Evite imprevistos e a negligência profissional em obras

A negligência no canteiro de obras é um tema de grande importância na construção civil, afinal, quando esse tipo de situação acontece, coloca-se em risco a vida dos trabalhadores e a qualidade do serviço prestado.

Os acidentes causados por negligência profissional em obras não só geram prejuízos financeiros para as construtoras, como também ações judiciais e danos para a reputação da empresa perante o mercado. Neste post, vamos falar sobre a negligência no canteiro de obras e como evitar acidentes relacionados a ela. Confira!

O que é negligência profissional no canteiro de obras?

A negligência no canteiro de obras compreende atos de descuido, desatenção ou omissão em relação às normas de segurança e às boas práticas profissionais.

Diferentemente da imperícia (em que há falta de conhecimento ou falta de habilitação para determinado trabalho) e da imprudência (em que se toma uma atitude distinta do padrão esperado), a negligência no canteiro de obras se caracteriza pela falta de ação apropriada para a excelência da construção.

Quais as consequências na prática?

Quando o responsável pela segurança da obra deixa de tomar as precauções necessárias para o bom andamento dos serviços — como a segurança adequada para todos os envolvidos na obra, por exemplo —, ele pode ser responsabilizado por negligência profissional.

A falta de observação às normas de segurança pode ocasionar acidentes de trabalho comuns na construção civil, como quedas de altura elevada, impactos dos materiais sobre os trabalhadores e soterramentos, por exemplo.

Além disso, a omissão em relação ao estudo e à prevenção de riscos pode causar defeitos na obra, bem como em imóveis vizinhos. Tanto em um caso quanto em outro, a construtora pode ser alvo de ações judiciais.

Por que a organização do canteiro de obras é tão importante?

layout do canteiro de obras

O canteiro de obras deve funcionar cada vez mais como uma linha de produção. O planejamento do layout do canteiro de obras, com a sinalização correta, o estudo prévio dos movimentos de homens e máquinas, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletivos (EPCs) estão entre as ações que se pode tomar para evitar acidentes no canteiro de obras.

Como organizar o canteiro?

Para que nenhum requisito das normas de segurança seja esquecido, é indispensável o uso de um sistema de gerenciamento de obras.

Com tantos pontos de atenção, como o dimensionamento do canteiro, as áreas de vivência, o treinamento dos trabalhadores e o uso de equipamentos de segurança, por exemplo, o engenheiro e a construtora podem correr o risco de cometer negligência se não dispuserem de um controle efetivo de todas as etapas da obra.

Nesse trabalho de gestão, ter documentado de forma segura as atividades como o treinamento dos funcionários e a entrega de EPIs pode ser útil para que a construtora em situações que necessitem comprovação. A empresa em que você trabalha toma medidas de prevenção para evitar a negligência no canteiro de obras? Compartilhe seu relato nos comentários. Não deixe de participar!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *