7 dicas para melhorar o depósito de material de construção


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre depósito de material de construção em áudio!

Pode até parecer um fator de baixa importância, mas a forma como você organiza o depósito tem ligação direta com a segurança, produtividade e economia no canteiro de obras. 

O problema é que, muitas vezes, essa gestão é deixada em segundo plano ou até mesmo esquecida. Isso pode trazer problemas para a construtora e comprometer o andamento dos projetos e as atividades no canteiro.

Para garantir o melhor resultado possível antes, durante e após a prestação de serviços, é essencial que o gerenciamento dos materiais seja inteligente. E isso só é possível mediante alguns fatores, como: planejamento, boa comunicação, processos bem estabelecidos e engajamento dos profissionais envolvidos em todas as etapas.

Além disso, uma ótima maneira de melhorar a funcionalidade, o controle e a segurança dos depósitos é adotar soluções tecnológicas, em especial aquelas que permitam uma maior mobilidade. 

Com elas, é possível monitorar em tempo real o ambiente, além de conseguir atualizar e consultar facilmente o estoque e informações úteis, como a validade de cada material. Isso permite que os profissionais da gestão possam antecipar a compra e diminuir desperdícios.

Neste artigo, reunimos algumas dicas para ajudar a melhorar a organização do depósito de material de construção. O principal objetivo é eliminar chances de acondicionamento inadequado, a falta de insumos e baixa produtividade. 

Assim, aumentando a eficiência do ambiente e a segurança dos colaboradores, facilitando questões logísticas, diminuindo perdas e desperdícios. Continue lendo!

Qual a importância de gerenciar o depósito de material de construção?

Em uma obra, boa parte do orçamento é utilizado para a compra de materiais. Esses insumos são movimentados no estoque constantemente. Portanto, não é exagero dizer que esse local é praticamente o cofre do empreendimento, pois guarda itens valiosos e cruciais para a execução.

Na falta de segurança e gestão adequadas, os materiais ficam suscetíveis a furtos, principalmente os itens fáceis de transportar, como fios de cobre e peças de cerâmica. 

Além disso, quando o depósito de material de construção é bem gerenciado,  as chances de extravios e perdas durante a entrada e saída dos insumos são minimizadas.

Outro fator que torna-se mais efetivo com uma gestão correta do estoque e análise do layout do canteiro é a produtividade. Isso porque se o local ficar muito afastado das frentes construtivas, as equipes podem demorar para conseguir movimentar os materiais necessários para o serviço, do depósito até o local de execução.

O ideal é que os materiais cheguem no depósito no momento certo, evitando atrasos ou que eles sejam inutilizados por conta da validade. Além disso, é importante se atentar às quantidades e maneiras adequadas de armazenamento.

Por isso, gerenciar o almoxarifado é crucial para não evitar gastos desnecessários e inesperados, nem prejudicar o andamento da execução por falta de insumos ou dificuldade de movimentação. Assim, é possível conter os custos dentro do orçamento e manter os prazos do cronograma em dia. 

Dicas para organizar o depósito de material de construção

O armazenamento apropriado de insumos, maquinário e equipamentos da construção civil pode facilitar a rotina de trabalho. Em especial, durante as etapas mais operacionais, que acontecem no canteiro de obras. É ali que alguns procedimentos tendem a fugir do planejado, gerando desperdícios e atrasando a construção.

Nessas horas, atenção é primordial. Basta que alguns sacos de cimento sejam colocados em local inadequado para que estraguem e não possam ser utilizados. Ou até mesmo que um veículo não consiga fazer uma manobra correta, causando um acidente de trabalho.

Antecipar-se ao que pode ocorrer na área do depósito de material de construção é uma das maneiras mais eficazes de garantir fluidez em operações diárias da obra. Além disso, manter um controle do estoque reduz as chances de ociosidade e de mais gastos. Confira as dicas abaixo para fazer uma gestão de depósito efetiva, que beneficie a todos:

#1 Atenção ao local

Escolher um local estratégico no canteiro de obras para as operações é a primeira ação a ser tomada, a fim de que o depósito de material de construção seja mais eficaz. Você, certamente, não deseja manter itens utilizados frequentemente em pontos muito distantes, nem perder tempo hábil com deslocamentos.

Limpeza, iluminação e ventilação também são itens relevantes. Lugares bem higienizados, iluminados e arejados contribuem para a manutenção adequada dos materiais.

Como os profissionais da construção atuam em locais sujeitos a acidentes e insalubridade, a NR-21 é uma norma regulamentadora que merece atenção, pois define parâmetros de segurança e saúde àqueles que desempenham funções ao ar livre.

Além disso, soluções tecnológicas podem ser grandes aliadas, servindo como fonte confiável para que os colaboradores possam sempre achar os insumos com facilidade no estoque.

Softwares que funcionam em dispositivos móveis também possibilitam que os profissionais atualizem e confiram em tempo real a localização do depósito de material de construção.

#2 Adequação da estrutura

Para manter tudo no seu devido lugar, é imprescindível que a estrutura escolhida para o armazenamento de materiais supra as necessidades da construtora. Além de distância do ponto-focal e logística de transportes, o depósito deve oferecer segurança, praticidade e conservação de produtos e equipamentos.

Locais úmidos, quentes ou empoeirados, por exemplo, podem ocasionar danos diversos ao estoque. Mofo, rachaduras e ressecamento estão na lista das avarias mais comuns. Por isso é necessário escolher e adequar o local de armazenamento para os diferentes tipos de materiais que a obra irá lidar.

#3 Administração de materiais

Considere o posicionamento dos insumos no ambiente. Onde armazenar sacos de cimento, montes de brita e areia, tábuas, telhas, tubos, fios e cabos? Como você sabe, são itens que exigem cuidados distintos e não podem ser, simplesmente, jogados em um canto.

Há aqueles que podem ser mantidos em áreas externas, sem nenhum tipo de cobertura, e outros que precisam de uma proteção. Há ainda os que devem ser empilhados, enfileirados e os que não podem manter contato direto com o solo.

É crucial fazer um planejamento do espaço disponível para o armazenamento indicado de cada item do estoque. Além disso, é preciso considerar quantidades, datas de validade, altura máxima de empilhamento, posição do sol, possibilidades de chuvas ou vazamentos e abrigo do vento.

Para o controle do estoque e das informações sobre o estado de cada insumo, como a data de validade, por exemplo, contar com um software que permita a consulta e atualização em tempo real pode facilitar todo o processo. 

Assim, tudo fica armazenado de forma segura e o colaborador responsável pode atualizar, através de dispositivos móveis, o estado em que o material se encontra.

#4 Acesso e demanda

Parece uma dica simples. Mas, na hora da correria, a tendência é não lembrar disso. Os materiais com maior saída e preferência de utilização são os que devem ser acessados mais facilmente no depósito.

Por isso, é preciso pensar também no posicionamento estratégico para os itens que necessitam de cuidados posteriores, como cortes, ajustes e polimentos. Além disso, os tubos de PVC, fios, cabos e vergalhões de aço são exemplos comuns de recursos que devem estar mais próximos de mesas e bancadas.

Vale lembrar que, assim como alguns materiais duram mais do que outros, vários deles são utilizados em diferentes etapas da obra. Planeje a compra dos itens segundo o cronograma do projeto. Isso evita que peças para acabamento, por exemplo, ocupem um espaço que poderia ser destinado a outros produtos mais urgentes.

Assim, cada material terá a sua vez de ser mantido no depósito de material de construção e não será preciso acumular tudo já, de início. Realize compras estratégicas. Os estoques menores são mais organizados, intuitivos e têm maior giro.

#5 Segurança no depósito

Outra etapa que não pode ser negligenciada é a segurança, tanto por questões financeiras quanto pensando na saúde dos colaboradores. Por isso, o acesso ao depósito de material de construção precisa ser controlado, bem como a entrada e saída dos insumos dele.

Muitos materiais armazenados oferecem riscos se não forem manuseados corretamente. Assim, é importante sempre sinalizar com clareza e manter o acesso restrito apenas aos colaboradores devidamente treinados e autorizados. Dessa forma evitamos alguns acidentes de trabalho no canteiro.

#6 Tecnologia a seu favor

A tecnologia surgiu como uma aliada para otimizar os processos e resolver problemas da engenharia civil. Por isso, na hora de gerenciar o depósito, é possível contar com soluções tecnológicas, como softwares de gestão, para inovar, agilizar e melhorar o controle do estoque. 

Com auxílio da mobilidade e funcionalidades específicas para a etapa de controle de estoque, os softwares permitem que os acessos de pessoas sejam controlados remotamente. Com elas, é possível cadastrar os colaboradores que podem ter acesso ao local e controlar a entrada e saída, seja com uso de cartões ou outro meio de segurança. 

Além disso, eles permitem registrar a entrada e saída de insumos, bem como informações como baixa de estoque, data de validade e até dados sobre furtos. Com isso, o depósito de material de construção fica mais seguro, evitando tanto acidentes quanto roubos.

Implementando um software que permite o controle e acompanhamento dos equipamentos e ferramentas da empresa, a etapa de desmobilização também é otimizada. 

Portanto, quando houver mais de uma obra em andamento ou quando uma etapa da construção terminar, os profissionais vão saber em tempo real onde estão os equipamentos para possíveis trocas entre canteiros. Isso aumenta a produtividade e rentabilidade das obras.

#7 Relação com os fornecedores

Para garantir que os insumos cheguem sempre no momento planejado, sejam descarregados corretamente e para ter suporte no caso de problemas, é crucial manter uma boa relação com os fornecedores. A comunicação entre os responsáveis pelo depósito de material de construção e as empresas terceiras deve ser priorizada.

Contar com fornecedores de confiança também é uma boa solução para evitar atrasos e problemas nas entregas. Para isso, é possível manter um banco de dados dos fornecedores que a empresa já trabalhou ou, no caso da necessidade de novos fornecedores, o ideal é buscar por aqueles de boa reputação e reconhecidos no mercado.

Vantagens em melhorar o depósito de construção

Com um projeto bem executado, dentro do cronograma e com o orçamento previamente estipulado, a comunicação entre profissionais envolvidos em todas as etapas é colaborativa e transparente. Estas são conquistas essenciais para otimizar a organização em todas as frentes – incluindo no depósito de material de construção.

Não há dúvidas de que aprimorar a gestão de estoque na construção talvez seja um dos principais desafios de um gestor de obras. É, de fato, uma tarefa que exige organização, planejamento detalhado e disciplina por parte de todos os envolvidos. Isso a fim de que todos estejam na mesma página e conheçam os benefícios dessa decisão.

Por outro lado, as vantagens são amplas e contribuem para atingir melhores resultados em todas as frentes. Otimizar a gestão de materiais no depósito ajuda a evitar os desperdícios no canteiro, diminuindo os gastos. A segurança na obra também melhora, com um maior controle do acesso de pessoas aos estoques, evitando furtos e acidentes.

Além disso, a otimização proporciona um melhor controle de insumos, possibilitando a compra antecipada daqueles que estiverem acabando. Com isso, é possível inclusive que a empresa consiga melhores preços com os fornecedores, já que geralmente comprar em cima da hora acaba saindo mais caro. 

Como vimos, é importante otimizar o armazenamento dos materiais no canteiro e não há nada melhor que contar com o auxílio da tecnologia para melhorar essa etapa. Os softwares especializados proporcionam maior controle do início ao pós-obra, otimizando diversos processos construtivos.

Agora você já conhece a importância de fazer uma boa gestão do depósito de material de construção e como isso pode ajudar a reduzir os custos e aumentar a produtividade. Para saber mais sobre como diminuir gastos por conta de perdas e erros, leia nosso ebook sobre como evitar desperdícios na construção civil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *