O que espera o gestor de obras do futuro?

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre gestor de obras em áudio!


A saturação de profissionais no mercado da construção civil tem feito com que os especialistas exijam mais de si mesmos. É tudo uma questão do que você almeja, seus objetivos e ambições.
Mas, de qualquer forma, o gestor de obras deve saber como se destacar.

Um estudo da USP mostrou que o número de engenheiros formados superou em 2,5 vezes a demanda prevista para o ano de 2020. De lá pra cá a situação não mudou e o crescimento no número de profissionais é expressivo. 

Já não é novidade a necessidade de pessoas cada vez mais capacitadas e conhecedoras das novas tecnologias disponíveis no mercado para melhorar o gerenciamento dos canteiros de obras

Afinal, saber trabalhar com inovação acelera a produtividade, melhora a qualidade e torna o profissional mais eficiente nas suas funções. Isso pode ser um diferencial na hora da contratação e até mesmo na fixação da remuneração. Dessa forma é importante estar atento às novidades do mercado.

Qual a função do gestor de obras?

O gestor de obras é o profissional responsável por garantir o bom andamento da construção. Ou seja, ele deve criar estratégias, fiscalizar e agir rapidamente. Assim, é possível evitar problemas e resolver situações inesperadas que podem afetar a entrega da obra. 

As maiores preocupações são garantir: 

  • O cumprimento dos prazos;
  • Os custos previstos no orçamento;
  • A qualidade esperada.

Para isso, o profissional deve saber criar estratégias de planejamento e liderar a equipe durante todas as fases dos serviços.

Quais ferramentas tecnológicas o gestor de obras precisa conhecer?

Para conseguir se destacar no mercado da construção civil o gestor de obras precisa conhecer algumas ferramentas tecnológicas

Com elas, é possível otimizar toda a administração, aumentando a produtividade e a qualidade. Por isso, confira abaixo 5 dessas ferramentas:

Cloud Computing

Esta tecnologia vem revolucionando a construção civil. O conceito de Cloud Computing é disponibilizar sistemas via internet sem que estejam fisicamente instalados em uma máquina. O sistema tem como aspecto positivo sua portabilidade, facilitando o dia a dia de equipes que trabalham de diferentes lugares.

Tecnologia BIM 

Adotada para a elaboração de projetos e coordenação, a tecnologia BIM – Building Modeling Information – significa, em português Modelagem de Informação da Construção. Tem como finalidade orientar a programação final da obra, como as tarefas a serem realizadas.

Com esta ferramenta, também é possível ver como será a instalação do material, do início até o término da construção. Assim, ficará mais fácil enfrentar os desafios que surgirão no decorrer da execução.

Mobilidade 

A utilização de soluções móveis, como smartphones e tablets é fundamental para quem pretende ser um gestor no futuro. Com a utilização destas ferramentas, é possível ter uma melhor administração da obra e fazer as tomadas de decisões mais rápidas e de qualquer lugar. 

Os benefícios de utilizar tecnologias móveis são muitos. Entre eles estão: melhorias do processo de qualidade, redução de perdas e retrabalhos na construção e precisão nas análises de custos gerais do planejamento.

Tecnologia MCO 

Este sistema possibilita que o profissional tenha uma visão completa a longo prazo, obtendo maior organização nas áreas produtivas do projeto. No uso desta ferramenta, o colaborador obterá algumas competências de grande importância e que o diferenciarão do concorrente. 

As principais das habilidades são: lançamento de incorporação conforme as normas ABNT; cadastros de tipologias de empreendimento; gestão de projetos e orçamentos; planejamento, acompanhamento e execução; curva ABC de insumos, serviços e ferramentas utilizadas; alocação de maquinários; controle de matérias por composição de execução: insumo, ferramentas, patrimônio e serviços (padrão TCPO).

Software de construção civil

Os softwares de construção civil são soluções pensadas especificamente para otimizar os processos e resolver problemas do setor. É o caso do Mobuss Construção, um software de gestão de obras que reúne tudo que uma empresa precisa para gerenciar as construções.

Com auxílio da mobilidade, a ferramenta permite fazer a gestão de obras de qualquer lugar e a qualquer hora. São vários módulos integrados e especializados nas diferentes etapas construtivas. Dessa forma é possível otimizar a etapa de coleta, registro e acesso às informações desde o projeto até o pós-obra.

O objetivo principal da solução é agilizar e reduzir os custos do gerenciamento dos empreendimentos, gerando maior rentabilidade para as construtoras. Com a adoção do software, é possível aumentar a produtividade, melhorar a qualidade, reduzir os gastos e respeitar os prazos.

Quais habilidades são importantes para o gestor de obras?

Além de contar com boas metodologias e ferramentas tecnológicas, é importante que o especialista tenha algumas habilidades para obter sucesso. Ser organizado, proativo e comunicativo são as mais básicas delas. Mas é preciso também ter uma capacidade analítica e visão sistêmica, garantindo uma compreensão dos processos em geral.

Outra característica crucial é saber liderar, já que o profissional vai comandar as equipes. Além disso, nos dias atuais é cada vez mais importante que os profissionais tenham a mente aberta e saibam aceitar as mudanças. Por isso, o gestor de obras deve focar no aprendizado contínuo.

Para isso, é preciso adquirir novos conhecimentos e ir além do que foi ensinado na graduação. Busque sempre saber sobre as novas tecnologias, como o 5G, e tendências de softwares da área. 

No futuro, o gestor de obras deve ser um profissional flexível em todos os âmbitos, buscando o crescimento pessoal e profissional. Aprenda novas línguas e invista nas suas habilidades de liderança, pois as oportunidades aparecem e deve-se estar preparado para elas.

Vale ressaltar que todo projeto é diferente e único. Todo profissional do setor precisa se reinventar constantemente e se manter atualizado. Para conhecer os termos e as novidades no mercado da construção civil continue acompanhando nossos posts no blog!

Saiba, também, quais as tendências para engenharia civil em 2022 em nosso ebook.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *