5 vantagens do Mobuss Construção para o controle da qualidade dos fornecedores na obra

Para que a gestão do canteiro de obras seja eficaz é fundamental que ocorra um controle efetivo e proativo dos fornecedores e da qualidade dos atendimentos, serviços e produtos entregues por eles. Essa relação implica diretamente no cumprimento de prazos e no bom andamento dos projetos, além de impactar no resultado final do trabalho.

Quando se fala em mensuração de qualidade dos fornecedores na obra, é importante destacar que o cadastro e rankeamento dos mesmos passa por três etapas:

  • Qualificação (também conhecido como Homologação, ou Habilitação): o primeiro passo é a análise do histórico do fornecedor, que pode envolver consultas e recomendações de outras empresas que o mesmo tenha prestado serviço, além da análise de certificações e de precedentes legais, com objetivo de comprovar a capacidade e conformidade do fornecimento com os critérios de qualidade da construtora. Após o levantamento destas informações, a construtora define se o fornecedor está ou não habilitado a atendê-la.
  • Avaliação: nesta etapa, são analisadas questões ligadas às entregas ou atendimentos dos produtos ou serviços. Pode ser o relacionamento com a equipe responsável pela realização do negócio, o preço oferecido, o cumprimento de prazo e das questões previstas em contrato ou no cronograma.
  • Inspeção (também chamado de Verificação): por último, a construtora verifica se o produto ou serviço final foi entregue conforme esperado, respeitando prazos e qualidade de acordo com o negociado. Aqui, há um panorama micro de avaliação, em que cada item (como insumo ou etapa de serviço) recebe uma avaliação.

Habitualmente, a qualidade dos fornecedores na obra é definida por uma nota global envolvendo requisitos que devem ser cumpridos em cada uma das etapas dos processos acima. E para garantir o controle, a tecnologia é uma importante aliada. Veja como o módulo de qualidade do Mobuss Construção, pode agilizar e otimizar o trabalho da sua construtora:

1 – Itens de avaliação parametrizáveis

Cada construtora possui itens que considera fundamentais para que um fornecedor seja  bem avaliado. Com o Mobuss Construção, há a possibilidade de organização de cada um dos formulários de avaliação por itens e seções. É possível definir se as respostas serão de seleção única, múltipla, qualitativa, numérica, por datas, ou ainda dissertativas, e incluir nos registros evidências ricas, como fotos ou vídeos. É permitido parametrizar os itens e seções, indicando quais respostas são consideradas conformes e não conformes, quais suas abordagens de cálculo (ex: por pesos, média de conformidade, penalizações/bonificações por reincidência etc), e se é permitido responder “não se aplica” (N/A). Estes dados ficam armazenados na nuvem e podem ser coletados no próprio canteiro de obras. Além disso, há a possibilidade de integração da solução com o ERP da construtora e as informações ficam disponíveis nos dois ambientes.

2 – Ciclo de rankeamento automatizado

Saber quais fornecedores são mais aptos é um grande desafio se a coleta e avaliação das informações é realizada de forma manual e descentralizada. Com o Mobuss Construção, o rankeamento é automatizado, provendo uma visão única e atualizada para toda a empresa, levando em consideração as avaliações mais recentes. É possível analisar o ranking geral, por obra, insumo ou serviço, podendo estipular uma competência específica e verificar separadamente as notas e rankings de Qualificação, Avaliação e Inspeção, de acordo com a importância que a construtora atribui previamente a cada um dos três tipos de nota.

3 – Gestão proativa dos fornecedores

Com a parametrização definida pela construtora, o sistema aponta ainda quais os fornecedores com as piores notas, facilitando uma gestão proativa dos cadastros.

São apresentados gráficos com a evolução das notas no tempo para cada fornecedor, indicando quedas e melhoras na qualidade, permitindo cadastrar faixas de classificação das notas para que sejam emitidos alertas caso ocorram oscilações negativas, possibilitando um tratamento proativo do relacionamento com o fornecedor, antes que a nota caia em uma faixa restritiva que impeça o fornecimento.

Assim, a equipe tem a possibilidade de tratar inconsistências na relação com empresas parceiras de longa data ou que sejam estratégicas, mantendo o padrão de qualidade através de ações corretivas.

Este tipo de ação é imprescindível para que os fornecedores estejam sempre atentos aos serviços que prestam e que implicam diretamente na qualidade final dos empreendimentos, reduzindo problemas em relação aos serviços ou produtos utilizados.

4 – Visão pulverizada dos fornecedores

Além de poder analisar a atuação de um parceiro em uma obra específica, o Mobuss Construção facilita a visão global da relação de fornecedores e a avaliação que ele recebe como parceiro em todas as ações/obras da companhia. A solução da Teclógica permite ainda que a construtora verifique as avaliações de acordo com os parâmetros desejados: por empreendimento, global, por período, tipo de serviço ou insumo.

5 – Controle de periodicidade das avaliações

Em momentos de auditoria da qualidade, um dos quesitos analisados é justamente como a construtora controla a qualidade dos fornecedores na obra.

Por isso é importante que questões ligadas às avaliações, como o estabelecimento de uma forma padronizada de rankeamento, além da periodicidade e validade da aplicação das avaliações para cada fornecedor, sejam tratadas de uma maneira organizada.

Ao utilizar o Mobuss Construção, além da forma de rankeamento comum a todos os fornecedores, a companhia recebe alertas sobre a validade das avaliações de acordo com as datas de vencimento estabelecidas previamente. Esse controle garante que a construtora se organize e saiba de antemão quando deverá avaliar novamente um determinado fornecedor no que se refere a (re)qualificação/homologação, avaliação dos atendimentos, ou inspeção dos produtos e serviços, dando agilidade e confiabilidade aos processos auditados.

Gostou do artigo? Compartilhe!

Quer saber mais sobre o Mobuss Construção? Entre em contato com um de nossos representantes!

 

Escrito por: Sílvio José Etges – Gerente de Produtos da Teclógica

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *