Como obedecer ao orçamento das obras: controles e métricas


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre orçamento de obras em áudio!

O resultado de um bom planejamento em uma construção é a junção entre o cronograma e o orçamento de obras. O primeiro expressa a programação sobre todos os serviços que serão realizados durante o projeto. Seu conteúdo contempla as fases gerais da construção, como estrutura, demolição e alvenaria, além de outros serviços.

Já o segundo, mostra ao cliente os custos a serem despendidos em cada etapa do projeto. Esses valores são mostrados pelo calendário físico-financeiro. Nele é possível visualizar o percentual de avanço de todas as entregas da construção e o preço de cada passo, garantindo maior confiança entre as partes do negócio. 

Seguir um orçamento de obras e entender a fundo sobre o assunto é fundamental para garantir o sucesso de uma edificação. Além de evitar atrasos e possíveis erros que possam surgir durante o processo, ele também é essencial para planejar adequadamente os recursos necessários e monitorar os seus gastos.

Com isso, é possível tomar decisões mais estratégicas, identificando possíveis riscos e construindo uma reputação positiva no mercado.

Ficou curioso com o assunto? Veja a seguir como aprimorar o controle e o acompanhamento das métricas e otimizar o orçamento de obras.

O que é um orçamento de obras?

O orçamento de obras é uma estimativa de custos para a execução de uma edificação. Ele inclui todos os insumos, mão de obra, equipamentos e outros custos associados à realização dos serviços. Além de encargos sociais, despesas administrativas, impostos e taxas.

Esse planejamento é elaborado com base em um conjunto de informações, como o projeto arquitetônico e as etapas complementares (estruturação hidráulica, elétrica, entre outros). Além de estudos de mercado para os preços dos materiais e dos profissionais na região onde a construção será executada. 

O objetivo principal dessa etapa é estipular o custo total da obra. Assim, permite que os responsáveis planejem adequadamente a alocação dos recursos disponíveis.

Qual a importância de um orçamento de obras?

O orçamento de obras é uma ferramenta essencial para os profissionais envolvidos e para os clientes que desejam adquirir um empreendimento. Ele permite que todas as partes interessadas tenham uma visão clara dos custos envolvidos no projeto. 

Logo, com essa etapa realizada de forma assertiva, a tomada de decisões e a gestão financeira do projeto são otimizadas, evitando novos gastos e o atraso de entregas.

Esse procedimento ainda permite que os responsáveis possam negociar preços com fornecedores e subcontratados. Buscando assim, obter melhores condições e reduzir os custos de cada etapa.

A programação de cada etapa do orçamento de obras

Para garantir um orçamento de obras eficiente, é preciso saber como programar as etapas da construção. A organização e o controle de cada passo permitem que a construtora adquira materiais, equipamentos e contrate mão de obra exatamente na medida da sua necessidade

É necessário um cuidado extra com a programação, pois quando feita antes do necessário, há um risco de perda de insumos estocados e gastos com equipamentos que não são usados. 

Para a elaboração do cronograma físico-financeiro, os responsáveis envolvidos no canteiro devem participar. Depois de pronto, as alterações na programação devem ser mínimas.

Conheça agora as principais etapas que envolvem um orçamento na construção civil!

Organização das despesas

Nesse procedimento, o controle das despesas com a execução de serviços envolvidos em cada parte é fundamental. As informações devem ser detalhadas semanalmente ou mensalmente, dependendo do porte e do tipo de construção.

O cronograma permite que os gestores de caixa do projeto saibam exatamente qual o valor a ser gasto e quando. Há ainda a possibilidade de planejamento e controle dos investimentos que ainda não foram gastos, o que pode render juros no banco e reduzir as despesas.

Programação

O cronograma ressalta, através de uma linha do tempo, o início e o término de cada uma das atividades ou etapas envolvidas na obra. Dessa forma, é possível verificar rapidamente o andamento dos serviços e ter o controle dos que estão sendo operados no canteiro. 

Além disso, é possível definir prioridades e concentrar o foco em equipes que estejam atrasadas em relação às demais.

Apuração de desempenho

É importante fazer um acompanhamento da obra com visitas constantes no canteiro. Assim, podendo gerar relatórios de dados, medir custos e cobrar metas de serviços. 

Com isso, o engenheiro não precisa esperar a próxima medição de registros para tomar providências junto à equipe de produção, otimizando o controle de atrasos e prejuízos financeiros. 

As informações anotadas devem conter o histograma de mão de obra, apuração de causas relativas ao descumprimento de metas, relação de atividades atrasadas e adiantadas daquele período e gráficos de desempenho. A partir disso, é realizada a reprogramação das metas para o próximo mês.

Análise do valor agregado

A técnica da análise do valor agregado deve ser utilizada para o acompanhamento e controle financeiro. Ela dá ao gestor resultados precisos de acordo com os dados reais de tempo e custo. Isso permite que a equipe avalie a situação atual do projeto. 

Aplicativos móveis têm se mostrado grandes aliados na melhoria de processos relacionados ao monitoramento e gerenciamento de obras, o que também impacta no aumento da qualidade dos resultados finais de um projeto. 

Abrangendo funções antes executadas com relativa dificuldade, eles têm diminuído os índices de problemas operacionais. Dando, ainda, mais oportunidade aos coordenadores de buscarem novas soluções para suas empreitadas.

Como vimos, o orçamento de obras é uma etapa fundamental no processo de construção civil. Só através dele é possível conhecer todos os custos envolvidos em um projeto. Ele permite que o construtor e o cliente tenham uma ideia clara dos valores envolvidos. Evitando surpresas durante a execução e garantindo sua conclusão dentro do prazo.

Além disso, com a tecnologia, a elaboração desse procedimento ficou mais precisa e eficiente. Softwares  permitem a integração de informações em tempo real, facilitando o controle e a gestão. 

Para te ajudar a otimizar essa tarefa, baixe nosso e-book sobre orçamento na construção civil: o segredo para um planejamento orçamentário eficiente.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *