Ciclo PDCA na construção civil: o que é e como fazer?

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre Ciclo PDCA em áudio!

Continuar competitivo em tempos difíceis é um grande desafio, especialmente para a indústria da construção civil. Esse é um dos primeiros setores que sofre os impactos das oscilações e quedas na economia. No entanto, existe uma metodologia comprovada que pode fazer toda a diferença: o famoso “Ciclo PDCA”.

Ter um planejamento do canteiro de obras eficiente é a palavra de ordem para alcançar bons resultados e superar as expectativas. Por isso, é importante saber escolher qual metodologia de planejamento utilizar, dentre tantas existentes.

Neste artigo falaremos um pouco sobre o que é o ciclo PDCA. Além disso, vamos explicar como ele funciona, qual a sua relevância e como pode ser utilizado para alcançar eficiência na gestão dos canteiros de obras. 

O que é o Ciclo PDCA?

O Ciclo PDCA é uma metodologia de gestão amplamente utilizada para promover a melhoria contínua em processos, projetos e produtos. Sua sigla corresponde a Plan — Do — Check — Act (em português significa: Planejar, Fazer, Verificar, Agir).

Ele foi desenvolvido pelo americano Walter A. Shewhart na década de 1920 e popularizado por W. Edwards Deming em 1950, tornando-se uma ferramenta fundamental no campo da qualidade e da gestão.

O Ciclo PDCA é um processo flexível e contínuo de aprendizado e aprimoramento, que visa eliminar erros, ineficiências, garantir a consistência e a qualidade em operações e projetos. Ele é amplamente utilizado em diversas áreas, incluindo na construção civil.

Quais são as etapas do ciclo PDCA?

A sequência proposta segue à risca a ordem das letras: planeje, faça, verifique e aja. A metodologia é prática e autoexplicativa, confira abaixo como seguir as quatro etapas do ciclo PDCA:

(P) Plan — Planejar

Nesta fase inicial, você estabelece seus objetivos e metas específicas. Além disso, identifica os processos ou áreas que precisam de melhoria, definindo as estratégias e planos para alcançá-los.

É preciso também estabelecer critérios de medição para avaliar o progresso. Aqui os gestores da construção devem definir o projeto, os prazos, custos, padrões de qualidade e segurança.

(D) Do — Fazer

Uma vez que o planejamento está em vigor, é hora de implementar as ações, ou seja, executar a obra. Isso envolve pôr em prática o que foi programado, como o treinamento da equipe, alocação de recursos e a realização das tarefas conforme estabelecido.

(C) Check — Verificar

Nesta etapa, você coleta dados e informações relevantes para avaliar se as ações realizadas na fase anterior estão atingindo os resultados esperados. A verificação envolve a comparação dos resultados reais com as metas e critérios estabelecidos no planejamento.

(A) Act — Agir

Com base nos resultados da fase de verificação, você toma decisões embasadas. Se os resultados estiverem conforme as metas, será possível padronizar e consolidar as melhorias

Se não atingiu os resultados desejados, é hora de identificar as causas das falhas. Assim, é possível ajustar os planos, realizar correções e melhorias, e reiniciar o ciclo PDCA. 

Quais os benefícios do ciclo PDCA?

Implementar o Ciclo PDCA pode gerar diversos benefícios no setor da construção civil. Confira abaixo as 4 principais vantagens da metodologia:

  • Melhoria da qualidade: são definidos padrões de qualidade específicos desde a fase de planejamento. Assim há a garantia de que todas as etapas atendam aos critérios estabelecidos;
  • Redução de erros: os dados e informações coletados permitem identificar erros e discrepâncias com agilidade. Desse modo, é possível criar ações corretivas com eficácia, minimizando o retrabalho, garantindo a precisão e melhorando a qualidade da construção;
  • Economia de recursos: a detecção precoce dos problemas possibilita a redução de desperdícios e consumo excessivo dos recursos. A gestão eficaz é uma parte importante do ciclo, pois promove a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental;
  • Aumento da eficiência: com um planejamento detalhado, análise constante dos processos e alocação eficaz de recursos, a construção se torna mais rápida, econômica e satisfatória para todas as partes envolvidas.

Como aplicar na gestão do canteiro?

Para o gestor, as fases iniciais de planejamento e execução não são muito diferentes do que é comumente aplicado à obra. Isso inclui cumprir os projetos, o cronograma, o orçamento e os padrões de qualidade e segurança

Na execução, é necessário assegurar que todas as condições e recursos do canteiro estejam sob controle, para que a programação seja realizada. 

Além disso, o treinamento é indispensável para apresentar a metodologia aos envolvidos, esclarecendo a importância de cada um para o sucesso do Ciclo PDCA. Contudo, o grande desafio reside em controlar os possíveis desvios na implantação das ações previstas e propor novas linhas de ação. 

O gerente de obras precisa controlar muitos dados e informações sobre equipamentos, estoques e frentes de trabalho. Por isso, utilizar soluções tecnológicas, como softwares de gestão, aplicativos e ferramentas de mobilidade na fase da conferência é uma boa estratégia.

A combinação da tecnologia com metodologias como o Ciclo PDCA potencializa a otimização dos processos na construção civil e oferece funcionalidades avançadas que permitem:

  • Coletar dados em tempo real;
  • Analisar o desempenho;
  • Identificar problemas;
  • Automatizar tarefas repetitivas. 

Ao integrar essas ferramentas, as empresas podem aprimorar ainda mais a qualidade, reduzir erros, economizar recursos e aumentar a eficiência, resultando em projetos de construção mais econômicos e de alta qualidade. 

Agora que você já sabe como funciona o Ciclo PDCA, baixe nosso e-book sobre Controle de Qualidade nas Obras: tudo o que você precisa saber!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *