As vantagens de usar um software de gestão para acompanhar as etapas de uma obra

Para que o trabalho não saia do controle e todos os processos funcionem bem, é necessário investir em uma boa cultura organizacional e na elaboração de um planejamento que vai nortear a execução da obra. Dessa forma, o software de gestão é um importante aliado por permitir que o gestor da obra visualize os processos como um todo, gerencie os recursos aplicados, analise o andamento do trabalho, confira a distribuição da mão de obra, controle a qualidade dos serviços executados, compartilhe documentos e informações, dentre outras ferramentas.

Neste artigo vamos apresentar algumas das vantagens de utilizar um software de gestão para a execução de uma obra. É só conferir os próximos parágrafos!

Integração de equipes

Durante os trabalhos, as equipes acabam se espalhando entre o canteiro de obras e o escritório — em atividades das mais distintas, desde a aquisição de insumos ou negociando com fornecedores até a fundação, reboco ou instalação de pisos. O tempo para alinhamentos, reuniões e tratativas acaba reduzido e a integração do trabalho fica comprometida.

Porém, com o uso de um software é possível trocar informações, tirar dúvidas, compartilhar documentos ou fazer solicitações por meio de um sistema integrado e acessível aos colaboradores e gestores.

Carga de trabalho operacional

A partir de um software de gestão, as pessoas envolvidas no projeto se tornam corresponsáveis por alimentar as informações dentro do sistema. Essa tarefa, portanto, não recai apenas sobre o gestor, o que abre espaço em sua carga horária de trabalho para que possa focar em outros aspectos da obra, como planejamento, redução de custos ou outras estratégias que possam impactar positivamente o projeto.

Melhor organização

São vários aspectos a serem observados em uma obra: tempo de condução, produtividade do trabalho, tempo de reposta, custos, dentre outros aspectos. Essas informações são compiladas e fornecidas por um software de gestão, que permite acompanhar todo o andamento do projeto e, com isso, verificar todos os dados gerenciais.

Isso ajuda a monitorar o trabalho, corrigir falhas, readequar planejamento e organizar todo o sistema de trabalho.

software de gestão

Melhora do controle

Dentre os aspectos que precisam ser observados e principalmente controlados em um canteiro de obras é a utilização de EPIs e o cumprimento de normas de segurança, por exemplo. Com um software de gestão, a empresa consegue verificar a entrega e a troca dos EPIs, controlar a participação dos colaboradores nos treinamentos exigidos, planejar reuniões sobre segurança, conferir o registro das documentações trabalhistas, assim como outras funções que garantem o correto cumprimento das exigências trabalhistas e legais.

Gestão de dados

Manter a documentação da empresa em formato digital garante sem dúvidas maior controle e segurança dos dados. Além disso um software de gestão abre possibilidade para editar, compartilhar e visualizar documentos, fornecer permissão de alteração para pessoas pré-determinadas, verificar pendências documentais, emitir cópias, dentre outras. Uma excelente maneira de organizar o trabalho e evitar a perda de documentos ou prazos.

Gostou deste artigo sobre a importância de um software de gestão para obras? Então compartilhe essa informação nas suas redes sociais.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *