Drones na construção civil: conheça as principais formas de aplicação

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre Drones na construção civil em áudio!

 Na construção civil o uso de tecnologia para melhorar processos já existentes é uma realidade cada vez mais comum. Uma das soluções que vem se destacando no setor é a utilização de drones.

Apesar de que, historicamente, o setor da construção civil é conhecido por utilizar técnicas tradicionais e pouco produtivas, aos poucos, essa realidade vem sendo alterada, seja por necessidade ou por vontade de fazer uma mudança, as empresas começaram a adotar soluções tecnológicas nas obras

São várias as metodologias, como a implementação de softwares de gestão de obras, a adoção de programas que se baseiam no conceito BIM, a utilização de dispositivos móveis ou até equipamentos automatizados nos canteiros de obras.

Assim, da mesma forma que os computadores se tornaram uma ferramenta tecnológica indispensável nas últimas décadas, o uso de drones vem se tornando um diferencial de grande destaque para o setor. São diversas as funcionalidades e possibilidades que esses equipamentos fornecem quando utilizados da maneira correta.

Eles podem ser usados em áreas como a gestão de obras, publicidade ou até na fiscalização de segurança. Então, conheça melhor como funcionam e quais as principais aplicações dos drones na construção civil. Boa leitura!

O que são os drones?

Os drones são veículos aéreos não tripulados e controlados à distância, geralmente através de controles remotos ou dispositivos móveis.

Eles possuem diversos tamanhos e formatos, mas geralmente são compactos e possuem hélices que os permitem alcançar alturas de mais de 2 mil metros. Como são movidos a baterias, possuem um grande tempo de autonomia e são carregados rapidamente.

A maior parte dos drones são equipados com câmeras e sensores que permitem registrar fotos, vídeos e, em alguns casos, fazer um escaneamento da superfície.

A origem do aparelho é militar, sendo usado pelas forças armadas dos Estados Unidos há décadas. Porém, há alguns anos, essa tecnologia foi sendo adaptada para atender os mais diversos setores do mercado de trabalho.

Benefícios do uso de drones na construção civil

Muitas obras, principalmente as de maior porte, são executadas em grandes áreas, muitas vezes com dezenas de andares e com uma grande quantidade de trabalhadores envolvidos.

É essa é uma das principais funções dos drones, funcionar como uma solução para garantir que os gestores possam acompanhar e registrar tudo o que acontece na obra.

Fora isso, os sensores dos drones podem fornecer informações que serão utilizadas em conjunto com outras soluções tecnológicas, como os softwares de gestão, para otimizar os projetos, o gerenciamento e o planejamento da obra.

Há, inclusive, a possibilidade de fazer com que o drone voe de maneira autônoma, em horários e locais programados. Isso tudo gera dados importantes para a gestão e as mais diferentes áreas das empresas.

A praticidade, agilidade e também a qualidade das imagens e informações registradas são as grandes vantagens do uso de drones para a construção civil. Tudo isso traz uma redução de custos, prazos da obra e também no aumento da qualidade geral dos serviços.

Além disso, com a utilização de drones se eliminam alguns riscos de acidentes na obra, pois não é preciso expor  as equipes à alturas ou a locais adversos para verificar a qualidade de algum elemento estrutural, o equipamento pode fazer isso.

As 3 principais aplicações de drones na construção civil

Mapeamento de terrenos

No caso de obras que serão executadas em terrenos extensos, os drones são uma ótima solução para capturar e registrar informações importantes para o reconhecimento das áreas.

Com um voo rápido, os profissionais podem ter uma ideia de todos os obstáculos e elementos que precisarão ser removidos. As imagens aéreas podem servir para a implementação dos projetos, dando uma ideia mais precisa de como a obra vai ficar depois de construída através do uso de simulações.

Todas as informações obtidas com os drones podem ser utilizadas para analisar dados como a declividade, possíveis obstruções e as dimensões do terreno.

Fiscalização da segurança

Outra possibilidade de utilização dos drones na construção civil é na hora de acompanhar a execução dos serviços. Assim, o profissional responsável pela gestão pode realizar voos programados e analisar o andamento das etapas construtivas em diversas frentes da obra.

Os drones também permitem que os profissionais possam fiscalizar a utilização de EPIs e EPCs através das imagens capturadas, ou ainda verificar se os elementos estruturais estão corretos. Dessa forma, é possível garantir que as equipes estejam protegidas e o canteiro de obras esteja seguro, evitando problemas estruturais.

Inspeção de obras

Os drones também podem ser de grande auxílio na hora de fazer a inspeção das obras, já que eles permitem uma visão aérea que dificilmente conseguiria ser obtida manualmente. Dessa forma, os responsáveis podem analisar se os telhados estão em conformidade ou se as lajes estão bem impermeabilizadas. 

Também é possível verificar se as dimensões e inclinações estão corretas, e analisar se as estruturas não apresentam problemas, como trincas ou fissuras. Assim é mais simples garantir que tudo está em ordem de maneira rápida, prática e segura.

Como já citado, o uso de drones na construção civil não se limita ao canteiro de obras. Na verdade, o uso dessa tecnologia se estende por diversas áreas de uma construtora, trazendo benefícios exclusivos para cada uma delas. A área de marketing, por exemplo, consegue utilizar imagens e vídeos aéreos registrados com os drones na venda dos empreendimentos

Gostou desse conteúdo? Então confira também as principais tendências para a engenharia civil e conheça outras tecnologias que vem se destacando no setor!

Ficou alguma dúvida ou sugestão? É só comentar aqui embaixo e continuar acompanhando os posts no blog!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *