Por que obter evidências detalhadas e integradas nas obras

A tecnologia vem trazendo mudanças significativas em diversos processos nos canteiros de obras. O gerenciamento de projetos de construção é uma área de grande maturidade, aperfeiçoada ao longo dos anos, e cada vez mais as técnicas e ferramentas amparadas no uso de recursos tecnológicos tem trazido produtividade, eficiência e ganhos reais às empresas que as utilizam.

A popularização dos tablets e smartphones tem proporcionado alguns dos avanços mais significativos, e a integração de diversos recursos de hardware nesses equipamentos, como câmeras fotográficas e sensores GPS, permite a criação de sistemas que tornam algumas das atividades de fiscalização e controle das obras extremamente eficientes e práticas. Um grande destaque nesse sentido tem sido a coleta de evidências diretamente no canteiro de obras, de forma integrada a sistemas relacionados à gestão da qualidade, com praticidade e precisão.

 Gestão da qualidade em obras com dispositivos móveis

Ao utilizar uma solução de mobilidade e um dispositivo como um tablet, é possível fazer a coleta de evidências diretamente no canteiro de obras, de forma integrada às inspeções de conformidade. Ao mesmo tempo em que formulários utilizados nas averiguações são preenchidos, eles podem ser complementados com fotografias que detalham as situações relatadas, podendo contar com a segurança da localização onde foram tiradas. E a facilidade de acesso à Internet com que contam os atuais dispositivos móveis permitem que essas informações alimentem de forma automática e em tempo real, integrando-se a bases de dados centralizadoras, facilitando de compartilhamento de informações e o trabalho colaborativo. Soluções como o Mobuss Construção permite ainda que no caso de indisponibilidade de acesso à rede, a tecnologia armazene no aplicativo os dados e evidências coletadas, desta forma essas informações são preservadas até que possam ser transferidos para as bases de dados gerenciais.

A coleta de dados não se restringe apenas ao registro fotográfico de ocorrências e não conformidades; a tecnologia permite ainda a coleta digital de assinaturas, para fins de aceite e verificações.

Obter evidências detalhadas dessa forma confere um grau de confiabilidade nas inspeções e vistorias realizadas nas obras e contribui de forma direta com a qualidade do produto resultante.

A integração como ponto-chave

A praticidade dos dispositivos móveis não é o único fator que torna a coleta de evidências com seu uso tão importante. A obtenção desses registros de forma integrada aos processos de trabalho envolvidos nas inspeções e vistorias aumenta muito o seu valor, e evita um trabalho redundante (e desnecessário) de associação das evidências às verificações a que correspondem. Sem essa integração, o esforço envolvido na tabulação dos resultados e a associação das evidências relacionadas pode até mesmo superar aquele despendido na sua aquisição.

Os benefícios da obtenção de evidências detalhadas e integradas são tantos que sua aplicação não se restringe somente aos processos de gestão da qualidade: as vistorias e entregas, e os serviços de assistência técnica prestados após a entrega da obra podem igualmente ter ganhos significativos de produtividade e eficiência ao se valerem dos mesmos recursos.

Sua empresa já se beneficia dessas tecnologias? Saiba como o Mobuss Construção pode disponibilizar esses recursos de forma rápida e simples!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *