Redução de papel nas obras: conheça os benefícios

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre redução de papel em áudio!

Após a pandemia da Covid-19, as pessoas estão mais preocupadas com o tema sustentabilidade. Esse comportamento varia desde práticas como redução de papel, economia de recursos naturais e ações de ESG dentro das empresas.

Segundo uma pesquisa da McKinsey & Company, cerca de 60% dos brasileiros estão fazendo mudanças no estilo de vida para reduzir o impacto no meio ambiente. E isso gera um enorme desafio para as empresas do setor da construção melhorarem suas práticas de sustentabilidade e se alinharem com os desejos do mercado consumidor.

Então, para que as construtoras trabalhem a imagem de forma positiva, é preciso adaptação de processos e algumas mudanças. Diante disso, pequenas atitudes podem fazer grande diferença. 

Por exemplo, você já parou para pensar na quantidade de documentos físicos  que circulam em uma obra e no impacto que isso causa ao planeta? Nesse contexto é que as tecnologias mobile surgem como apoio, eliminando o uso de papéis do canteiro de obras e organizando melhor as informações. 

Continue lendo para saber mais sobre redução de papel nas obras e como a mobilidade pode ajudar!

Redução de papel e meio ambiente

Segundo estudos da WWF, a produção de uma tonelada de papel consome de 50 a 60 eucaliptos, 100 mil litros de água e 5 mil KW/h de energia. Enquanto isso, a reciclagem desse material evita a emissão de dióxido de carbono (composto que causa poluição do ar, formação de chuva ácida e desequilíbrio do efeito estufa).

Na construção civil, estes dados devem ser considerados tanto na gestão administrativa quanto no canteiro de obras. Várias atividades podem ser adaptadas tendo em mente que muita papelada pode ser substituída pela tecnologia

Além de representar redução de custos, a mobilidade corporativa otimiza o acesso e o manejo das informações. Isso porque as equipes não precisam mais circular entre o canteiro e escritório correndo o risco de perder ou extraviar documentos importantes.

Em vez disso, tudo fica centralizado na nuvem e pode ser acessado em tempo real via dispositivos móveis. Assim, os tomadores de decisão também têm a flexibilidade para consultar os registros de qualquer lugar.

E quando o papel é inevitável?

Quando não é possível evitar o uso do papel, é válido aplicarmos algumas dicas que contribuem para reduzir o impacto ambiental na obra e no escritório como:

  • Pensar duas vezes antes de imprimir;
  • Imprimir nos dois lados da folha;
  • Utilizar papel antigo para rascunho;
  • Reciclar o papel usado;
  • Conscientizar a equipe a respeito de boas práticas.

O esgotamento dos recursos naturais é uma preocupação em pauta. E não é preciso muito esforço para perceber que esta tendência encontra apoio em fatos do presente. O uso do e-mail no lugar da correspondência tradicional impressa, a crescente edição de livros, revistas e jornais em formato eletrônico e a simplificação dos registros trabalhistas com o eSocial são alguns exemplos

Por que digitalizar a gestão de documentos?

Com o avanço da tecnologia, a aderência à mobilidade nos processos construtivos vem se tornando cada vez mais indispensável, além de trazer vários benefícios.

Neste cenário, projetos e documentos da obra podem ser consultados rapidamente com auxílio de smartphones e tablets, formulários de inspeção podem ser preenchidos de forma eletrônica e todo o canteiro de obras pode ser gerenciado de forma efetiva com um software de gestão.

Utilizando soluções desse tipo, é possível gerar permissões de acesso e classificar seus arquivos por atribuições de aprovação, atualização, revisão e consulta. Dessa forma, apenas as pessoas autorizadas poderão visualizar os registros.

Além disso, evita-se o risco de a equipe estar consultando documentos obsoletos, todos ficam na mesma página com relação aos detalhes especificados no projeto. Assim, o fluxo de execução da obra se torna muito mais efetivo e integrado.

Agora você já sabe como a tecnologia pode apoiar na redução de papel nas obras. Para saber mais sobre como garantir produtividade e redução de custos, baixe o nosso ebook gratuito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção