3 fatos sobre mobilidade para construção civil que vão deixar você de bom humor

Quem gerencia projetos de construção enfrenta algumas dificuldades para monitorar tudo o que está acontecendo no canteiro de obras. Mesmo estando presente diariamente no levantamento de um prédio, é muito difícil ter uma visão completa e acesso a informações atualizadas sem mobilidade. Ter o controle do que não sai como planejado significa poder tomar medidas que solucionem problemas o quanto antes.

A boa notícia é que através da tecnologia disponível para smartphones e tablets tudo isso fica muito mais fácil. Trocar antigos hábitos e renovar métodos utilizados em seus empreendimentos com a mobilidade pode trazer resultados vantajosos e satisfatórios na conclusão do projeto.

Veja três motivos para utilizar dispositivos móveis e aplicativos nas obras:

Controle de funcionários e de metas individuais
Utilizando tablets, supervisores responsáveis por um grupo de trabalhadores podem muito mais facilmente apontar horários e calcular a produtividade de cada um. Com o uso de folhas de papeis presas em pranchetas, estas informações levam até um mês para chegar ao escritório. Via web, elas chegam no mesmo dia.

A velocidade com que estas informações são compartilhadas possibilita o controle de problemas que possam prejudicar o andamento da obra e soluções mais rápidas. Isso afeta diretamente a data de entrega do empreendimento e os custos do projeto.

Diminua as limitações da utilização de papel
Além de acelerar o tráfego de informações, não depender de folhas de papel para o registro de dados resulta em uma maior agilidade na consulta de arquivos armazenados. Tanto a localização de arquivos, quanto a busca por conteúdos neles contidos, tornam-se mais rápidos quando você usufrui do processamento de computadores para essas tarefas.

Você também economiza espaço e dinheiro. Por anos a aquisição de milhares de folhas de papel e seu armazenamento em grandes arquivadores estampou ambientes corporativos. Felizmente, a computação em nuvem e a mobilidade têm mudado rapidamente esses cenários trazendo mais economia, agilidade e segurança.

Não obstante, você ainda colabora com o meio ambiente reduzindo o consumo de recursos naturais.

Vistorias mais eficazes
Monitorar possíveis irregularidades no empreendimento fica muito mais fácil com a ajuda das ferramentas certas. Utilizando aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis, é possível compartilhar informações muito mais rapidamente, o que aumenta a rapidez com que os problemas são solucionados.

O responsável pela vistoria vai até a obra, fotografa tudo aquilo que deve ser melhorado e envia para o setor responsável. Assim, os erros são mais rapidamente visualizados e resolvidos, evitando atrasos na construção.

A mobilidade na construção civil é uma tendência entre as construtoras que procuram melhorar sua gestão de projetos e, consequentemente, aumentar a velocidade de entregas e diminuir custos. Quem já trocou as pranchetas por tablets e smartphones percebeu a melhoria na produtividade.

Supervisores munidos de a aplicativos e ferramentas de gestão em dispositivos móveis conseguem manter uma comunicação muito mais eficaz com as outras equipes. Assim, o projeto progride e os problemas são mais rapidamente evidenciados e resolvidos.

E você, já utilizou a mobilidade para otimizar sua obra? Comente!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *