Porto5 Empreendimentos aposta em tecnologia para agilizar produtividade nas obras


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre a Porto5 Empreendimentos em áudio!


A Porto5 Empreendimentos Imobiliários, construtora localizada na cidade de Pelotas – RS,  possui know-how e parcerias com construtoras europeias. Aplica em suas obras a metodologia Fast Building, focada em velocidade e produtividade de alta performance na construção. 

Para otimizar sua qualidade e velocidade na construção, mantendo um preço justo, a Porto5 decidiu investir em tecnologia para gerenciamento do canteiro de obras. Assim conseguiu obter maior controle das inspeções e economizar tempo de mão de obra e materiais.

A solução escolhida para auxiliar nos processos foi o software de gestão de obras Mobuss Construção. Segundo Rafael Azevedo, Diretor de Qualidade da construtora, o custo do investimento é quase irrelevante, “dependendo da dimensão da obra não é nem de 0,5%”.

Rafael ainda afirma que, com ajuda do sistema para canteiro de obras, o controle do número de inspeções de obra aumentou em 30%. “Ganhou-se produtividade na parte das vistorias dos serviços, geração de relatórios e acompanhamento das não conformidades”, completa.

Organização e relatórios

Anteriormente a construtora fazia o controle de inspeções no papel. Processo que tende a ser mais demorado, além de correr riscos de perda de documentos. Quando o controle é feito no papel, também fica mais difícil visualizar e entender o que precisa ser melhorado nos processos da construtora. 

Já no sistema, tudo fica padronizado e organizado num lugar só. “Com a tecnologia, temos maior controle da execução do serviço e armazenamento dos dados da obra, material que no futuro auxiliará na tomada de decisões”, afirma Rafael.

Segundo Sílvio Etges, Gerente de Produtos da Teclógica, empresa desenvolvedora do Mobuss Construção, torna-se mais fácil acompanhar e controlar o que falta inspecionar, o que está em andamento, o que possui pendências e aquilo que está efetivamente concluído. “Os dados são fundamentais para darem transparência e segurança do andamento das inspeções a todos os interessados.”

Controle evidenciado

Outro benefício do Mobuss Construção é a possibilidade de incluir evidências visuais nas inspeções. Isso facilita consultas posteriores caso haja rotatividade de funcionários. Dessa forma, todos ficam alinhados e as informações são mais claras.

O melhor é que isso pode ser feito em tempo real durante a inspeção. Com a utilização de um smartphone ou tablet, o funcionário pode subir fotosem lote no sistema, mesmo se estiver em um local sem internet. Assim que o dispositivo conectado encontra sinal, as informações são atualizadas no sistema automaticamente.

Sílvio afirma que isso traz uma grande liberdade para as construtoras, que não precisam ficar reféns da internet e também terão uma base sólida de informações caso precisem consultar no futuro. 

“As informações ficam muito mais consistentes e padronizadas. Quando o controle é feito no papel, cada funcionário pode preencher de forma diferente, tornando difícil de compreender por outra pessoa que não está habituada aquele formato. O resultado de qualquer análise está diretamente ligado à essa qualidade dos dados coletados, trazendo maior assertividade nas decisões.”

A Porto5 implementou os módulos de Qualidade, Registros, Segurança, Gestão de Documentos, Vistoria & Entrega e Assistência Técnica do Mobuss Construção. Quer conhecer mais sobre a nossa solução? Acesse o site ou entre em contato com nossos especialistas

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *