Quais serão as tendências da Engenharia Civil em 2017?

A indústria da construção, que tem participação importante na economia brasileira, também sofreu os efeitos da crise no país. No entanto, muitos empresários e especialistas acreditam que o pior momento já passou. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os investimentos no Brasil voltaram a crescer no segundo semestre de 2016, após dois anos em queda. Muitas construtoras já registram aumento de vendas e a expectativa é que o setor retome o crescimento.

Para acompanhar o crescimento e se manterem competitivas no mercado, as construtoras estão de olho nas principais inovações da indústria da construção.

Conheça 5 tendências da Engenharia Civil:

  1. Tijolos ecológicos

Desenvolvidos com o objetivo de serem mais resistentes e menos poluentes que o tijolo comum. Pesquisadores espanhóis e escoceses criaram o tijolo de lã que chega a ser 37% mais resistente que o tradicional. Ele é fabricado utilizando lã e um polímero natural encontrado em algas, junto com a argila habitual.

Além de ter maior resistência mecânica, o tijolo de lã é mais ecológico já que as matérias-primas adicionadas são abundantes e não tóxicas. Eles também secam mais rápido, reduzindo o gasto com energia e são indicados para ambientes frios e úmidos, pois são bons isolantes térmicos.  Como este, existem outros tijolos ecológicos produzidos com uma variedade incrível de matéria-prima, inclusive com resíduos de construção, que podem substituir o tijolo tradicional sem alterar a estrutura do projeto.

  1. Telhas solares

Você certamente já conhece os painéis fotovoltaicos que costumam ser instalados sobre os telhados com o objetivo de aproveitar a energia solar. A novidade é a telha solar, que possui as células fotovoltaicas em sua estrutura.

O telhado é montado normalmente e as telhas servem tanto para proteger a construção das intempéries quanto para captar os raios solares. A fiação passa por debaixo do telhado e chega ao conversor. Segundo alguns fabricantes, uma área de 40 m² é capaz de gerar 3 kW de energia.

  1. Concreto sustentável

A indústria do concreto tem altos índices de emissão de dióxido de carbono, principalmente durante a produção do clínquer — um material composto de calcário, argila e outros componentes químicos que é aquecido em um forno e serve como matéria-prima para cimento e concreto.

O concreto é fundamental na indústria da construção e algumas empresas estão desenvolvendo alternativas mais sustentáveis para este produto. A utilização de concreto sustentável é mais uma tendência da Engenharia Civil. Ele é produzido a partir de materiais reciclados como madeira, vidro, escória e outros elementos da demolição. Desta maneira, diminui-se a produção de lixo e as emissões de carbono.

  1. Conservação e reaproveitamento da água

A preocupação com a quantidade de água que utilizamos tem crescido a cada dia. A Engenharia Civil e a indústria da construção estão desenvolvendo técnicas para conservação e reúso da água, tanto na obra quanto durante a utilização do imóvel. As alternativas para reaproveitamento da água envolvem, por exemplo:

  • Captação e uso de água da chuva;
  • Sistema para tratamento e reutilização da chamada água cinza, proveniente de máquinas de lavar, chuveiros e lavatórios;
  • Aproveitamento da água gerada na drenagem de terrenos durante a obra.
  1. Automação predial

O mundo evoluiu para estar conectado e utilizar a tecnologia em cada detalhe. As construções certamente não ficaram de fora. A automação predial ganha espaço na Engenharia Civil e a demanda por casas inteligentes deve crescer.

A principal função dos sistemas de automação predial ainda está relacionada à segurança, como controle de acesso em portões, portarias, catracas e cancelas. No entanto, a tendência é que elevadores, luzes, aparelhos de TV e outras utilidades possuam controle automatizado e que ele possa ser feito também de maneira remota, por meio da internet.

  1. Tecnologia no processo construtivo

É fato que as empresas buscam maior rentabilidade, e isso só é possível com maior controle e indicadores com visão sistêmica da obra para melhorar a tomada de decisões. Deste modo, a adoção de tecnologias no canteiro de obras seguirá sendo aliado importante.

Através de soluções tecnológicas, é possível otimizar todas as etapas  no canteiro de obras, permitindo que o gestor visualize os processos como um todo, gerenciando os recursos aplicados, verificando o andamento do trabalho, conferindo a distribuição da mão de obra, controlando a qualidade dos serviços executados e compartilhando documentos e informações.

A preocupação com a sustentabilidade nas construções é algo que também cresce a cada dia, por isso, a utilização de novas tecnologias permite ganhos significativos para o meio ambiente, como na redução do uso de papel pela utilização de tablets, por exemplo.

O mercado se transforma de maneira dinâmica e, frequentemente, surgem novas tendências da engenharia civil. Deste modo, é extremamente importante estar atento às inovações para garantir os melhores resultados na construção.

Gostou? Compartilhe! Dúvidas? Deixe seu comentário!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *