Aumento do custo da mão de obra no país: saiba como driblar

Um dos grandes obstáculos da indústria da construção civil no Brasil é o aumento constante do custo da mão de obra. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Caixa Econômica Federal, o custo total por metro quadrado fechou em R$ 942,00. Deste valor, R$434,84 é relativo às despesas de funcionários da obra, ou seja, quase 50% de todo o custo da obra.

No primeiro semestre de 2015, o orçamento de profissionais especializados na construção civil acumulou cerca de 4,54%. Em um período de 12 meses, a taxa foi elevada para 8,12%. Os motivos do encarecimento dos trabalhadores estão no aumento anual de seus respectivos salários; carências de profissionais qualificados para as funções; e, principalmente, longos prazos para executar cada etapa da construção.

A solução é investir em tecnologias que agilizem e encurtem os prazos de cada etapa da construção, promovendo qualidade nos serviços e minimizando custos com os trabalhadores. E para te contar mais sobre como driblar aumento do custo da mão de obra, listamos algumas dicas no post de hoje. Acompanhe!

Controle as atividades de fluxo e conversão

As atividades de fluxo são aquelas que possuem uma relação entre si. Veja quais as etapas da produção são necessárias e a relação de cada uma para o desenvolvimento do empreendimento.

Do mesmo modo, veja quais são as tarefas fundamentais para transformar a matéria prima em produtos das obras (fundação, alvenaria, acabamento, etc.).

Tendo o controle dessas informações, a execução da obra fica mais rápida, diminuindo o horário de expediente e de horas extras dos colaboradores, barateando o custo global de toda a obra.

Controle o processo produtivo

Defina cada função para otimizar a construção do empreendimento. Planeje as atividades definindo onde e quando serão executadas. Monitore e corrija cada problema apresentado durante a execução da obra.

Entender a estrutura organizacional, as atividades da obra e quem é responsável por executá-las, facilita estabelecer um orçamento viável que não acrescente custos inesperados. Assim, além dos empreendimentos serem construídos de forma eficaz, gasta-se menos tempo e recursos.

Avalie o desempenho dos serviços

Inspecione constantemente a eficiência das tarefas executadas na obra. Durante a construção, podem acontecer imprevistos que comprometam o andamento do empreendimento. Erros e falhas durante esse processo significa refazer boa parte da construção, gastando mais recursos, principalmente com a mão de obra e materiais.

Tenha em mãos o percentual de cada serviço já feito. Identifique quais foram feitos corretamente e os que precisam de reparos. Criando um relatório de desempenho das tarefas, a construção é feita rapidamente, dentro do prazo e custo pré estabelecidos.

Analise a eficiência dos equipamentos

Invista em ferramentas que agreguem valor à obra, dando mais velocidade e qualidade nas tarefas feitas pelos trabalhadores. Com novas tecnologias, etapas mais complexas ficam fáceis de serem executadas. Assim, diminui-se despesas na contratação de mão de obra altamente especializada, por exemplo.

Gestão eficiente da produção

Para minimizar as despesas com a mão de obra, gerencie o apontamento da produção. É o registro de todas as atividades, equipamentos e colaboradores da obra.

Essa pratica ajuda a aumentar a rentabilidade da construção e diminuir desperdícios financeiros e serviços desnecessários, agilizando tarefas fundamentais à obra.

Para facilitar todo esse processo é essencial que as empresas invistam em software que integre e gerencie as etapas da construção, pois sem dúvida é a melhor forma de driblar o aumento do custo da mão de obra, um maior controle dos processos facilita a tomada de decisão com foco em melhores resultados.

Ainda tem alguma dúvida ou questionamento? Então deixe seu comentário e participe da conversa. Fique por dentro das inovações do setor de construção civil assinando nossa newsletter

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *