Gestão da Construção civil: o que você precisa saber!


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre gestão da construção civil em áudio!

Controlar a rotina de um canteiro de obras é uma atividade desafiante. Mas com uma abordagem estratégica, essa tarefa pode ser transformada em oportunidades para melhorar os resultados dos seus projetos. Com uma gestão da construção civil eficiente, por exemplo, é possível otimizar os prazos, custos, recursos e a qualidade.

Em uma edificação, são tantas demandas acontecendo simultaneamente que o engenheiro responsável precisa de paciência e organização para estruturar todo o fluxo de trabalho. Os gargalos podem ser vários, desde lidar com cronogramas enxutos até manter a produtividade dos setores para maior produção.

Além disso, muitas vezes é preciso enfrentar atrasos de fornecedores e resolver problemas construtivos, sempre lembrando de prestar contas aos investidores e clientes. Por isso, contar com essa prática pode ser crucial para garantir um diferencial competitivo. Assim, é possível contornar muitos dos problemas que surgem durante a execução do projeto.

O fato é que, em uma obra, várias informações precisam ser administradas. Além disso,  o sucesso da construtora depende de toda a equipe. Pensando nos problemas do cotidiano do canteiro, apresentamos algumas dicas para te ajudar a melhorar a gestão da construção civil.

Quer saber mais sobre? Confira a seguir:

Qual a importância da gestão da construção civil?

A gestão da construção civil é determinante para garantir o sucesso de um projeto, de qualquer tamanho e complexidade. Ela engloba a coordenação, planejamento e controle de todos os recursos e passos necessários para construir um empreendimento. 

Contar com esse procedimento aumenta as chances de que a obra seja concluída dentro do prazo estabelecido no cronograma com o cliente

Além disso, a gestão permite um controle dos custos para que a edificação possa ser executada dentro do orçamento. A qualidade, por sua vez, é otimizada, atendendo aos padrões exigidos pelo mercado e por investidores.

A administração também auxilia a identificar possíveis riscos associados ao projeto e desenvolve planos para minimizar ou evitá-los, reduzindo o impacto de possíveis gargalos e contingências. 

Outro ponto positivo é que ela garante a segurança de todo o canteiro de obras, implementando práticas e medidas de proteção adequadas. Assim, os acidentes de trabalho são evitados e há melhoria na produtividade.

Checklist para a gestão da construção civil

A construção civil é um ramo complexo e dinâmico, envolvendo diversos profissionais e frentes de trabalho. Nesse contexto, um bom controle de obras é essencial para garantir que todas as etapas sejam executadas em conformidade, dentro dos prazos e  do orçamento. 

Por isso, separamos algumas dicas para otimizar sua gestão no setor. Confira:.

1. Layout do canteiro de obras

Locais bem dimensionados para receber materiais, acomodar os trabalhadores, promover a logística de insumos e detritos, bem como facilitar trabalho no canteiro, certamente irão trazer mais produtividade. Investir nesse planejamento ajuda a evitar erros de fluxo e otimizar todo o tempo e a organização da construção.

2. Controle de Produtividade

Produtividade requer mapeamento das atividades. É importante saber quem trabalhou durante quanto tempo, qual período determinada tarefa levou para ser finalizada e, se necessário, descobrir porque os prazos não foram cumpridos. 

Controlar os desperdícios e quantificar os dias parados por causa do clima também auxilia em uma melhor administração de projetos. E, se necessário, essas informações apoiam nos replanejamentos da obra.

3. Segurança

A integridade física dos colaboradores é fundamental para que tudo ocorra bem. 

Acidentes no ambiente de trabalho podem trazer grandes prejuízos para funcionários e para a empresa. Tome todas as precauções contra riscos preliminares e treine os membros da sua equipe para que estejam cientes das questões de EPIs e normas regulamentares.

4. Controle de materiais

A economia e o bom andamento das edificações passam pelo controle dos materiais. Muitos processos ocorrem desde a solicitação até a chegada de materiais. Ter esse monitoramento de insumos permite que a obra não atrase por falta deles

5. Foco na qualidade

A qualidade de sua construção pode ser o resultado de todos os itens acima, mas deve ser também uma meta que você precisa transmitir a todos os seus colaboradores. Agilize a gestão da obra e procure sempre coordenar o canteiro mantendo um padrão em todas as etapas.

Como a tecnologia ajuda na gestão da construção civil?

A tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão da construção civil. Ela facilita a tomada de decisões baseada em dados sólidos e gera relatórios intuitivos. Com o avanço das ferramentas digitais, surgiram diversos softwares que permitem aos coordenadores de obras coletar, analisar e compartilhar informações em tempo real.

Isso faz com que a tomada de decisões e a identificação de problemas seja mais precisa e rápida. Além disso, essas soluções podem gerar análises inteligentes e detalhadas sobre o andamento do projeto, permitindo que os líderes monitorem o desempenho de suas equipes e identifiquem pontos de melhoria. 

Outro ponto forte é a mobilidade. Uma ferramenta especializada permite que as equipes registrem e acessem informações de qualquer lugar e momento através de dispositivos móveis. Assim resultando na otimização da coordenação.

Com essas novas soluções, a gestão da construção civil se torna mais eficaz. A implementação de tecnologias, como softwares de gestão, ajuda a melhorar a qualidade, eficiência e segurança dos serviços construtivos.

O Mobuss Construção é um software criado especificamente para otimizar toda essa etapa. Ele oferece diversos módulos com funcionalidades para diferentes etapas, desde o controle de documentos até as estapas do pós-obra.

Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre o assunto, baixe agora mesmo o ebook Produtividade e redução de custos: como a tecnologia pode apoiar o setor da construção.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *