Como uma solução móvel garante mais eficiência na assistência técnica para a Construção Civil

A prestação de assistência técnica aos clientes exige eficiência, tanto operacional quanto administrativa. Isso porque o cliente precisa se sentir seguro com as informações levantadas durante a vistoria e também merece uma atenção especial durante o andamento do trabalho.

Neste sentido, a tecnologia móvel pode contribuir muito. Uma solução de gestão de obras que possa ser acessada e operacionalizada via web por meio de dispositivos móveis como tablets e smartphones, facilita este trabalho, dá mais poder de locomoção aos operários e também descomplica o relacionamento com o cliente.

É o caso também da NBR 16.280, como veremos a seguir.

Tecnologia móvel e NBR 16.280

A NBR 16.280, como é conhecida a nova norma da ABNT – em vigor desde abril de 2014, para regulamentar a execução e os custos de obras de reformas em fachadas, áreas comuns e interiores de imóveis antigos, novos, públicos, comerciais, empresariais etc. -, trouxe também o desafio de uma gestão mais eficiente. Isso porque, além de acompanhar as obras e tranquilizar os proprietários dos imóveis, é necessário gerar relatórios para envio aos órgãos fiscalizadores.

Com a NBR 16.280, o Estado passa a fiscalizar o andamento das obras, garantindo mais segurança, uma vez que só poderão ser feitas intervenções com a supervisão de um engenheiro ou arquiteto devidamente registrado. Os engenheiros deverão criar uma Anotação de Responsabilidades Técnicas (ART) e os arquitetos um Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), que, em outras palavras, quer dizer um cronograma e detalhes do que será feito durante o período de obras.

Também para a NBR 16.280, um software móvel, que contemple todo o fluxo de trabalho, da solicitação até a resolução, é uma excelente solução, pois, a partir dele é possível documentar as ocorrências e todo o trabalho realizado, tornando a gestão e a prestação de contas ao cliente muito mais inteligente e rápida.

Vantagens de uma solução móvel para assistência técnica

Dentre os benefícios de gerenciar as obras com uma solução de mobilidade, destacam-se:

Controle dos produtos ou serviços em garantia

Em tempo real, os gestores e os operários informam tudo que está sendo utilizado durante a obra, bem como a qualidade dos serviços prestados. Isso torna a gestão mais inteligente, ao mesmo tempo em que é possível mostrar em tempo real ao cliente com poucos cliques num tablet ou num smartphone.

Registro dos chamados

Sempre que o cliente fizer contato para realizar uma reclamação ou solicitação de reparo, a solução é alimentada no software, guardando os registros e evidências no histórico daquele chamado. Com isso, é possível confrontar o que foi solicitado com a real necessidade, por exemplo. Ao mesmo tempo, como tudo fica registrado, numa próxima intervenção, o prestador de serviço saberá o que já foi realizado.

Agendamentos mais rápidos

Evitar confrontos de agendas dos técnicos e, ao mesmo tempo, atender com rapidez, só é possível com uma solução inteligente. Se o software estiver disponível na palma da mão, não é preciso fazer ligações para o escritório. Isso diminui o tempo de espera e agiliza o trabalho.

Execuções rápidas das ordens de serviço

O espaço de tempo entre a ordem de serviço e sua execução fica muito menor, pois os trabalhadores recebem um alerta em seus dispositivos móveis. Rapidamente podem consultar os detalhes técnicos e apropriar os serviços e produtos a serem aplicados.

Controle de boas práticas

Outro ponto importante que uma solução móvel pode apresentar é a lista de procedimentos para a execução dos reparos. A partir dela, os operários seguem procedimentos que já foram testados e foram parametrizados no sistema.

Relatórios gerenciais mais práticos e eficientes

Imagine que um gestor visite uma obra e precise mostrar os resultados rapidamente ao cliente. Com uma boa solução móvel, ele gera relatórios de acompanhamento e consegue respostas rápidas.

Com isso, também é possível refazer a rota; melhorar a execução dos trabalhos em tempo, otimizar as equipes em campo para entregar o melhor serviço.

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