Vantagens do Módulo de Segurança do Mobuss Construção para sua construtora

Diariamente os gestores dos canteiros de obras enfrentam desafios relacionados ao controle da segurança. Reuniões diárias (DDS) e treinamentos são realizados para garantir que os profissionais entendam a importância das normas de segurança assim como uso dos EPIs,  garantindo assim a segurança de todos os envolvidos no trabalho.

Organização e proatividade neste caso são fundamentais e uma boa forma de garanti-las é utilizando o Módulo de Segurança do Mobuss Construção. Listamos aqui cinco vantagens dessa tecnologia para a sua construtora:

1. Controle e avaliação de reuniões e treinamentos

Mais do que registrar as reuniões diárias de segurança, inclusive com assinatura dos participantes, o módulo permite que os mesmos avaliem estes encontros no próprio dispositivo móvel. É possível indicar se o conteúdo apresentado resolveu questões pontuais, como dúvida em relação ao uso de EPIs, possibilitando até mesmo a realização de uma auto avaliação.

Esta questão é um diferencial em obras que exijam muita dedicação, locais totalmente isolados ou que coloquem os profissionais sob pressão. Ele pode indicar que não está se sentindo bem e ser encaminhado diretamente para avaliação médica, garantindo sua segurança.

O Módulo de Segurança do Mobuss Construção permite ainda que a construtora indique quais os treinamentos cada tipo de atividade vai exigir dos profissionais e os equipamentos de proteção que deverão usar. Ao contar com registros atualizados, o gestor pode dar mais agilidade aos treinamentos, reduzindo o número de retrabalho neste sentido e garantindo que sua equipe esteja preparada para executar determinada função.

Ao acessar o Módulo de Segurança, o sistema já indicará que os trabalhadores estão em conformidade com seus treinamentos e que também receberam seus equipamentos de proteção e participaram de reuniões e treinamentos. Tudo isso com o registro e assinatura dos próprios colaboradores, no dispositivo móvel e atualização em tempo real.

2. Integração com o MTE

O uso do equipamento de proteção individual não é apenas uma norma interna da construtora, mas ação prevista por lei, com regulamentação no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE/NR06). Com o Módulo de Segurança do Mobuss Construção é possível consultar as regras que envolvem utilização e prazo de validade dos EPIs, já que o sistema é integrado ao portal do governo federal.

Essa facilidade garante o cumprimento de trocas de equipamentos, utilização dentro das regras de segurança  e importação dos dados relacionados aos produtos, através dos códigos do Certificado de Aprovação (CA).

3. Coleta e armazenamento seguro de evidências

Uma das principais preocupações do setor de Segurança é o cumprimento da legislação, o que evita problemas trabalhistas para as construtoras e embargos de obras. Contar com evidências é fundamental para certificar aos órgãos fiscalizadores o cumprimento de todas as normas, bem como garantir que os profissionais – contratados e terceiros – estejam cientes das regras adotadas. Os registros através do sistema contarão com assinatura dos profissionais que estão no canteiro. Para garantir a idoneidade do registro, o sistema coleta a assinatura de cada colaborador oito vezes, a fim de comparação e armazenamento.

4. Controle efetivo de EPIs

Você sabe quantos equipamentos de segurança estão espalhados em suas obras? Quantos estão com validades próximas ao vencimento? Quais profissionais receberam? Todos estes dados são essenciais para reduzir custos com compra de EPIs, além da durabilidade e bom aproveitamento. Com os relatórios do Módulo de Segurança o gestor tem em mãos todas as informações registradas em poucos cliques. Isso garante a ele administrar o canteiro de obras e evitar qualquer imprevisto em relação a acesso de profissionais sem proteção adequada.

5. Proatividade na gestão da segurança

Uma das principais ações que geram redução de custo e otimização dos recursos é a proatividade das equipes. E no caso da área de segurança, isso só será possível se houver dados confiáveis e atualizados. O Mobuss Construção permite aos gestores acompanhar e controlar vencimentos, garantindo a troca dos equipamentos de proteção antes de estarem em desacordo. Também facilita a restrição ou liberação de acesso ao canteiro, evitando perda de tempo e produtividade.

As vantagens listadas ao utilizar o Módulo de Segurança do Mobuss Construção proporcionam a sua construtora a formação de um histórico rico em evidências, garantindo assim um dossiê completo de seus colaboradores que o acompanhará durante toda sua permanência na empresa.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *