A vantagem das reuniões diárias de segurança nos canteiros de obras

Todo gestor de obra sabe que, entre suas obrigações, está a de manter a integridade de toda sua equipe. Para garantir que esse objetivo seja alcançado e que cada funcionário possa voltar para casa sem ter sofrido nenhum tipo de acidente, é necessário lançar mão de algumas ferramentas e técnicas que irão manter o empenho de todos quando o assunto for segurança.

Uma maneira bastante eficiente de se fazer isso é tendo uma reunião diária com cada equipe nos canteiros de obras e realizar o chamado diálogo diário de segurança (DDS). Nesse artigo, vamos mostrar as vantagens desse tipo de procedimento. Confira!

Reduza acidentes

Cada etapa de uma obra oferece riscos diferentes. Ter uma conversa diária com sua equipe sobre segurança irá garantir que cada colaborador tenha ciência exata dos riscos inerentes da atividade que ele irá realizar naquele dia, além de quais equipamentos e procedimentos devem ser adotados para que não ocorra nenhum problema.

Dessa forma, o comportamento seguro é estimulado diariamente, diminuindo o risco de acontecer um acidente, afinal, um funcionário consciente é um funcionário mais precavido.

Compartilhe objetivos

Assim como uma obra tem prazos e metas para a entrega de cada etapa, é necessário também definir objetivos para a segurança no trabalho. Durante a reunião, trace com sua equipe metas para a redução de número e gravidade de acidentes ou de afastamentos, por exemplo.

Diariamente, faça o acompanhamento desses números com sua equipe, demonstrando a evolução desse quesito no canteiro de obras e, se possível, estabeleça pequenas premiações para eles quando os objetivos foram alcançados. Acredite: essa ação simples irá motivar cada um a fazer a sua parte para garantir que as metas definidas sejam alcançadas, e a segurança de todos seja garantida.

Promova a integração

O trabalho em equipe é essencial para que uma obra avance de maneira constante, eficiente e, principalmente, segura. Afinal, a manutenção da segurança não é uma ação individual, e todos os empregados devem estar cientes de que são responsáveis pela sua própria segurança e a de seus colegas.

Durante a reunião diária, estimule a interação entre os funcionários para que eles criem maior empatia entre si e entendam a importância de se protegerem mutuamente.

Receba um bom feedback

Outro ponto importante de uma reunião de segurança, é receber o feedback dos colaboradores. Por mais que o canteiro de obras seja construído de forma a minimizar os riscos de acidentes, é no dia a dia e com a execução dos serviços, que qualquer falha ou problema poderá ser percebido e reportado ao gestor.

Essa troca de informações é essencial para criar um ambiente funcional e seguro, minimizando as chances de acidentes para todos.

Garanta o uso dos equipamentos de proteção

A reunião de segurança deve ser realizada logo no início de um turno e é fundamental que cada membro da equipe esteja presente portando o equipamento de proteção individual (EPI) que será utilizado no dia.

Dessa forma, o gestor será capaz de saber porque determinado funcionário não está fazendo uso do EPI necessário e garantir que ele não inicie suas atividades sem o equipamento correto. Essas reuniões semanais vão ajudar a reforçar esse raciocínio e garantir a proteção e o cuidado de todos os envolvidos na obra.

Quais são as ações tomadas no seu canteiro de obras que visam garantir a segurança de todos os funcionários? Compartilhe conosco suas dicas de segurança através dos comentários.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *