Software de gestão do canteiro: entenda a importância de utilizar

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre software de gestão do canteiro em áudio!


Experiência e vivência prática são requisitos que auxiliam
muito na tomada de decisão no canteiro de obras. Mas, com a velocidade de processamento de informações possibilitada pelo uso de tecnologia no canteiro, a tarefa de gerenciar obras alcançou um novo patamar de gestão, e isso só é possível utilizando um software de gestão do canteiro obras.

Nesse contexto, feeling e intuição foram aos poucos, sendo substituídos pelo uso de métricas assertivas em conjunto com o uso de soluções tecnológicas, que possibilitam, inclusive, o gerenciamento do canteiro através de dispositivos móveis

Dessa forma, a tecnologia possibilita uma tomada de decisão rápida e direcionada, com base em diversos dados sobre o andamento da obra. Dados estes que, antigamente, eram acessados de maneira lenta e esparsa.

Veja como um software de gestão do canteiro pode auxiliar a rotina do canteiro de obras e apoiar na tomada de decisões mais assertivas. Continue lendo!

Quais os benefícios de softwares de gestão do canteiro na tomada de decisões?

Os softwares de gestão do canteiro são uma excelente solução para um controle constante da obra, que, unida à mobilidade, permite dinamismo, flexibilidade e mais rapidez para realização do trabalho

Além de permitir o acesso rápido e fácil a diversas informações e documentos sobre o progresso da obra, esse tipo de ferramenta permite o acompanhamento e avaliação do desempenho dos índices do canteiro

Estes itens devem ser acompanhados de perto pelo gestor para manter os níveis de produtividade e assegurar a qualidade dos serviços em execução. Veja mais benefícios que sua construtora pode ter ao utilizar um software de gestão de obras:

Interface amigável e simplificada

Esqueça as telas confusas dos antigos programas e aplicativos. Os softwares de gestão de canteiro de obras atuais possuem uma interface amigável que permite, até mesmo às pessoas mais avessas à tecnologia, o acesso simples e dinâmico.

Com linguagem intuitiva, permite com poucos cliques o acesso rápido à inúmeras informações, perfeito para os gestores que ainda estão se acostumando com o uso da ferramenta.

Além disso, com o mercado em constante transformação e as demandas dos clientes mudando a todo momento, é fundamental contar com um software que procure evoluir e se atualizar, para atender às novas necessidades que surgem nos canteiros.

Acompanhamento dos dados da obra

O número de informações que precisam ser gerenciadas pelo gestor de obras é imenso. Abrange desde dados sobre as equipes que compõem as frentes de trabalho, passando por relatórios sobre a evolução do cronograma físico-financeiro e até mesmo sobre o controle de estoque e de insumos para a obra.

Ter que tomar uma decisão controlando todas essas variáveis, realmente não é nada fácil. E esse é mais um ponto a favor dos softwares de gestão. 

Este tipo de ferramenta possibilita o armazenamento e coleta de um grande número de dados, que, reunidos e compilados, podem ser facilmente consultados pelo gestor. Com isso, a decisão pode ser tomada praticamente de modo imediato.

A extração de dados é feita de forma automatizada e periódica pelos sistemas, por meio de integrações com ferramentas de BI, assim, você economiza tempo nas atividades de coleta de informações e só precisa focar na parte estratégica. 

Melhoria na qualidade e conformidade

Com auxílio de um software para gestão de obra, é possível padronizar e controlar melhor as tarefas do dia a dia no canteiro, reduzindo as não-conformidades e entregando empreendimentos com muito mais qualidade.

Os processos que são requisitos das normas de qualidade como ISO e PBQP-H são controlados por meio de formulários dinâmicos e automatizados, que agilizam muito o trabalho da equipe. Chega de papelada e informações perdidas no canteiro de obras, tudo pode ser registrado via dispositivos móveis.

Além disso, para as etapas de vistoria e entrega, é possível aplicar formulários de inspeção pré configurados, levando como base no histórico de todas as atividades registradas na obra. Assim, todos os processos em determinado empreendimento ficam acessíveis na palma da sua mão.

Por fim, entende-se que a adoção de softwares de gestão é muito mais do que uma tendência da engenharia civil. Para aquelas empresas que preocupam-se em manter altos níveis de produtividade e competitividade, ter um bom software de gestão tornou-se fundamental.

Sua empresa já utiliza algum software de gestão do canteiro de obras? O Mobuss Construção é uma solução de mobilidade que atende todas as frentes construtivas, do início ao pós-obra. Para conhecer mais recursos da nossa solução, clique aqui!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *