Usando a mobilidade no programa de qualidade PBQP-H


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre p programa de qualidade em áudio!

O resultado final de uma construção depende diretamente do seu planejamento e da gestão de obras. Para melhorar o padrão dos empreendimentos e garantir mais satisfação, é importante implementar um programa de qualidade. 

Este processo auxilia a criar estratégias para que haja maior produtividade e otimização dos serviços no canteiro. Além disso, há o foco em respeitar e implementar as exigências de normas e das NRs. Assim, é possível aumentar a proteção no local de trabalho e padronizar os resultados das etapas construtivas.

A adoção desse sistema torna possível também a otimização das tarefas e eleva o patamar da empresa no mercado como um fator de diferencial competitivo

Porém, para que a implementação desse procedimento reflita em resultados promissores, é preciso saber como aplicar os conceitos. Quer saber como fazer isso? Veja a seguir como um programa de qualidade como o PBQP-H pode ajudar neste processo!

O que é o programa de qualidade PBQP-H?

O Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) foi criado em 1998 pelo Governo Federal. 

Ele passou por algumas revisões, sendo a última delas em 2021. Esse procedimento tem como objetivo padronizar os conceitos de qualidade, gestão e organização da produção, fomentando a modernização e competitividade entre as construtoras.

Para isso, ele busca avaliar a conformidade de Sistemas de Gestão da Qualidade em níveis adequados às características das organizações do setor de serviços. Essa análise ocorre com auxílio do Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC).

A utilização desta métrica serve para empresas de todos os portes, sejam públicas ou privadas. É constituída por métodos de avaliação, controladores de qualidade e sistemas evolutivos. Assim, é necessário que a companhia cumpra com requisitos pré-estabelecidos a fim de estar apta a obter a certificação no nível correspondente.

São vários os fatores que devem se adequar para atingir os parâmetros esperados. Entre eles estão: 

  • Melhoria dos materiais; 
  • Qualificação da mão de obra;
  • Implementação das normas técnicas; 
  • Adoção de tecnologias inovadoras; 
  • Informação ao consumidor;
  • melhora na comunicação entre os setores

Como funciona o PBQP-H?

O programa de qualidade PBQP-H atua em setores de toda a cadeia da construção civil, englobando empresas que atendem diferentes segmentos da construção, como as de materiais, componentes e estruturas construtivas e de produtos inovadores.

A sua adesão é voluntária e funciona com três sistemas: 

  • O SiAC para certificação de sistemas de gestão da qualidade de construtoras; 
  • O SiMaC (Sistema de Qualificação de Empresas de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos) para monitoramento da conformidade na fabricação, importação e distribuição de materiais, componentes e sistemas construtivos utilizados na construção civil;
  • O SiNAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais) para avaliação de tecnologias inovadoras e de meios convencionais na construção civil.

É necessário ser aprovado em cada um deles para prosseguir e obter a certificação. Também vale reforçar que o PBQP-H conta com validade de 3 anos, sendo necessárias auditorias de manutenção com periodicidade anual e a recertificação no terceiro ano. 

Por isso, os profissionais devem implementar inspeções de fiscalização com frequência. Garantindo assim, que os requisitos estão em conformidade e evitando problemas na hora da auditoria.

Estima-se que aproximadamente três mil organizações ativas façam parte do programa de qualidade. Muitas delas ressaltam que o selo é um fator de diferenciação no mercado para a busca de clientes.

Para entender melhor como funciona, veja abaixo as diferenças entre os níveis de certificação do PBQP-H:

Nível A

O Nível A corresponde à conformidade com 100% dos requisitos do SiAC. Para obter a certificação, é  necessário ter todos os serviços controlados pelo SiAC, sendo 50% deles com registros e 25% dos trabalhos em andamento no dia da realização da auditoria.

Nível B

O Nível B corresponde à conformidade com cerca de 70% dos requisitos do SiAC. Para obter a certificação, é preciso ter a porcentagem de 40% dos serviços controlados pelo SiAC no dia da auditoria, um número menor que o Nível A.

Quais as principais vantagens desse programa de qualidade?

Ao implementar o programa de qualidade PBQP-H, as empresas conseguem padronizar e otimizar a execução dos serviços. Assim, é possível obter diversos benefícios que acarretarão na redução de custos e tempo de obra. 

Por isso, conheça as 4 principais vantagens da certificação:

1. Acesso aos recursos do Governo Federal

A obtenção do PBQP-H é uma exigência da Caixa Econômica Federal para a obtenção de financiamentos. Assim, apenas empresas que se adequarem aos requisitos do programa de qualidade terão acesso ao crédito para o financiamento dos seus projetos.

2. Participação no programa Minha Casa, Minha Vida

A certificação é também uma exigência da Caixa Econômica Federal para que as construtoras possam participar do programa Minha Casa, Minha Vida.

3. Benefícios junto ao BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento do Extremo Sul é outra instituição que exige a certificação no PBQP-H para fornecer financiamentos e benefícios às companhias.

4. Redução de custos de qualidade

Com a maior padronização, respeito às normas e otimização dos processos, o custo para se obter qualidade é reduzido. Por isso, implementar esta certificação é uma maneira de investir em mais satisfação dos clientes para as obras.

Qual a importância da mobilidade neste contexto?

Para que a implementação do programa de qualidade seja bem sucedida, uma das tendências é a utilização de tecnologias móveis. Softwares de gestão de obras que funcionam em dispositivos móveis oferecem funcionalidades que podem otimizar diversas demandas.

Assim, é mais fácil atender aos requisitos do Sistemas de Gestão da Qualidade. Isso, por consequência, torna mais simples a manutenção das exigências de programas como o PBQP-H. A mobilidade permite ainda a realização de inspeções ou auditorias da qualidade por meio de formulários dinâmicos e em tempo real.

Desse modo, há uma rápida estruturação de dados para serem disponibilizados para análises. Isso causa uma diminuição significativa no retrabalho de digitação de respostas coletadas em papel. 

A adoção de soluções tecnológicas permite também registrar e acompanhar não conformidades, anexar evidências, como fotos e arquivos, visualizar documentos, criar um dashboard de acompanhamento, gerenciar documentos e administrar treinamentos.

O módulo de Qualidade do Mobuss Construção conta com essas e outras funcionalidades disponíveis. Agiliza o tempo necessário para realizar as análises e tomadas de decisão. Tudo isso resulta em mais qualidade final, impulsionando a rentabilidade dos projetos e reduzindo custos com assistência técnica.

Agora você já sabe o que é o programa de qualidade e quais as suas vantagens. Para saber mais sobre certificações, leia nosso KIT de Normas e legislação na construção civil: tudo o que você precisa saber. E se quiser saber mais detalhes sobre como implementar o PBQP-H? Confira neste artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção