Comunicação na construção civil: como ter um canteiro de obras mais efetivo

Uma das questões fundamentais para que profissionais e empresas atuem em sintonia é a comunicação. Mais do que apenas informar ou reportar determinados acontecimentos, é importante que as construtoras invistam em estratégias eficientes para que todos estejam alinhados.

Especialmente no período da pandemia da Covid-19, informar é também sinal de preocupação e de cuidado. 

Através de soluções e estratégias bem definidas para a comunicação na construção civil, é possível, por exemplo, disseminar boas práticas para a prevenção do coronavírus, reduzindo o risco de contágio no canteiro de obra.

Mas, afinal, como garantir uma eficiente comunicação na construção civil? É isso o que destacamos neste post, confira!

Utilize a comunicação interna como aliada

Assim como a boa comunicação é essencial na construção civil, o desencontro de informações e as falhas de comunicação podem ser extremamente prejudiciais para a imagem da empresa. 

Por isso, estabelecer uma rotina de comunicação com transparência e agilidade favorece o alinhamento e engajamento das equipes envolvidas

Esta prática minimiza a desinformação, insegurança, além de reduzir os boatos que podem circular pelos canteiros e corredores, conhecido popularmente como rádio-peão. Equipes tendem a atuar com mais foco, produtividade e comprometimento quando estão bem informadas.

Um tema bastante difundido e trabalhado de várias formas, entre elas na comunicação, dentro de empresas do setor da construção civil é a segurança com foco em prevenção.

Durante a pandemia, informar e reforçar as dicas de cuidado, distanciamento e higienização é uma excelente maneira de desenvolver uma nova rotina de comunicação no canteiro de obras e nos escritórios das construtoras e incorporadoras.

Explore o uso de recursos audiovisuais

Além de criar uma rotina de comunicação, há ainda dois fatores que construtoras e incorporadoras devem considerar: 

  1. Como levar as informações até o profissional? 
  2. Como torná-las atraentes para que o colaborador queira consumir as informações?

Neste contexto, a utilização dos recursos audiovisuais são fundamentais. Isso porque, além de chamarem mais a atenção, trazem uma gama muito maior de possibilidades. A disseminação de informações, além de ser mais rápida, é mais atrativa.

É o caso de uma TV Corporativa, por exemplo, que tende a substituir os antigos murais físicos e jornais internos. Os recursos que podem ser utilizados facilitam a visualização das informações, que além de serem bonitos, atrativos e dinâmicos, são assimilados com muito mais eficácia do que os conteúdos textuais em murais.  

Uma pesquisa da 3M identificou que 90% das informações transmitidas ao cérebro humano são em forma de imagem. E elas são processadas 60 mil vezes mais rápido que qualquer texto.

Ou seja, apostar em recursos audiovisuais é fundamental para conquistar a atenção e o engajamento dos colaboradores.

Informações a qualquer momento e em todo lugar

Na prática, o uso de uma solução de TV corporativa, como o Mobuss TV também garante efetividade no repasse das informações. Por exemplo: vídeos e imagens que tratam das boas práticas que evitam a contaminação e propagação do coronavírus podem ser transmitidos em refeitórios ou em áreas de passagem frequente das equipes.

Esse tipo de solução também elimina um problema comum que é falta de informação atualizada em função de colaboradores trabalharem em diferentes turnos ou em obras em outras cidades/estados

Nas construtoras e incorporadoras, é comum que a equipe responsável por produzir e divulgar as informações trabalhe na sede da empresa em horário comercial. Portanto esta equipe teria a possibilidade de programar uma comunicação direcionada para trabalhadores noturnos, ou até mesmo para colaboradores de obras em outras cidades. 

Para garantir que todos recebam as mesmas informações, a programação da TV corporativa, disseminada por todos os pontos de TVs, em horários pré-determinados, é um grande diferencial. E, além disso, ela ocorre de maneira natural, sem exigir que o colaborador tenha acesso a um smartphone ou outro dispositivo para acessar a informação.

Esse recurso é fundamental para o engajamento dos colaboradores através de ações de endomarketing. 

Compartilhamento de boas práticas, divulgação de treinamentos, homenagens em datas comemorativas, e informações transparentes sobre a empresa e suas ações não só ajudam a otimizar a comunicação na construção civil, como também trazem a sensação de pertencimento ao colaborador. 

O profissional engajado é, consequentemente, mais produtivo.

Por fim, quanto mais transparente e atrativa for a comunicação na construção civil, mais alinhado a cultura da empresa o colaborador estará, tornando natural o processo de melhoria nas ações de cuidado, bem-estar, boas práticas e execução de tarefas dos colaboradores.

Para saber mais sobre comunicação e outras boas práticas dentro das empresas, acompanhe nosso blog.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *