EZTEC: controle e produtividade na assistência técnica com o Mobuss Construção

Com mais de 40 anos de história, a EZTEC está entre as empresas de capital aberto com maior lucratividade do setor de incorporação e de construção no Brasil. A companhia já lançou 177 empreendimentos, totalizando mais de 5,3 milhões de metros quadrados de área construída e em construção, e mais de 40 mil unidades. 

Um dos objetivos da empresa era controlar o fluxo de trabalho envolvendo a assistência técnica. Por conta do crescimento da demanda, motivada pelo alto número de empreendimentos desenvolvidos, a EZTEC buscava uma solução que reduzisse o trabalho manual e garantisse mais agilidade e confiabilidade às informações

Por isso, desde 2016 a empresa utiliza o Mobuss Construção, solução para gestão de obras. Além de também investir frequentemente em novos recursos e tecnologia para melhorar continuamente seus processos. 

Hoje, as equipes da construtora utilizam os módulos de Assistência Técnica e Vistoria & Entrega do Mobuss Construção, além de várias integrações oferecidas na plataforma.

Recentemente, pensando em trazer ainda mais agilidade para a etapa de Assistência Técnica, a EZTEC implementou também a nova integração entre as plataformas Mobuss e Octágora, que veremos com maiores detalhes a seguir. 

Quer descobrir quais foram as melhorias que a construtora obteve com o uso de tecnologia? Continue lendo o artigo!

Como era o processo na EZTEC?

Reginaldo Silva, Gerente de Assistência Técnica da empresa, explica que os registros eram realizados manualmente. “Antes os processos eram mais demorados, porque se registrava em papel as questões relacionadas à assistência técnica e esse registro ia para outra pessoa, que tinha que interpretar, colocar os dados em planilha para então extrairmos indicadores”, explica.

De acordo com ele, o Mobuss Construção mudou esta dinâmica, garantindo mais agilidade ao trabalho. Assim que uma ocorrência é registrada no escritório, os líderes que ficam em campo (equipe externa) são notificados automaticamente, agilizando a análise e tomada de decisão. 

“A plataforma nos permitiu adotar rotinas de gestão e controle que o uso do papel nos limitava. Com o tablet ou smartphone em mãos, os líderes organizam as demandas de assistência com suas equipes, fazendo a programação do trabalho e dimensionando o que é preciso para fazer o atendimento, como número de pessoas e insumos diversos”, exemplifica.

Quais os benefícios da tecnologia?

O ganho de tempo, a melhoria de gestão e os indicadores flexíveis para tomada de decisão são algumas das principais vantagens percebidas pela EZTEC. Veja mais detalhes:

1. Informações padronizadas

Segundo os analistas de assistência técnica da empresa, a padronização dos dados é outro benefício que a construtora conquistou com o uso do módulo de Assistência Técnica do Mobuss Construção. 

“Hoje 100% da operação de assistência técnica é feita no Mobuss, sem a necessidade de ferramentas complementares para gestão. A qualidade das informações e o funcionamento offline, que permite o uso dos dispositivos em qualquer ponto dos empreendimentos durante os atendimentos, são fatores essenciais para nosso processo”, comentam eles.

Reginaldo complementa informando que a empresa conseguiu padronizar algumas informações, com nomenclaturas e registros padrões para o mesmo tipo de ocorrência. “Com isso, geramos rapidamente indicadores, agilizamos o trabalho gerencial e disponibilizamos os dados de forma ágil. Quando não é em tempo real, há o registro offline que é transmitido para a base de dados assim que o dispositivo móvel encontra rede.”

2. Riqueza de comprovações

Com os registros fotográficos colhidos através do Mobuss Construção, a EZTEC tem em mãos dados confiáveis e embasamento para justificar negativas de atendimento. 

Segundo Reginaldo, quando há o entendimento de que determinado ajuste não está relacionado à assistência, é possível comprovar essa percepção com fotos e evitar gastos desnecessários com deslocamentos. “Isso nos dá um ganho importante no relacionamento com o cliente e no controle da operação.”

3. Pesquisa de satisfação

Um recurso bastante utilizado pela construtora é a Pesquisa de Satisfação. Essa funcionalidade é aplicada imediatamente após a conclusão da assistência e entrega dos reparos executados, e é respondida pelos clientes diretamente no dispositivo do profissional que atendeu o chamado.

Segundo os analistas, com o recurso foi possível averiguar também a procedência das visitas. “Em 2022, o número de pesquisas respondidas representava aproximadamente 54% das ocorrências procedentes. Já em 2023, esse número chegou a aproximadamente  76%.” 

Novidade: integração com Octágora

Recentemente, visando trazer mais melhorias no fluxo de atendimento aos chamados, a EZTEC implementou a nova integração entre o módulo de Assistência Técnica do Mobuss Construção e a Octágora, plataforma para realização de vistorias remotas.

Com isso, é possível aproveitar a disponibilidade dos clientes para fazer a vistoria online para constatação da procedência em tempo real. 

Dessa forma, o primeiro atendimento pode ser feito de forma digital, amparado pela equipe da construtora que irá orientar o cliente, tirar prints e coletar evidências do problema. Isso resulta em menos custos com retrabalhos, deslocamentos improcedentes e/ou sem os insumos necessários. 

“Vimos a oportunidade de melhorar o fluxo de atendimento das solicitações de assistência técnica pós-obra, reduzindo significativamente o prazo da vistoria inicial para constatação da procedência das ocorrências – que é de até cinco dias úteis no modelo presencial – mantendo a segurança e assertividade das informações e diagnósticos”, explica Reginaldo.

Como foi a implementação da vistoria visual remota?

A implementação do novo recurso na EZTEC aconteceu após um período de testes assistidos e todo o histórico dos atendimentos foi preservado no Mobuss. 

Segundo Reginaldo, a dedicação e o entendimento das equipes técnicas do Mobuss e da Octágora foram fundamentais para o sucesso dessa etapa.

“Nossa equipe de atendimento não precisa mais operar as duas plataformas simultaneamente. 100% dos registros fotográficos coletados durante a vistoria remota na Octágora ficam disponíveis na Solicitação de Assistência Técnica do Mobuss, não sendo necessária nenhuma transferência manual. Com isso, a ação da equipe operacional, quando necessária, é assertiva”, ressalta ele.

Saiba mais sobre essa integração clicando aqui.

Mais possibilidades de integração

Além de possibilidade de integração com diversas ferramentas como: Business Intelligence (BI), softwares de planejamento, CRMs, ERPs, etc, o histórico de alguns Módulos do Mobuss Construção são integrados entre si de forma nativa

Isso faz com que as etapas sigam um fluxo conciso, com histórico consolidado. Para a equipe de pós-obra da EZTEC, a união entre os Módulos Vistoria & Entrega e Assistência Técnica resulta na análise precisa da procedência e na resolução rápida de problemas, podendo, inclusive, evitar visitas desnecessárias.

“Todos os registros feitos durante as vistorias ficam disponíveis para análise da procedência de eventuais ocorrências. Iniciamos o uso do módulo de Vistoria em setembro de 2023, e atualmente, 100% das vistorias são feitas dessa forma”, explicam os analistas.

Reginaldo finaliza explicando que o suporte do time Mobuss foi um diferencial que influenciou para o crescimento dessa parceria ao longo desses anos. 

“Temos fácil acesso ao time comercial, de desenvolvimento e de suporte do Mobuss, o que é muito positivo em relação ao uso da plataforma como um todo. Importante ressaltar que esses times são proativos, atenciosos, ágeis e eficazes em relação às demandas enviadas. Isso nos traz segurança e tranquilidade durante o uso do sistema.”

Quer conhecer mais sobre os benefícios que o Mobuss Construção pode trazer para a sua empresa? Solicite uma demonstração gratuita com nossos especialistas!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *