Por que todo engenheiro civil deveria ter um smartphone?

Esse título pode ter soado estranho para você, afinal, estamos em 2014 e smartphones cada vez mais fazem parte de nossas vidas e atividades diárias. É certo que o engenheiro civil está entre os profissionais mais adeptos das tecnologias móveis, mas, ainda são poucos os que usufruem delas como ferramentas de trabalho. Contudo, o que falta para isso acontecer e que mudanças positivas isso pode trazer?

Lidando com novas e antigas tecnologias
Na década de 1990 uma das mudanças notáveis foi a troca das pranchetas técnicas por softwares, principalmente para o engenheiro civil. Na época, quem percebeu esse fenômeno e partiu para o computador, hoje sabe muito bem as vantagens que usar um AutoCAD tem sobre o velho esquadro e caneta nanquim.

Nos dias atuais, o espaço ocupado por desktops e notebooks tem sido largamente cedido a tablets e smartphones. Assim, da mesma forma que pranchetas desapareceram da vida do engenheiro civil, é previsto que essas tecnologias móveis sejam incorporadas totalmente às rotinas dos profissionais da indústria da construção.

«Não posso fazer em um smartphone o que eu faço em meu computador»
É certo que desktops e notebooks levam vantagem quando o assunto são especificações técnicas, de hardware. Entretanto, a proposta da utilização de dispositivos móveis no meio profissional – nesse caso, no canteiro de obras – é diferente.

Como a própria nomenclatura sugere, o foco está na mobilidade. Com a tecnologias existentes hoje em dia – tanto de dispositivos, quanto de aplicativos – já é possível colher melhores resultados através da acessibilidade dessa mobilidade, vantagem que é bem nítida no dia a dia de um engenheiro civil.

Hardwares e softwares estão evoluindo em grande velocidade, mas não devem ser encarados como algo que irá substituir os computadores como os conhecemos. O “segredo” está em utilizar ambos os recursos de forma complementar, usufruindo do melhor dos dois mundos.

«Meus colaboradores não têm e nem precisam realmente de smartphones”
A segunda lenda que tenta explicar as razões pelas quais os smartphones ainda não fazem parte da realidade profissional do engenheiro civil é que o cotidiano do canteiro de obras não é o mesmo de um escritório. Contudo, construtoras, empreiteiras e engenheiro civil poderiam realizar trabalhos com muito mais qualidade se obtiverem informações e comunicação de qualidade para a otimização de seus processos – e a tecnologia torna isso possível.

É preciso compreender que o fluxo de informações estratégicas pode ser melhorado com a adoção de recursos tecnológicos no canteiro de obras. Quando o mercado da construção (com sua cadeia de fornecedores, mão-de-obra, investidores, administradores e construtores) consolidar sua maturidade digital, verá que smartphones, tablets e aplicativos de gestão profissional são tão indispensáveis quanto uma calculadora, um AutoCAD ou mesmo uma planilha do Excel.

Estamos no momento certo para investir
É previsto que em pouco tempo a maior parte das empresas atuantes no setor da construção já terão aderido às tecnologias móveis e incorporado-as em suas rotinas. Seja você um profissional ou gestor, esse é o momento certo para antecipar suas decisões e começar a adotar o quanto antes essas tecnologias.

Melhores resultados esperam aqueles que desde já fizerem parte dessa evolução.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *