fornecedores consultem pendências e façam o envio dos registros necessários diretamente na plataforma, via login e senha..

Sistema de qualidade

Com um sistema de qualidade, os gestores conseguem acompanhar as evidências detalhadas e integradas de não conformidades

Além disso, é possível realizar inspeções com relatórios pré-configurados e personalizáveis. Com esse tipo de sistema, fica mais fácil acompanhar os indicadores de qualidade da obra e agilizar a tomada de decisões para resolução de problemas..  

Qual o melhor software para o canteiro de obras?

Com tantas funcionalidades que uma ferramenta de obras pode oferecer, o ideal é procurar pela mais completa. O Mobuss Construção é um software de gestão de obras com módulos que vão desde o projeto até o pós-obra. 

Com auxílio da mobilidade, o Mobuss Construção permite maior controle, além de otimização e automatização dos processos. Sendo um software completo, possui integração entre todos os módulos das diferentes etapas da obra.

Em um mercado cada vez mais competitivo, os engenheiros precisam contar com equipamentos de obras completas como o Mobuss Construção. Assim, conseguem entregar projetos de maior qualidade, obtendo mais satisfação dos clientes.

Agora que você já sabe a importância de ter os instrumentos de obras adequados, venha conhecer a solicite uma demonstração gratuita do Mobuss Construção.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *