O que espera o gestor de obras do futuro?

A saturação de profissionais no mercado da construção civil tem feito com que os especialistas exijam mais de si mesmos. É tudo uma questão do que você almeja, seus objetivos e ambições. Mas, de qualquer forma, o gestor de obras deve saber como se destacar.

Um estudo da USP mostrou que o número de engenheiros formados superou em 2,5 vezes a demanda prevista para o ano de 2020. De lá pra cá a situação não mudou e o crescimento no número de profissionais é expressivo. 

Já não é novidade a necessidade de pessoas cada vez mais capacitadas e conhecedoras das novas tecnologias disponíveis no mercado para melhorar o gerenciamento dos canteiros de obras

Afinal, saber trabalhar com inovação acelera a produtividade, melhora a qualidade e torna o profissional mais eficiente nas suas funções. Isso pode ser um diferencial na hora da contratação e até mesmo na fixação da remuneração. Dessa forma é importante estar atento às novidades do mercado.

Qual a função do gestor de obras?

O gestor de obras é o profissional responsável por garantir o bom andamento da construção. Ou seja, ele deve criar estratégias, fiscalizar e agir rapidamente. Assim, é possível evitar problemas e resolver situações inesperadas que podem afetar a entrega da obra. 

As maiores preocupações são garantir: 

  • O cumprimento dos prazos;
  • Os custos previstos no orçamento;
  • A qualidade esperada.

Para isso, o profissional deve saber criar estratégias de planejamento e liderar a equipe durante todas as fases dos serviços.

Quais ferramentas tecnológicas o gestor de obras precisa conhecer?

Para conseguir se destacar no mercado da construção civil o gestor de obras precisa conhecer algumas ferramentas tecnológicas

Com elas, é possível otimizar toda a administração, aumentando a produtividade e a qualidade. Por isso, confira abaixo 5 dessas ferramentas:

Cloud Computing

Esta tecnologia vem revolucionando a construção civil. O conceito de Cloud Computing é disponibilizar sistemas via internet sem que estejam fisicamente instalados em uma máquina. O sistema tem como aspecto positivo sua portabilidade, facilitando o dia a dia de equipes que trabalham de diferentes lugares.

Tecnologia BIM 

Adotada para a elaboração de projetos e coordenação, a tecnologia BIM – Building Modeling Information – significa, em português Modelagem de Informação da Construção. Tem como finalidade orientar a programação fina da obra, como as tarefas a serem realizadas.

Com esta ferramenta, também é possível ver como será a instalação do material, do início até o término da construção. Assim, ficará mais fácil enfrentar os desafios que surgirão no decorrer da execução.

Mobilidade 

A utilização de soluções móveis, como smartphones e tablets é fundamental para quem pretende ser um gestor no futuro. Com a utilização destas ferramentas, é possível ter uma melhor administração da obra e fazer as tomadas de decisões mais rápidas e de qualquer lugar. 

Os benefícios de utilizar tecnologias móveis são muitos. Entre eles estão: melhorias do processo de qualidade, redução de perdas e retrabalhos na construção e precisão nas análises de custos gerais do planejamento.

Tecnologia MCO 

Este sistema possibilita que o profissional tenha uma visão completa a longo prazo, obtendo maior organização nas áreas produtivas do projeto. No uso desta ferramenta, o colaborador obterá algumas competências de grande importância e que o diferenciarão do concorrente. 

As principais das habilidades são: lançamento de incorporação conforme as normas ABNT; cadastros de tipologias de empreendimento; gestão de projetos e orçamentos; planejamento, acompanhamento e execução; curva ABC de insumos, serviços e ferramentas utilizadas; alocação de maquinários; controle de matérias por composição de execução: insumo, ferramentas, patrimônio e serviços (padrão TCPO).

Software de construção civil

Os softwares de construção civil são soluções pensadas especificamente para otimizar os processos e resolver problemas do setor. É o caso do Mobuss Construção, um software de gestão de obras que reúne tudo que uma empresa precisa para gerenciar as construções.

Com auxílio da mobilidade, a ferramenta permite fazer a gestão de obras de qualquer lugar e a qualquer hora. São vários módulos integrados e especializados nas diferentes etapas construtivas. Dessa forma é possível otimizar a etapa de coleta, registro e acesso às informações desde o projeto até o pós-obra.

O objetivo principal da solução é agilizar e reduzir os custos do gerenciamento dos empreendimentos, gerando maior rentabilidade para as construtoras. Com a adoção do software, é possível aumentar a produtividade, melhorar a qualidade, reduzir os gastos e respeitar os prazos.

Quais habilidades são importantes para o gestor de obras?

Além de contar com boas metodologias e ferramentas tecnológicas, é importante que o especialista tenha algumas habilidades para obter sucesso. Ser organizado, proativo e comunicativo são as mais básicas delas. Mas é preciso também ter uma capacidade analítica e visão sistêmica, garantindo uma compreensão dos processos em geral.

Outra característica crucial é saber liderar, já que o profissional vai comandar as equipes. Além disso, nos dias atuais é cada vez mais importante que os profissionais tenham a mente aberta e saibam aceitar as mudanças. Por isso, o gestor de obras deve focar no aprendizado contínuo.

Para isso, é preciso adquirir novos conhecimentos e ir além do que foi ensinado na graduação. Busque sempre saber sobre as novas tecnologias, como o 5G, e tendências de softwares da área. 

No futuro, o gestor de obras deve ser um profissional flexível em todos os âmbitos, buscando o crescimento pessoal e profissional. Aprenda novas línguas e invista nas suas habilidades de liderança, pois as oportunidades aparecem e deve-se estar preparado para elas.

Vale ressaltar que todo projeto é diferente e único. Todo profissional do setor precisa se reinventar constantemente e se manter atualizado. Para conhecer os termos e as novidades no mercado da construção civil continue acompanhando nossos posts no blog!

Saiba, também, quais as tendências para engenharia civil em 2022 em nosso ebook.

O que espera o gestor de obras do futuro?

O que espera o gestor de obras do futuro?

A saturação de profissionais no mercado da construção civil tem feito com que os especialistas exijam mais de si mesmos. É tudo uma questão do que você almeja, seus objetivos e ambições. Mas, de qualquer forma, o gestor de obras deve saber como se destacar. Um estudo da USP mostrou que o número de engenheiros formados superou em 2,5 vezes a demanda prevista para o ano de 2020. De lá pra cá a situação não mudou e o crescimento no número de profissionais é expressivo.  Continue lendo

5 motivos para adotar a mobilidade corporativa na sua empresa

5 motivos para adotar a mobilidade corporativa na sua empresa

A aderência à tecnologia vêm crescendo há um bom tempo e, neste cenário, os profissionais de diferentes segmentos encontraram facilidades com a aplicação de mobilidade corporativa nas suas rotinas.  Na construção civil, essa metodologia permite maior controle e desempenho na execução das atividades. Continue lendo o artigo e conheça alguns benefícios que a mobilidade pode trazer para o seu canteiro de obras! O que é mobilidade corporativa?  O termo mobilidade corporativa pode ser definido como uma realidade apoiada em tecnologia, onde, por meio de aparelhos Continue lendo

Saiba quais são os negócios mais lucrativos na construção civil

Saiba quais são os negócios mais lucrativos na construção civil

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre negócios lucrativos na construção civil em áudio! Ficar por dentro dos negócios lucrativos na construção civil é a melhor maneira de garantir sucesso no lançamento de novos empreendimentos. Além de se manterem atualizados, os profissionais e organizações precisam saber como se adaptar às novidades que surgem diariamente. O setor da construção passou e continua passando por muitas transformações, principalmente com o aprimoramento de novas tecnologias. As inovações, que surgem constantemente, são Continue lendo

Vantagens da aplicação de Softwares Móveis no Canteiro de Obras

Vantagens da aplicação de Softwares Móveis no Canteiro de Obras

A mobilidade é uma evolução tecnológica que está sendo utilizada em muitas empresas que visam lucratividade e otimização do tempo. Na construção civil, a utilização de softwares móveis pode trazer várias facilidades para os canteiros de obras.  Isso porque sistemas de mobilidade podem ser acessados 24 horas por dia, de qualquer lugar, através de tablets e smartphones. Ajudando a tornar o fluxo de trabalho mais integrado e a obter maior controle sobre os custos das obras. Dessa forma, as construtoras não precisam trabalhar com grande Continue lendo

Confira as principais normas alteradas na construção civil

Confira as principais normas alteradas na construção civil

Passou-se o tempo em que uma edificação era construída sem padronização nem regras. Hoje, para garantir resultados melhores, mais segurança e conformidade, os profissionais precisam conhecer e seguir normas da construção civil. Ao longo dos anos, as leis técnicas da construção civil passam, naturalmente, por atualizações e modificações. Isso acontece porque o mercado está em constante mudança, assim como também as exigências e desejos dos clientes.  Por isso, para garantir que as construções consigam atender padrões cada vez mais altos, as diretrizes precisam ser atualizadas. Continue lendo

Como garantir uma comunicação unificada entre todos os integrantes do processo construtivo?

Como garantir uma comunicação unificada entre todos os integrantes do processo construtivo?

Em todas as áreas do mercado, a comunicação interna é importante para o sucesso das empresas. Mas, na construção civil, ela é essencial, principalmente para evitar erros e retrabalhos durante o processo construtivo.  Ao longo da execução de uma obra, muitas informações precisam ser repassadas, dúvidas são geradas e decisões devem ser tomadas. Dessa forma, os gestores têm que focar em garantir que a comunicação entre os colaboradores seja eficiente e unificada, avaliando se está sendo respeitado o planejamento de obras, a fim de minimizar Continue lendo

Como gerenciar os fluxos de dados na construção civil?

Como gerenciar os fluxos de dados na construção civil?

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre fluxos de dados em áudio! A cada dia que passa, as construções geram um grande volume de informação. Mas, para que essas informações possam ser aproveitadas para a melhoria contínua dos resultados, é preciso saber como gerenciar os fluxos de dados. Mesmo com a imensa quantidade de arquivos gerados pela construção civil, algumas empresas ainda não dão a devida importância para a coleta e análise de dados. Assim, perdem a oportunidade Continue lendo

Você está por dentro do projeto Construção 2030?

Você está por dentro do projeto Construção 2030?

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre Construção 2030 em áudio! No início de 2022 a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) retomou o projeto “Construção 2030”, que visa incentivar a cultura de inovação nas empresas do setor. A iniciativa foi criada em 2018 e voltou a ter maior destaque agora. Um dos motivos para o foco no projeto foi a pandemia do Coronavírus, que demandou aceleração da inovação tecnológica em vários segmentos, incluindo também a construção Continue lendo

Tendências Engenharia Civil: o que esperar do setor?

Tendências Engenharia Civil: o que esperar do setor?

Acompanhar as tendências da engenharia civil é um requisito para qualquer empresa e profissional que deseja se manter competitivo em um mercado repleto de avanços e transformações.  Com o uso de equipamentos, materiais e técnicas construtivas modernas, é possível criar construções mais sustentáveis e duráveis. Tudo isso ajuda a reduzir os custos, melhora a produtividade e a eficiência e oferece uma melhor qualidade de vida para os clientes.  Portanto, os profissionais da construção precisam ficar atentos a todas as inovações e tecnologias que surgem no Continue lendo

SESMT: o que é e os principais pontos de atenção para sua empresa

SESMT: o que é e os principais pontos de atenção para sua empresa

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre SESMT em áudio!  SESMT é a sigla para Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Trata-se de uma equipe especializada em Saúde e Segurança que atua nas empresas visando garantir o bem estar e proteção dos trabalhadores. O serviço é orientado pela Norma Regulamentadora nº 4 (NR 4). A diretriz é de responsabilidade do atual Ministério do Trabalho e Previdência Social, antigo MTE, e consta na Consolidação Continue lendo

Acesse nossos materiais educativos sobre construção