Monitorando a qualidade na construção civil por meio de tecnologias móveis

Controlar indicadores de qualidade na construção civil é uma das principais tarefas para quem deseja melhorar a produtividade e também a gestão de seus negócios. Quanto maior a mobilidade e a facilidade para acessar estatísticas e analisar o andamento de projetos, melhor o acompanhamento da performance e a garantia de excelência sobre uma obra.

Nos tempos atuais, é praticamente impossível abordar o conceito de mobilidade sem falar em dispositivos móveis como smartphones ou tablets. Por isso, neste post, vamos listar as melhores práticas para que você realize o monitoramento de qualidade na construção civil e assegure ótimos resultados por meio dos seus aparelhos!

Confira:

Como garantir qualidade na construção civil junto à tecnologia?

Para controlar todo o desenvolvimento de um projeto e assegurar o padrão de qualidade desejado, sem que nenhum detalhe passe despercebido, o uso de aplicativos móveis específicos tem se tornado cada vez mais comum.

Os indicadores obtidos por meio de suas aplicações garantem mais autonomia às tomadas de decisão e melhoraram significativamente o desempenho das empresas e suas equipes.

Para garantir mais qualidade por meio dessas aplicações, é necessário manter o foco no acompanhamento integral das etapas da construção, o qual pode ser feito em tempo real através da tecnologia.

Dessa forma, é possível solucionar eventuais problemas e imprevistos no canteiro de obras com uma precisão e agilidade que não seria possível sem a tecnologia móvel!

Tal fato resulta em economia significativa no tempo de análise de ideias, planejamentos e recursos.

Através de um bom software de gestão, você deve visualizar evidências de forma completa e detalhada, integrando ações de correção de não-conformidades.

Com inspeções realizadas em formulários dinâmicos, você é capaz de controlar processos específicos, tanto para otimizar o planejamento e padrão de qualidade, quanto para atender aos requisitos previstos nas normas regulamentadoras.  

Os indicadores flexíveis de qualidade proporcionam uma visão holística dos processos e contribuem para uma tomada de decisão mais assertiva.

Entre as funções agregadas, você poderá:

  • Lidar com os indicadores pré-formatados e configuráveis;
  • Determinar o uso da qualidade na gestão dos serviços;
  • Garantir mais flexibilidade para auditorias, inspeções e avaliações;
  • Obter um rico acervo de evidências e informações;
  • Aderir aos programas ISOs e PBQP-h;
  • Gerir em um painel completo de acompanhamento para a equipe.

Acompanhe os dados obtidos para otimizar os seus processos

Como mencionamos anteriormente, uma das maiores vantagens de contar com o auxílio de dispositivos móveis é a capacidade de acompanhar o desempenho dos seus colaboradores, equipamentos e até processos envolvidos na obra.

Um aplicativo móvel pode ajudá-lo(a) no momento de analisar documentos, operações e dados estatísticos, agendamentos, resultados, fornecedores, controles de inspeção, entre outros aspectos ligados à qualidade na construção civil.

Em poucas palavras, as tecnologias móveis permitem ainda que o gestor da obra tenha acesso a qualquer informação onde e quando desejar, desfrutando ainda de funções que facilitam a aquisição de suprimentos e mão de obra, otimizam o planejamento, permitem o controle dos mínimos detalhes necessários em todos os níveis, entre outras vantagens fundamentais.

Saber exatamente quem trabalhou nas etapas da obra, quais ferramentas foram utilizadas e quanto tempo foi gasto nas mesmas são exemplos de dados que auxiliam e permitem a adaptação de funções específicas, trazendo mais eficiência e a diminuição de custos.

Centralize o registro de arquivos e informações

Com a possibilidade de registrar e agrupar análises inteligentes por meio de aplicativos, não faz sentido que os tomadores de decisão ocupem tempo com um grande volume de dados. As aplicações móveis representam uma verdadeira inovação neste sentido, pois centralizam informações para gerar, de forma prática, indicadores de qualidade para as empresas de construção civil!

Mais do que integrar dados relevantes e possibilitar o seu acesso para todos os agentes envolvidos, essas tecnologias eliminam a incidência de falhas e conferem mais lealdade ao cumprimento de prazos.

Controle os materiais e fornecedores utilizados na construção

Problemas com logística e fornecedores estão entre as três principais causas de atrasos em obras. Alguns aplicativos móveis são compatíveis com o próprio ERP da empresa, o que contribui para uma excelente gestão do controle de materiais e fornecedores na construção. Além disso, também é fundamental para o desenvolvimento de qualquer edificação.

Você pode analisar os materiais envolvidos, aqueles que precisam ser comprados, a lista de encomendas, de itens recebidos e a receber. Bem como incluir e ainda retirar materiais do sistema, com toda autonomia e praticidade necessárias.

Também é possível otimizar o controle de fornecedores para identificar quais vantagens e desvantagens são geradas por parcerias definidas. A fim de que a realização de um projeto e o relacionamento com os stakeholders em geral não seja prejudicada.

Garanta o melhor padrão de segurança

Com o auxílio do aplicativo, você também pode estabelecer um padrão que assegure toda a segurança necessária aos seus colaboradores. Entre as ações presentes, destacamos:  

  • Oportunidade de planejar treinamentos de segurança;   
  • Capacidade de analisar riscos com precisão e agilidade;     
  • Acompanhamento do processo de entrega e devolução dos EPIs;
  • Monitoramento inteligente de padrões de desempenho dos equipamentos;     
  • Acesso imediato ao histórico médico de determinados colaboradores;
  • Análise das condições do ambiente de trabalho organizacional.

Entre os principais requisitos que envolvem a qualidade na construção civil, a segurança dos colaboradores ocupa um papel central. Seja no atendimento das exigências legais, na manutenção de uma boa relação com os funcionários, entre outras questões.

Acabe de vez com os controles manuais

As auditorias de processos internos vêm se tornando cada vez mais complexas, graças ao crescente volume de processos e informações na gestão eficiente de uma obra.

Por esse motivo, apostar em uma caderneta ou planilha física para gerir o seu canteiro de obras só abre espaço para eventuais falhas ou confusões. É necessário adequar-se aos novos padrões para agregar mais competitividade!

Os softwares e aplicativos de gestão dispensam totalmente o uso de pranchetas, tabelas ou outros controles manuais. Oferecendo todas as informações necessárias à manutenção da qualidade na construção civil de maneira prática, intuitiva e centralizada.

Continue por dentro de tudo sobre o assunto

As principais empresas já apostam em soluções de mobilidade para controlar os processos de qualidade na construção civil!

Ao permitir o acesso de dados mais confiáveis, auxiliar na identificação e redução de falha; além de evitar riscos e atrasos nas obras, os aplicativos móveis não se restringem apenas às grandes operações e precisam ser considerados por qualquer gestor do segmento.

Você gostou de conhecer os principais detalhes sobre esse tema? Quer saber ainda mais? Então, continue acompanhando o blog da Mobuss e receba as melhores dicas para garantir qualidade na construção civil!

 

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção